Úteis e Fúteis…


Muitos podem não conhecer quem é a pessoa da foto acima. Mas ela foi o ponto chave de uma discussão que rolou no Twitter sobre o preconceito existente no Brasil.

Na noite de ontem e na virada para o dia de hoje, muitas pessoas (inclusive eu) ficaram indignadas com uma declaração de Mayara Petruso (foto acima) onde insinuava que os nordestinos são burros e que deveriam ser mortos…

Muitas foram as declarações contrárias ao que disse Mayara Petruso. Eu felicito essas pessoas por mostrarem a essa garota que o preconceito é algo que não tem vez em um país como o nosso. A atitude retrógrada que Mayara teve em sua afirmação, mostra o quanto ela parece estar alienada da evolução da cidadania. Nossa sociedade evoluiu e com isso muito do que antes era considerado “certo” hoje já não é aceito sob circunstância alguma.

Essas foram as declarações que Mayara fez no twitter e no Facebook:

Durante a madrugada enquanto twitteiros protestavam contra essa atitude de preconceito, Mayara apagou os posts que continham essas informações. Pouco tempo depois, tornou seu perfil privado para que ninguém mais pudesse ver nada. Hoje realizando uma busca no Twitter e no Facebook não se encontra mais os perfis dela. Mas no Google realizando uma busca pelo nome dela, mostra o que ela estava tentando esconder.

Poucos sabem, mas Mayara Petruso é estudante de Direito (ou já concluiu o curso, não ficou muito claro isso). Pelo visto, ela faltou a aula em que se explica que preconceito é crime.

A lei nº 7.716/89

No Brasil, o primeiro diploma a cuidar especificamente do preconceito e da discriminação racial foi a Lei nº 1.390, de 3 de julho de 1951, denominada Lei Afonso Arinos, de autoria do então deputado federal pelo estado de Minas Gerais, Afonso Arinos de Melo Franco.

A ela se seguiu a Lei nº 7.716, de 15 de janeiro de 1989, até hoje em vigor, que foi modificada pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997, que alargou significativamente seu alcance, apontando expressamente a discriminação e acrescendo os crimes resultantes de preconceito ou discriminação de etnia, religião ou procedência nacional.

A referida Lei nº 7.716/89, no art. 1º, estabelece punição aos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, sem, entretanto, esclarecer os precisos contornos de cada uma dessas expressões.

Raça pode ser definida como cada um dos grupos em que se subdividem algumas espécies animais (no caso específico da lei – o homem), e cujos caracteres diferenciais se conservam através das gerações (Ex.: raça branca, amarela, negra).

Cor indica a coloração da pele em geral (branca, preta, vermelha, amarela, parda).

Etnia significa coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir. Há quem inclua fatores de natureza política no conceito de etnia (Ex.: índios, árabes, judeus etc).

Religião é a crença ou culto praticados por um grupo social, ou ainda a manifestação de crença por meio de doutrinas e rituais próprios (Ex.: católica, protestante, espírita, muçulmana, islamita etc).

Procedência nacional significa o lugar de origem da pessoa; a nação da qual provém; o local do qual procede o indivíduo (Ex.:italiano, japonês, português, árabe, etc), incluindo, a nosso ver, a procedência interna do país (Ex.: nordestino, baiano, cearense, carioca, gaúcho, mineiro, paulista etc).

A pena prevista pra esse tipo de crime é reclusão de 1 a 3 anos mais multa.

Infelizmente ainda não acabou

É triste ter que admitir isso mas, se procurar no Twitter pela palavra “nordestino” poderá ver que existe muitos que acham que por viverem em regiões “mais ricas e com melhores condições” estão acima de outros.

O importante é continuarmos lutando para não permitir que isso volte a acontecer… Quando souber de algo do tipo, não tenha medo. Denuncie.

Só fazendo isso podemos ter esperança de um dia erradicar a palavra “preconceito” de nosso país…

Obs: Eu mesmo cheguei a sofrer preconceito por ter declarado meu voto em Dilma Rousseff… Explico mais sobre o acontecido no post Preconceito e Vingança e também no post Reparação e Repúdio.

Obs²: Mayara Petruso irá responder na justiça por crime de racismo e por incitação pública de crime. Leia mais aqui: Mayara Petruso vai à Justiça

Anúncios

Comentários em: "O preconceito ainda vive" (273)

  1. Sou baina mermoo e o preconceito é mais pelo sotaque,pois pensam que falamos errado,e outra coisa pensam que somos burros,F.0.D.A -se menina tá louca??? sua mayara bucetildes rolitildes e do seu cúu que dá a rua tooda *-*

  2. sua ridícula acho que o dia do hallowen já passou e voce aí fantasiada isso tá cheirando a recalque má fia ce num sabe como é bom ser nordestina e fica aí colocando moral respeita os nordestinos garota pra depois postar uma vagabundagem dessa oxee !!!!

  3. Adriana disse:

    ” Olha como são as coisas, a hostilidade desta moça contra os nordestinos, nem se compara certamente ao que ela esta sentindo na pele agora, que sirva de lição, Todo mal que você deseja ao próximo , para ti vira em dobro, pois existe um Deus Justo….fica a dica para a moça..Seja dona da sua boca, para não ser escrava de suas palavras.. lamentável d+”

  4. Essa Mayara petruso é uma idiota, uma babaca!! Bem feito pra ela, quem tem preconceito contra nordestinos merece muito mais do que esculachos!! Eu não acredito que essa idiota não sabe que foram os nordestinos, o povo que ela tanto despresa, que ajudaram a construir a cidade de São Paulo e consequentemente Brasília-DF, a capital da república. Vão por inferno vocês que odeiam os nordestinos, eles não têm culpa dos problemas de vocês, seus idiotas anencéfalos!!

  5. I adore it when article writters have their own take on theme, I respect them all. How come the blog writter does not share and blog about last year’s incident?

  6. Karla disse:

    É vergonhoso saber que em nosso belíssimo país Brasil varoníl,ainda existam pessoas com uma mente desequilibrada e doente.
    Gostaria que essa coisa que chamam de gente,respondesse a milhões de brasileiros e principalmente,a milhões de NORDESTINOS como eu,o que seria dos sulistas se não fosse o nosso povo nordestino,que com sua força,raça,coragem controi o sul que tantos, de nós nordestinos admiramos e que faz parte também nosso lindo e imenso BRASIL.
    Até onde sabemos o sul não foi desligado do Brasil e tão pouco o meu nordeste querido,por isso fazemos parte sim de uma só nação,e fazemos parte desse Brasil que não desiste NUNCA.
    O nordeste é um lugar que tem uma geografia linda,de praias maravilhosas,de pessoas hospitaleiras e encantadoras,comidas regionais deliciosas,povo trabalhador que não foge da luta a troco de nada,e que tem sempre o prazer de receber todos os sulistas com muito carinho e respeito,que nós nordestinos sabemos merecem.
    Sou Brasileira,Nordestina,Maranhense de Naturalidade e Cearense de Coração,pois já moro aqui a 12 anos bem vividos.
    SOU NORDESTINA SIM,COM MUITO ORGULHO!
    Tome mais cuidado Mayara,quando falar do nordeste e dos nordestinos.Primeiramente,estude um pouco sobre essa região e essa gente guerreira.

  7. Thank you for this web site publish, I loved its content and style. I came across this web site on Google and now possess added it in order to my personal favourites checklist. I’ll be certain to come again soon.

  8. Pessoal, sou de Porto Seguro na Bahia. E minha opiniao a respeito dessa moça, é q ela é digna de pena!! uma pessoa vazia, e despressível. por causa de pessoas como ela q o mundo esta esse lixo. foi daí q surgiu o mau hálito, quando gente burra, usa a boca pra falar merda!!

  9. Ulysses disse:

    Creio que a Mayara não quis ofender aos nordestinos (sou filho de nordestino). Por quê? è sabido por todos q o nordeste é uma região hitoricamente abandonada pelos governos e por isso, menos educação, menos saúde. Enfim, é um povo mais humilde e sem instrução, por consequencia, menos conhecimento. E por isso, a maioria (no pensar de Mayara) deixou-se levar pela conversa do PT, que os ludibriou com as benesses (bolsas) e acabaram por votar nesse partido político que, com certeza, Mayara é contra.
    Vejo desta forma.
    Ela foi infeliz por expressar, mal, sua indignidade pela vitória do PT.
    Reafirmo, sou filho de nordestino e não me sinto discriminado.

  10. hello!,I like your writing so a lot! percentage we communicate extra approximately your article on AOL? I need an expert in this house to solve my problem. Maybe that is you! Having a look ahead to see you.

  11. Erlon Adam disse:

    Sinceramente, sinto pena dessa guria, porque ela deve ter uma cabeça muito, mas muito fraca e impulsiva para escrever tais burrices. (no mínimo, foi na onda de conversas de boteco, levou ao pé da letra e escreveu sem pensar)

  12. Laís Lopes disse:

    Engraçado que ela não é a primeira a fazer isso.Meses antes,uma tal de Julia Schemman criou uma comunidade no orkut ” eu odeio nordestino” que tinha pouco mais de 700 membros,eu fiquei chocada com aquilo,chorei e tudo.
    Chorei agora de emoção com o comentário do MANO lá em cima ^^

    sou de Pernambuco,eu sou leão do norte ♫

    • Erlon disse:

      Oi, Lais.
      Eu fiquei preocupado que tu possas ter se sentido ofendida com meu comentário, a respeito do caso Mayara. Afinal, a pior face do preconceito é que ele se manifesta muitas vezes de maneira involuntária, pois, quem ofende, despreza e humilha, em alguns casos (não todos, é claro, pois alguns fazem com consciência e por maldade), pensa estar com a razão e não tem noção da gravidade daquilo que cometeu.

      Talvez eu devesse ter me expressado melhor. Na verdade, me chocam as palavras daquela moça, quando ela diz “afogue um nordestino”, pois aí traz não só racismo e xenofobia, mas também segue o preceito nazista do genocídio, cometido contra ciganos, judeus e homoafetivos, na Europa, algo sem precedentes.

      Assim, tenho consciência do que Mayara fez, mas espero não ter sido ofensivo em nenhum momento ao me compadecer com ela, pois acredito que essa moça esteja sofrendo muito com isso e que ela já tenha consciência de seus atos, tornando-a uma pessoa melhor.

      No entanto, ao mesmo tempo que tenho compaixão por ela, considero que seja justo que cumpra trabalhos voluntários para servir de exemplo e ajudar a melhorar a mentalidade das pessoas. Aí, vai depender da Justiça Brasileira…

      Abraços, de um gaúcho para um “leão do norte” e, mais uma vez, desculpas se fui ofensivo.

  13. Thyago disse:

    Sinceramente essa garota não tem o que fazer além de falar coisas que realmente agride a moral de um nordestino que é um Brasileiro comum ._.’ , velho não é que o nordeste tenha suas áreas com decadência pública sim tem , como em São paulo também tem as suas , as favelas, o tráfico de drogas , as guerras entre policias e traficantes de morros em fim por ai vai … Viu ? nenhum lugar é perfeito tem seus defeitos e essa menina ai precisa voltar tudo de novo pra aprender o que é educação . A lendo mais, isso demonstra que ALGUNS paulistas não tem ética =_=’

  14. Marcos disse:

    Eu acho que o foco da discussão não deveria se perder, e isso não deveria virar uma discussão política, pois não é do que o artigo se trata. Por exemplo, eu, diferente do indivíduo que fez as referências ao grande trabalho do governador reeleito Cid Gomes e do nosso presidente Lula, sou cearense e preferia morrer a votar em qualquer um desses, na Dilma ou em qualquer petista, e também acho um absurdo que o senador Tasso tenha perdido as eleições, mas isso não vem ao caso, falei apenas para ilustrar o fato de que há pessoas com opiniões diferentes em todas as partes, inclusive há gente que vota no Serra no nordeste, assim como há gente que vota na dilma no sul do país.

    • Olá Marcos…

      É importante que pessoas como você mostre que o nordestinos não tem um pensamento único, assim como em todos os outros estados.
      E realmente a questão não é política e sim social. Concordo muito com teu comentário…

      Abraços.

  15. Hallo an alle
    Toller Blog, aber leider sehe ich nur die hälfte.Ist Euch das bekannt?
    Liegt das an meinem Safari?

    aus

  16. Blah disse:

    O sul do brasil carrega o norte e nordeste nas costas! to cansado disso, vamos separar essa merda pra ver quem sobrevive

    • Bahbemcapaz disse:

      Sou gaúcho e não concordo que “o Brasil deva se separar”, pelo simples fato de que só temos representatividade no exterior por nossa grandeza, nossa unidade e diversidade.
      Olha o exemplo da Iuguslávia, que se repartiu em um monte de países minúsculos, depois de muita guerra entre si. Melhorou para cada um deles? Não, porque há itens básicos que só determinada região produz e, depois de independentes, precisam importar de lá. O que ocorre no Brasil são injustiças de investimento histórica, desde de o Brasil Colônia, Império, República Velha… E ainda os privilegiados se queixam de carregar o resto nas costas, com um discurso preconceituoso e ilegítimo.

    • Fernando disse:

      me orgulho de ser nordestino e penso que essa garota precisa de tratamento, se tiver sem dinheiro me manda um e-mail que eu dou o dinheiro. sinto muito pelo povo do sul que pensa assim.

    • Vá pro inferno.

  17. Então, muito bom post !

    Bom tenho 14 anos moro em fortaleza-ce e apenas sou nordestino com muito orgulho!

    eu acho que foi uma falta de respeito dessa pessoa falar
    assim sem piedade,fria e arrogante.

    como diz a Lei 4.737/1965 eu acho que no art 6º ou 7º
    diz que os maiores de 18 anos , serão obrigados a votar
    caso não vote…terá consequências de comparecimento ao Juiz e multa ou ate mesmo não poderá mais votar.

    então voltando ao assunto,acho que todos maiores de 16 ”que podem votar mas não e obrigatório” ate os 1.000 anos si ela sobreviver poderá votar tranquilamente

    então o Lula do partido PT aqui trouxe muito desenvolvimento para o ceará juntamente com governador Cid Gomes que foi reeleito por seu trabalho magnífico aqui no Ceará

    Já o Ex governador Tasso Jereisati (PSDB – Tucano) que governou o ceará 3 vezes vendeu um patrimônio do governo que
    chama-se COELCE(Companhia Energética do Ceará) sendo hoje controlada pela Endesa Espanha que hoje e um dos problemas que nos cearenses temos ,porque a maioria das pessoas pagão impostos e ainda a conta de Energia e não tem poste de iluminação e nem energia dentro da sua residência.

    Então é isso tire suas próprias conclusões sobre o que o PSDB fez aqui e o porque nos cearense votamos em Dilma !

    Apesar de que Lula mudou aqui confiamos nele porque ele não seria louco o bastante para botar sua confiança e a confiança de todos em dilma!

    Graças a deus ela será punida pelos seus erros!

  18. Andréia disse:

    Eu moro na Alemanha há 4 anos e nunca sofri nenhum tipo de preconceito.

    Já morei em Sao Paulo durante 4 anos e sofria preconceito frequentemente por ser carioca. O preconceito era tanto que eu aprendi a conviver com eles, principalmente pq a maioria deles vinham de paulistanos desinformados que nunca colocaram seus pés pra fora de Sao Paulo e acham que o Rio de Janeiro é só Funk & Favela.

    Nao me permito ficar triste ou me ofender diante de tanta ignorancia.

    O ocorrido aqui relatado pouco me surpreendeu, o preconceito no Brasil SEMPRE foi IMENSO e só nao ve quem nao quer.

    Algo que também NAO me surpreendeu foi ler os comentários em defesa do povo nordestino, com muitas palavras agressivas e com pouquíssimos bons argumentos, além de um portugues sofrível.

    Isso me deixa muito triste, eu gostaria de ver comentários mais inteligentes de ambos os lados, mas esse meu sonho parece estar ainda muito distante.

    • Marcos disse:

      acho que isso acontece porque boa parte das pessoas simplesmente se recusam a procurar argumentos para uma afirmação tão ridícula, já que não há argumentos que façam essa afirmação de alguma maneira menos imbecil e preconceituosa do que já é.

  19. Eu sinto pena dela! Não sei PQ?!

  20. uma vagabundinha dessa falando mal de nordestino filha faça o favor fa se fuder que e melhor vlw

  21. Roger disse:

    Eu acho que agora que ela esta desempregada,trancava a faculdade e passava ferias na bahia…

  22. Emili Batista disse:

    Eu ainda me surpriendO com as pessoas
    pessoas não esses coisas que não teem Coração isso é insulto
    “SOU SIM NORDESTINA COM MUITO ORGULHO ”
    sO NÃO PESSO QUE MATEEM UM PAULISTANO AFOGADO POR QUE OS “NORDESTINOS” SÃO PIEDOSOS E EDUCADOS AO CONTRARIO DOS PAULISTANOS MAIS CLARO TODA REGRA TEEM ESSEÇÃO
    E ESSA GURIIA ESTUDANTE DE DIREITO DEVERIA REVER OS SEUS CONCEITOS POR QUE IGNORANCIA É UMA COISA E BURRICEE É OUTRA!

  23. roosana disse:

    essa mayara vc e msm um a vaca
    quem deveria morrer afoga e vc com o
    seu veneno

  24. MANO disse:

    PEGUEI ESSE POST NUM BLOG QUE VI NA NET
    SAQUEM E REFLITAM

    A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
    Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
    Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
    Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
    E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
    Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
    Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
    Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
    Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
    Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
    E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
    Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
    Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
    Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
    E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
    Ah! Nordestinos…
    Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
    Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
    Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
    Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
    Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
    Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
    Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
    Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
    Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
    Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
    Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!

  25. Mayara, além de vc não conhecer a história do país em que nasceu, além de não ter conhecimento de resultados das eleições 2010 – Poís a Dilma teve uma grande maioria em Minas Gerais que não é NE, teve uma grande maioria em São Paulo mesmo garota, vc é pobre de espirito! – E ainda tem coragem de dizer que está fazendo o curso de DIREITO, ô jovem, volte para o ensino fundamental, deves tu começar tudo de novo. Vc é uma vergonha para o nosso PAÍS !!!!!

  26. Marceilla Lee disse:

    Francisco Francizete Paulino – Por sua escrita fica bem claro que Vossa Senhoria, talvez até por ignorância, também é preconceituoso. Ao abrir seu post dizendo que não vota no PT esperei que, pelo menos, apresentaria argumentos que reforçassem sua estúpida colocação. O senhor tem preconceito contra a sigla, daí não importa quem pertença a ela, não merece seu voto. O senhor não reconhece o valor de quem à ela se alista. É uma visão política muito estreita. Partidos políticos não podem ser comparados a clube de futebol que a gente torce por um e quer os outros se danem. Queremos o melhor para o Brasil, não importa a sigla no poder. Nos últimos oito anos o país mudou para melhor e a sigla no poder é o PT. São Paulo também deve ir muito bem e a sigla no poder estadual é do PSDB. O resto do seu discurso é tão tolo que as pessoas perceberam logo que o Senhor entrou aqui para defender a Mayara e alertar aos preconceituosos que não exponham seu modo de pensar a não ser em ambientes em que reconhecidamente o grupo se reúna. Infelizmente o senhor não conseguiu seu intento, e se é nordestino, eu não acredito, mostrou ser preconceituoso até com seus irmãos. Aprenda a conviver com as diferenças. O mundo agradece.

  27. fabiano fagne disse:

    oohhh minha linda do jeito que a vida e uma caixinha de surpressa e bem facil de vc ser filha de um nordestino arretado ou seus avôs, num dia que um cabra macho te pegar de jeito ai vc vai dizer eita que eu me enganei..

  28. eu como estudante de Direito estou sem palavra para esta atitude,tenho certeza que ela acabou sua vida ao dizer essas palavras é triste isso más colocaçoes traz consequencias drasticas…Sou DE PICOS PIAUI, e termindo faendo um apelo antes de critica conheça-nos a inteligencia estar em quem vive buscando o conhecimento e nois nordestinos fazemos isso com frequencia.

  29. Issy disse:

    Podemos dizer que isso é falta de informação??
    Não,Não … Pois uma pessoa que estuda ou estudou Direito consegue chegar a esse ponto e escrever esses absurdos , Chega a ser uma burrice sem tamanho …
    Sou de Fortaleza-CE , e moro em SP a 4 anos … Nunca cheguei ao ponto de ver alguém falar algo do tipo !!!

    Não queremos nada demais , Apenas respeito … Pois hoje vivemos em sociedade com pessoas de todos os lugares , se não houver respeito,como vai ser daqui pra frente ??

  30. Issy disse:

    Acabei de ver uma amiga participando de uma comunidade no orkut que relata : Tenho Pena da Mayara Petruso , fui olhar do que se tratava … nem acreditei quando vi o absurdo que essa pobre pessoas teve a coragem e a cara de pau de postar em um site de relacionamento!!!

  31. Kamila disse:

    Ignorante,E isso que ela é…………

  32. Raquel disse:

    Não devemos deixar essa MULECA impune!

  33. Raquel disse:

    Não acredito que essa patricinha mesquinha vá ficar impune! Ela deve pagar pelas palavras ridúculas que falou sobre os Nordestinos.

  34. Raquel disse:

    Olá (SE POSSÍVEL MANDE MEU RECADO PARA MAYARA, FICAREI MTO GRATA)

    Vc sua ignorante que teve a triste idéia de falar mal dos Nordestinos, um povo de raça, de coragem, trabalhador, etc.,etc.,etc., deveria antes nos conhecer, isso foi ridículo, so mostra que vc é uma criatura ignorante, tenho vergonha de no País tão lindo que nem o Brasil existir pessoas nojentas que nem vc. COITADA, so tenho pena. Vc é ridícula, se tiver coragem venha nos conhecer, vê nossas culturas, nossa região é muito linda e abençoada por Deus.

    Raquel

  35. tomei um relo disse:

    depois que inventaram a desculpa ficou facil errar

  36. Layse disse:

    Os nordestinos são inteligentes, isso sim, qualquer nordestino consciente saberia que se Serra ganhasse o nordeste ia afundar mesmo. Desculpe se os nordestinos sao espertos o bastante para pensar neles e não em Sao Paulo, assim como Sao Paulo não pensa no nordeste.

  37. Glauco Augusto disse:

    Estranho ela ter preconceito sendo que muitos sabem que ela fazia e faz programa para pagar Faculdade, baladas, roupas caras… E nao precisava disso, pois a família tem condições. Eu prefiro ser nordestino do que ser Prostituta e Vagabunda! Ela é tão baixa que diferente de muitas garotas de programas que fazem por não ter condições financeiras, essa faz por prazer… Porque é vadia mesmo!

  38. Kleber Conceição disse:

    Lamentavelmente muitos sudestinos e sulistas traumatizados compartilham desse mesmo pensamento. Agredir ao proximo (escondendo-se por traz de um profile na web, é claro) é uma tentativa de minimizar as suas frustrações pessoais ,ou seja, muitos deles sofrem do mesmo problema; burrise, covardia e fraqueza.
    Eu poderia citar aqui “1001 motivos” que me fazem ter orgulho de ser Baiano e acima de tudo Nordestino ao invés de criticar as origens alguem.
    E digo mais, o fluxo migratório está se revertendo, muitos sulistas e sudestinos estão migrando para trabalhar em nossas fabricas, no trade turistico e etc…
    Ao estupidos preconceituosos: Cuidado para não comer no prato em que tanto cuspiu!! Mas de uma coisa tenham certeza, vocês serão bem recepcionados, afinal a cordialidade é uma caracteristica nobre dos Nordestinos.
    Aos irmãos Pernambucanos, congratulaçoes pela atitude de processar essa criminosa!

  39. Triste que ainda hoje existam pessoas com essa capacidade de destruição e falta de bom senso. O Nordeste vai muito além
    do que muita gente alienada pensa. Alguém com tantos preconceitos,não deveria estar sujando a imagem de nós,estudantes de Direito. Ela quer realmente fazer algo de bom pela humanidade? Então por que ela mesma não se afoga?

  40. Michelle disse:

    É no mínimo repugnante. Tomei conhecimento pelo site do Paulo Henrique Amorim (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/11/03/rodrigo-serra-plantou-o-odio-e-o-preconceito-contra-nordestinos/). Quando li esse e outros comentários não acreditei, é inacreditável e horrível. Meus pais e toda minha família são do Nordeste e muito pelo contrário, fomos bem educados, tenho educação, modos e bom senso.

  41. Carlos Cavalcanti disse:

    Olhando para a cara dessa infeliz, percebo que se trata de uma pessoa mal amada, desiludida, cujo amor não foi correspondido, provavelmente dispensada por um viril nordestino, que não gosta desse estilo vulgar de mulher. Mayara Petruso não soube controlar o seu rancor, e agora será punida na forma da lei.

  42. Olinda disse:

    Gente esta garota é um coitada,mal amada,está em uma faculdade que com certeza é daquelas que não precisa de vestibular,não vou dizer que é burra em respeito ao animal,
    é uma pessoa desprovida de inteligência,sem carater,sem
    ética,tenho muita pena dela.Sou nordestina com muito
    orgulho.

  43. […] Petruso que ficou conhecida na internet por um post infeliz no twitter (leia mais em O Preconceito Ainda Vive) pediu desculpas por seus comentários no orkut […]

  44. João Pé de Feijão disse:

    Isso deve ser uma patricinha mal criada que não sabe os valores sociais, os valores da família, os números da economia, ela não conhece a cultura popular brasileira, a qual boa e fundamental parte é do nordeste e por ser uma estudante de direito ela deveria ter respeito pelas pessoas e saber que isso que ela divulgou é um crime grave. Essa muleca deve ser punida para que outras pessoas não cometam a mesma coisas. Não sou nordestino, mas falo pelo bem e pelo certo!

  45. Nilson disse:

    Sugiro aos irmãos paulistas que lêem esta obra prima do paulista Júlio José Chiavenato
    A história do nosso povo é uma história de lutas e também de derrotas, fruto de brutal repressão. Mas nunca de passividade. O povo sabe que é sujeito e não objeto da história. Por isso, organiza-se e luta. O poder, defendendo seus privilégios de classe, reage e esmaga os anseios populares de liberdade, tomando depois o cuidado de suprimir da historiografia oficial a presença do povo. Assim, a gente anônima, ou seja, os pobres – índios, negros, trabalhadores -, é esquecida. Convém, pois, ignorá-la. Afinal suas lutas são uma ameaça aos poderosos. E as glórias de heróis e pacificadores ficam mesmo para os grandes repressores. Essas são as teses básicas deste livro, em que são apresentadas as lutas do povo brasileiro desde a resistência indígena até o massacre de Canudos.
    http://www.modernaliteratura.com.br/moderna/book.php?id_titulo=10018454

  46. Muito o bom o Blog .. Parabéns !!!
    Ajude a divulgar o meu também
    [ http://www.amatemagica.wordpress.com ]

  47. Mayara Petruso no Twitter : MPF investiga denúncia de racismo. Pai diz que “tem raiva de quem tem preconceito”. Irmão divulga carta e pede compreensão: http://t.co/ePEz52N

  48. Marcos disse:

    O que mais me assusta não é o só o comentário dela que evidencia o preconceito existente no brasil… mas sim o preconceito do povo paulista com qualquer raça ou estado diferente de “brancos” ou “paulistas”…
    tenho o costume de jogar jogos de rede… e as pessoas que “não jogam bem” são tachadas fortemente… ao invés do apelido pejorativo apenas… como “Burro” ou outras coisas… o chamamentos são… “seu preto”, “macaco”, “Baiano”, “nordestino”… sem contar as ofensas de baixo calão…. e triste ver a situação do pais que e de mestiços… de escravos que sofreram e de nordestinos que trabalham duro para conseguir espaço, ainda tem pessoas com a mente pequena que não consegue aceitar as diferenças e estão atrasados a mais de 2 séculos… ACORDEM GALERA… tem muito coisa pra ser revelada!!

  49. neila disse:

    menina ridicula!!!!

  50. João Victor disse:

    sem comentarios. Sou nordestino de pernambuco e essa tau de Mayara Petruso so fez isso para aparecer na midia, ele que se fo** pois sou nordestino com muito orgulho.
    Tenho orgulho de ser de um povo que dar falor ao que tem e luta todo dia por algo melhor, porem o mundo da voltas e eu tenho certeza que um dia ela vai aprender a respeitar cada pessoal, independente de sua raça, religião, cor e qual quer outra forma de discriminção.

  51. Joeli Sampaio disse:

    É extremamente vergonhoso, saber que existem colegas – estudantes de direito – com tamanha intolerância e preconceito. Lamentável saber que no seculo XXI, pessoas que dizem ser estudantes do jus possitivismo, envergonha nossa carreira. Que diga-se de passagem combate qualquer discriminação, de genero, cor ou quaisquer outras formas de discriminação.

  52. Sergio Gonçalves disse:

    Esta garota deveria voltar ao tempo para fazer a s provas de Estudos Sociais onde aprendia a ter respeito pelo povo, desde um zelador ate o presidente de uma empresa, sempre precisa ter respeito e ser amavel com o proximo e vc q se diz ter poder vc esta mostrando q usa este curso pra se esconder das trapulias q esta a fazer ou irá (já começou) tão cedo,respeita a integridade das pessoas pois muitas não tem o poder financeiro q vc tem mais o mais humildes, sabem respeitar pra serem respeitados,
    vc se perdeu antes de começar,;.;;;;;;;;;
    ate breve SOU NORDESTINO DA PARAIBA E NÃO NÉGO

  53. Lauro disse:

    Pelo comportamento dessa menina, eu fico imaginando que faculdade é essa…

  54. jessica disse:

    Eu ñ sei oq essa menina tem na cabeça eu acho q é miolos …
    Eu Sou nordestina cm muito orgulho e prazer…
    E ela é uma **** q ñ sabe oq fala.Nois nordestinos vamos cala a boca desta pessoa, ela só fez isso p/ entra na mídia mais ela esta com a consiensia pesada eu tenho certeza disso….Ela é loucaou pior..

  55. Camila disse:

    Vai tomar no cú,sua vadia! Vai estudar, pq eu acredito que essa tua faculdade não esteja servindo de nada, sua puta! IGNORANTE! _l_

  56. Nossa que garota ridicula :@ , Ela devia primeiramente ver que nordestino também gente diferente dela que é um monstro , essa agora deve ser advogada de Hilter ;@;@!
    Advogadinha de merda ela viiu –‘
    ORGULHO DE SER NORDESTINA (:

    Recife , a veneza do brasil \o

  57. JAMYLLE UCHOA disse:

    Essa mayara petruso deve ser uma analfa, filha de rico, pra ta falando isso…. se ela nao sabe nos concursos do ITA a maioria das vagas sao de nordestinos, quando esses paulistas preconceituosos vem ao nordeste, sofrem por nao saber nem falar direito, nos estamos rindo de voce, sua moleca….

    se vc disse, pra matar os nordestinos afogados, eh pq so matando msm pra passar em um concurso ou vestibular…

    BURRA eh tu !!!

  58. Gabriel Polari disse:

    maais lamentável ainda, é q eu esperava mais comentários de sulistas criticando essa mulher.

  59. Gabriel Polari disse:

    Mais que estupidez, essa otária não sabe 1/3 do que realmente é o nordeste.

    Muito lamentavel.

  60. mayara petruso, você como estudante de direito deixou de pesquisar e descobrir que dentro do maior Tribunal do nosso país, existem nordestinos e descentes de nordestinos. Quando você comentou este fato estava diante do espelho, querida, era você que estava vendo e, não nenhum nordestino.
    Tenho um cargo de magistrado, estudei em uma faculdade federal, que possui ISO9000, situado em Alagoas.
    Tenho muita pena de você, que, provavelmente é uma pessoa mal amada, sem conhecimento jurídico ou ético.
    Não desculpo, porque como você tenho sangue vermelho da luta pela vida, nunca foi nenhuma patricinha.

  61. Educação vem de berço! Não tem dinheiro, educação ou naturalidade que mude isso… eis a prova!

  62. LUCIA disse:

    Mayara, você é uma vergonha para o nosso País.
    Aproveita esse momento para ler um pouco sobre Legislaçâo, só assim você irá descobrir que o voto é um ato de cidadania.

  63. Bruno disse:

    Bom não vou dizer nada sobre a pessoa racista que fez o comentário.
    Vou dizer uma coisa sou Paulista com muito orgulho de ser Brasileiro, sofri ja muitos preconceitos pois sou deficiente fisico, tenho uma deficiencia na perna e como deficiente sempre fui eficiente e nunca me limitei a nada, hoje fiz uma cirurgia e graças a deus pude reparar meu problema, e sabe o porquê pude reparar meu problema fisico depois de 17 anos?
    Eu dançei forró desde os 17 anos e isso não deixou meus musculos atrofiarem.
    Eu sou muito grato a cultura nordestina e ao forró assim como sou grato aos amigos latinos e a salsa pois também danço salsa e merengue assim como sou grato a cultura negra e ao samba rock, e o pagode …

    O que quero resumir é que todas as culturas tem seu lado bom e pessoas boas …

    Mas também tem seu lado ruim e pessoas ignorantes
    Este tipo de gente que leva um pensamento deste nível dentro de si, para mim se iguala a um assasino ou um ladrão.

    POR FAVOR

    Não se igualem a ela e não julguem os paulistas por uma pessoa torta na sociedade.

    Eu li a pouco um comentário dizendo q o Brasil deveria ser um só de irmãos e nada de separar por paulistas ou nordestinos ou catarinenses e etc…

    Eu vou mais longe:

    O mundo é nosso ! deveriamos nos amar como irmãos não existe o americano o africano e etc… existe o ser humano !

    E pode soar mal o q vou dizer mas o ser humano está se tornando pior a cada dia, independente de raça, credo ou cor.

    Se vc ve pessoas desrespeitando os pais como essa pessoa pode respeitar vc ?

    Abraços

  64. ALEXANDRE disse:

    ESSA PUTA TEM Q LAVAR A BOCA,PRA FALAR DO NORDESTE QUE É UM POVO TRABALHADOR..AGORA ELA VAI PENAR NA CADEIA..VAGABUNDAAAAAAAAAAAAAA

  65. Sani disse:

    Mayara, peça muito a Deus NUNCA precisar de um nordestino e muito menos se essa pessoa for eu. Apesar de apenas ter pena de você, eu nunca serviria de forma alguma a você.

  66. Ela agora vai entender um pouco de lei com seu próprio erro.

  67. Letícia Fernandes disse:

    Essa garota é uma completa estúpida!
    Como que ela tem a audácia de falar sobre um assunto que ela não tem conhecimento? Ela não sabe e não conhece o mínimo da vida de um nordestino! Não sabe um terço do valor que ele tem pro desenvolvimento do país, eu sou nordestina e com muito orgulho por morar onde moro e ter decência pra falar apenas sobre o que eu sei sem denegrir a imagem de ninguém.
    A essa idiota, eu só lamento a atitude ridícula que ela teve!

  68. Em primeiro lugar quero diser que sou nordestino com muito orgulho e muito mais sou servo do DEUS altíssimo que criou os céus e a terra. Essas pessoas que propagam essas calunias contra o povo nordestino deviam se preocupar mais com as suas vidas espiritual pois acima de todas as coisas existe um DEUS todo poderoso que está assistindo tudo e que não faz acepção de pessoas mais defende muito os seus filhos.
    O povo nordestino não é um povo vingativo, assim como tem gente mal no nordeste tem também nos estados do sul e assim suscessivamente em toda a face da terra. Por esse motivo nós servos do DEUS altíssimo vamos entregar todos que fazem do nordestino um povo mal nas mãos de DEUS e tomara que DEUS tenha piedade e não faça com os tais como fez com Sodoma e Gomorra queimando todos com fogo e enxofre.
    Nós convidamos todos a se arrepender e deixar que todos vivamos em paz pois todos somos filhos do mesmo DEUS e queremos viver em paz com todos independente de nossas crenças e raças.
    Queremos e devemos dar continuidade ao mandamento que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo deixou que nos amemos uns aos outro assim como ele nos amou, como queremos demonstrar o amor ao próximo se odiamos os nossos irmãos. Pensem nisso assim como tudo começou assim também terá fim. Ou porventura algum de nós saberá oque irá acontecer conosco amanhã?

  69. É algo realmente repugnante em um país como o nosso. Sou Nordestino, e tenho muito orgulho disso. Votei em Dilma, e não me arrependo. Meu voto foi consciente, e muito bem analisado.
    Mas é muito bom salientar que não foi somente o Nordeste que elegeu a nossa presidente, as demais regiões também ajudaram, logo, ela se mostra uma pessoa sem o menor senso crítico, que se deixa levar pelos preceitos da sociedade em que ela vive, sem ao menos analisar o que significa tudo isto. Não sabe absolutamente nada sobre cidadania, dignidade, respeito, solidariedade, e tantos outros valores que muitos deveriam por em prática.

  70. Juninho disse:

    Calma aê galera.
    Eu estou vendo um monte de comentários inflamados de pessoas que se dizem indiginadas e que estão, na verdade, se rebaixando ao nível de pessoas preconceituosas. O comentário infeliz dela está feito e a justiça será feita. Eu acho que isso já basta, não precisa ofendê-la, já que ao fazer isso vcs fazem o msm que ela fez o que é um ato inaceitável para pessoas desprovidas de preconceito.

  71. meuito bem povo brasileiro mete a taca nessa égua.

  72. amanda disse:

    Sabe é por causa de pessoas como está garota
    que muitos nordestinos como eu
    querianos e querenos separa o Nordeste do brasil !
    na midia só passa a seca da nossa linda região, mais nao passa as belezas, não passa que a cidade de campina grande é o maior centro tecnologico da america latina não passa que a pedra mais preciosa do mundo só tem no nordeste isso a tv não falar: Siceramente tenho mais orgulhor se ser Nordestina que brasileira! ate pq fora do brasil o povo só ver o brasil como carnaval,mulher nua, e futbol. E como a nossa cultura passa longe de carnaval e de samba! gostamos mesmo é de festa junina xôte, foró e baião, e ainda por cima somos um povo religioso! e trabalhado não troco o nordeste por o suldeste não, falor isso pq conheço muitas cidades do sudeste e do brasil!
    sim e a migração acabou no fim da decada de 70 !
    ai penso que a brasileiro do suldeste que se sente descrimidado na europa, e muitos desses descrimina o próprio brasileiro !

    abraços a todos irmão do nosso querido Nordeste:

  73. Rodrigo ALmeida disse:

    Imaginem se ela se formasse em advocacia, com um pensamento desse sobre os nortestinos. ela não conhecem a nos ,tenho orgulho de ser nordestino, adoro viver na Bahia, não me imagino em outro local ..
    ela deveria repensar as coisas que ela fala, e pedir desculpas não vai mudar o pensamento que ela tem sobre nós.

  74. Abraão disse:

    Gostaria de dizer a essa tal de Jeh, que em nenhum momento eu chamei Mayara de ser HUMANO, pelo contrário, na condição de nordestino nato, sinto-me bastante indignado com tais atitudes da paulista. Jeh, tenha a certeza de que faço críticas bastante ásperas à Mayara, pois não sou “farinha do saco dela”, assim como você me denomina. Antes de sair por ai, criaticando os outros em blogs ou sites, procure ler completamente os comentários dos mesmos e fazer interpretações corretas. Se você não sabe, antes de se posicionar a respeito de algo que alguém escreveu é preciso fazer uma leitura detalhada. Por fim, vê se aprende a ter um posicionamento consistente, pois as pessoas que postam seus comentários aqui, pelo menos a maioria, estão dispostas a mostrar a sua indignação quanto ao racismo praticado por uma desocupada que não reconhece a importância do povo nordestino para todo o Brasil. Saiba: DE NADA SERIA O BRASIL SEM OS NORDESTINOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  75. Sou nordestina e não nego raça , e não troco meu estado por nenhum outro ! mais é incrivel o nivel baixo que um ser humano pode chegar! é incrivel ou melhor é lamentavel uma pessoa tão bonita ser tão futil … e estudante de direito ? nem eu que tenho 14 anos e to na 8ª serie sou assim , pra mim isso é uma pobre coitada de espirito so pesso a deus que ela um dia tome consiência disso !
    idiota uahushuahs

  76. Larissa disse:

    Essa garota é tão estupida, que se ela está se referindo a eleição do Tiririca, só pra informar ele foi eleito pelos “paulistas” super inteligentes. Se ele se candidatasse aqui no Ceará pode ter certeza que ele não ganharia.
    Minha querida acho que você comprou seu diploma na feira, só pode!
    Ah! façam um favor aos nordestinos: Mandem essa menina estudar e aprender a ser gente.

  77. Nayra Ferreira disse:

    Essa moça não passa de uma ignorante que vive as custas dos pais que a colocaram numa faculdade de direito só para não terem que ve-la indo ao shopping todo dia, uma pobre coitada que nem sabe o que diz, merece pena e ser punida pela bobagem que falou. Nós nordestinos merecemos respeito e gratidão pq sem nosso trabalho o Brasil não seria o mesmo… Estuda sua burrinha estuda…

  78. carla cristina silva de souza disse:

    Essa molekqa é doida, manda ela para a África,deixa ela lá por 1mês.Vamos ver se assim ela aprendi alguma coisa e para de ter preconceito com as pessoas.Assim é escreveu não leu o pau comeu.

  79. Jéh disse:

    Queria poder meter a mão na cara dessa garota.. Mais enfim não posso, mais queria que ela colocasse nessa cabeça sem conteúdo dela que por mais que a região nordeste do país tem um clima muito difícil para algumas plantações ela bem não sabe que provavelmente ela tenha em sua mesa cerca de 22% de alimentos produzidos nessa região que ela diz ser pior que a dela… Infelizmente ela também não deve ter conhecimento que na verdade ela não paga o bolsa família de ninguém que tenha feito centenas de filhos porque apesar de tudo nos da região nordeste do país somos quem mais pagamos nossos impostos a nível de Brasil o que me consta afirmar que NÓS QUEM PAGAMOS O LUXO QUE ELA TEM…. Necessariamente ela não tem ideia do que fala!!!! Os níveis de escolarização no nordeste cresceram em 50% graças a esse partido e Lula que ela diz que “vai afundar o brasil..” a vai se fud## garota mimada e sem noção.. Informa-se, veja os dados antes de falar uma merda dessas…

  80. Paulo Cesar disse:

    Preconceito é folclóre
    vejam também http://www.informartins.wordpress.com

  81. Carlos Eduardo Gueiros Rodrigues disse:

    Essa garota não passa de uma pertubada, nordestino é tão gente quanto os sulistase etc… se duvidar ainda são melhores, pois sofrem com o preconceito, com a seca, e muitas vezes por falta de alimentos e ainda sim são felizes e se duvidar melhores como pessoas doque os sulistas, portanto traga essa moças para os nossos sertões e ela vai aprender a respeitar e se gente

  82. Víctor disse:

    Sou Nordestino, porém invocado.
    Embora eu naum tenha votado na candidata e Presidenta eleita Dilma Roussef, fiquei puto com a besteira da Sra., ou Srta. Mayara Petruço. Tenho porém que dizer a esta sudestina e/ou sulista que promova, dentro do menor espaço de tempo possível, uma matança em série de todos os sudestinos que eleigeram o Palhaço Tiririca para Deputado Federal da República do Brasil. É mole? Mais menino…

  83. ELA ESQUECEU QUE A ORIGEM DOS PAULISTANOS ESTÁ AQUI NO NORDESTE!
    MAIS DE 60% DA POPULAÇÃO SÃO FILHOS DE NORDESTINOS! KKKKKKKKKKKKK

    ESTUPIDA!
    ESTUDANTEZINHA DE DIREITO DE MERDA!!

    FUCK YOU!

  84. Maíra Vida disse:

    Não vou tecer mais opiniões acerca dos comentários desprezíveis da Mayara Petruso, pois me sinto representada por grande parte dos ‘posts’ acima. Tampouco, pretendo agredi-la, pois estaria cometendo uma violência (diversa) tão execrável quanto a dela.

    Contudo, farei uma sugestão aos colegas de Universidade e, no particular, da Faculdade de Direito que ela cursa (?): toda coordenação pedagógica e secretaria de Direito possui hierarquia, sobremaneira, definida. Há comissões de avaliação de desempenho do alunado, responsáveis pelo crivo que legitimará a conclusão do curso de determinado estudante e a sua conseguinte colação de grau. Por isso, sugiro que exista um movimento institucional (que parta da própria Faculdade de Direito cursada pela infeliz), no sentido de impedir que a Mayara conclua o curso – para que seja jubilada ou expulsa da faculdade, o que a obrigaria a REFAZER a Faculdade de Direito, caso desejasse exercer a profissão – e formalize o bacharelado em Direito com a colação de grau que, pelo que entendi, é iminente!

    Esclareço, mais uma vez, que a idéia é salvaguardar a prática profissional do Direito e garantir a idoneidade moral dos operadores de Direito que, certamente, sofrerão com os “respingos” das declarações perversas da Mayara.

    Alguém como essa moça está aquém da dignidade da justiça, do compromisso com a verdade e a equidade e é incapaz de cumprir a Carta Constitucional, quiçá leis infraconstitucionais (como é o caso da Lei Afonso Arinos ou da Lei Caó), criadas não por mero acaso, mas pela identificação da necessidade do país de ser desmacarado quanto à farsa da democracia racial.

    É simples, meus amigos, existem leis contra a discriminação racial, de gênero, origem e religiosa porque existem pessoas como a Mayara Petruso (nunca esqueçam esse nome) que ainda fomentam esse tipo de preconceito, ponto final.

    Sou mulher, nordestina e formanda de Direito. Orgulho-me do meu currículo acadêmico e profissional e, confesso não perceber como essa moça seria capaz de militar em qualquer área do Direito com probidade e decência.

    Besos a todos.

  85. Raíssa disse:

    Será mesmo que são tão idiotas?
    Foi SP que elegeu Tiririca (não nós!!)

  86. Denilton Santos disse:

    Nordestinos que somos sabemos demais o nosso valor e nossa influência na história nacional, bem como na história de São Paulo. Somos brasileiros e lutamos diariamente por tudo e não temos vida mansa. Ao contrário dos “Petrusos” (para quem sabe a origem desse nome), não fugimos de guerras, não somos covardes! Lutamos e lutaremos por nosso lar, nossas convicções e pelo orgulho de sermos nordestinos. Mayara além de inconsequente, preconceituosa, ao menos foi corajosa em expressar tudo o que o sudeste e sul do país pensa a respeito dos nordestinos. Eu os desprezo. A todos, indistintamente. E advirto a todos eles que busquem outros destinos no verão, pois, saberemos dar o troco…e antes que nos afoguem covardemente, afogaremos tantos quantos aqui passem durante o verão. Afogaremos com o hospitalidade, belas praias, bom atendimento, diversão, tranquilidade, sorrisos….Os afogaremos com toda a alegria e solidariedade costumeiras dos nordestinos. E rogaremos a Deus e ao nosso Padre Cícero, ao Sr. do Bomfim, A Nossa Sra de Nazaré para que tenhamos melhores dias e os paulistas também. Aos eleitores nordestinos de Serra, fica o alerta e o recado: Vcs tb seriam afogados, pois, foram muito burros por terem votado nele, que é paulista

  87. Tony disse:

    Que Deus ilumine este ser derrotado para que não seja ‘abortado’ antes de conhecer o amor ao próprio.

  88. Bruna mota disse:

    Esses paulistanos (algum claro) cospem no prato que comem, eles são o que são hoje graças a nós nordestinos que erguemos a cidade deles com o nosso suor ,determinação e bravura.
    Além disso, no ano passado com o caus que ouve na cidade SP nós os nordestinos fomos os que mais ajudamos com doações. e ainda abrem a boca para nos humilhar?!
    Sinto muito mas o que vem de BAIXO (geograficamente e moralmente) NÃO NOS ATINGE!

  89. Danielle disse:

    Ela não se arrepende de nada e continua bem ativa com seus amiguinhos racistas no Twitter: http://twitter.com/#!/nordestistos

    • Ola Daniele…

      Na verdade esse aí não é ela… Foi um perfil fake criado por outra pessoa…
      Ainda não foi descoberto quem fez ele…
      Mas de qualquer maneira também está cometendo crime. Não só o crime de preconceito, como também o de falsa identidade…

      Mas já tem pessoal investigando ele…

      Abraços

  90. Hercilio Tenorio disse:

    Uma aluna de direito que faltou aulas não apenas sobre preconceito mas principalmente sobre a nossa Constituiçao de 1988. Que elogiada pelas suas disposiçoes, tem entre outras caracteristicas a defesa do: federalismo, a dignidade da pessoa humana, erradicação da pobreza e vários outros dispositivos referentes ao direito de votar e ser votado.
    E outra…por que, ela sendo paulista se acha tanto? Pelo que eu saiba, São Paulo é uma cidade que tem problemas como as demais do Brasil: alta taxa de desemprego, criminalidade e analfabetização.

  91. binho disse:

    para acabar com prconceito primeiro na minha opnião deveria mudar muitas coisas no brasil!

    -corrupção
    -eleição
    -os políticos (toooooooodos)
    -os bolsas nao sei la das quantas…. rsrs
    -salário pequenino que dizem q é o mínimo mas o míiiiiinimo sabe! mudar poxa pra um melhorzinho!!
    – e depois de muitas outras coisas tentar extinguir o preconceito! ai sim serei um brasileiro feliz!

  92. Aroldo disse:

    Caso alguém consiga comunicar-se com essa ignorante, é interessante informar-lhe que frio escreve-se com “o” e não “u” como a jumenta postou no facebook. Depois os burros e ignorantes são os nordestinos.
    Seria interesswante ela passar na Bahia pra ver o que é que o baiano tem!
    Um forte abraço a todos nós nordestinos que ajudamos a CONSTRUIR ESSE BELO PAÍS!
    Recebam todo o calor de Salvador-Ba/Nordeste/Brasil.

  93. rafael disse:

    a garota foi estupida? beleza foi, mas graças a essa merda de “não tenho o que fazer”, que repercutiu tudo, ai ai ai… vamos procurar o que fazer e não ficar julgando os outros… por seus erros… álias HERRAR É UMANO não é… ?

    • Julgando?
      Tu defende o preconceito então é?
      Estamos apenas falando o que é certo. Por um preconceituoso na cadeia onde é o lugar dele.
      Errar é Humano, caso não saiba as leis do Brasil. :c)
      E no caso dela essa JUMENTA, era estudante de direito.

      Nem precisa dizer mais nada né?…

      • Jéh disse:

        Só faltava essa ALGUEM DEFENDENDO ESSA @#$%¨ oh querido você deve ser farinha do mesmo saco dela errar com toda certeza é dos proprios humanos só que duvido muito que uma atitude como a dela seja se quer digno de se chamar HUMANA

  94. Abraão disse:

    Mayara Petruso, sua atitude neonazista de criticar de maneira indecente os NORDESTINOS é algo que não condiz com o caráter de uma pessoa que se diz estudante de Direito. Saiba que esse curso, assim como Medicina e Engenharia Civil, é bastante hierarquizado pela nossa sociedade burguesa e capitalista. Mas, tendo em vista esse conceito atrasado, isso não lhe dá o direito de se achar superior aos NORDESTINOS apenas por você ser do Sudeste. Tome conhecimento de que a sua região só é essa grande potência devido a força de trabalho de INCANSÁVEIS NORDESTINOS que não hesitaram em “arregaçar as mangas de suas camisas” e concretizar grandes obras. NÃO IMPORTA SE SOMOS NORDESTINOS OU SULISTAS, SE SOMOS BRANCOS OU NEGROS, SE SOMOS CRENTES OU ATEUS, SE SOMOS RICOS OU POBRES, POIS O QUE REALMENTE IMPORTA É QUE TODOS FAZEMOS PARTE DE UMA RAÇA CHAMADA HUMANA!

  95. Baiana 100% disse:

    Nossa, aprabéns Wagner Miranda, arrasouuuuu!

    E se matar os nordestinos como tu propôs, São Paulo para, pois quem sustenta esta grande metropole são justamente os nordestinos, já que paulista gosta mesmo é de vida boa!!!

    • 100% Maranhense disse:

      valeu 100% Baiana, esse povo gosta é de vida boa e nós ralando aqui no nordeste. onde está a agricultura de são paulo? de onde é que tão retirando o sustento?

      SOU NORDESTINO E NÃO NEGOCIO A MINHA ORIGEM, SE FODA O RESTO!!!

  96. David Junior disse:

    Aplaudo Mayara Petruso de Pé \o/

    Conseguiu em poucas palavra ser a pessoa mais idiota , burra & ignorante do mundo ! _I_

  97. Temos que lamentar profundamente a construção de uma mentalidade de preconceito contra brasileiros, da parte da estudante de diireito Mayara Petruso, que incentivba o extermínio de nordestinos.
    Há muito que temos sofrido com atitudes isoladas que buscam atingir a dignidade e a honra da pessoa humana. O conceito calcado numa mensagem de caráter racista, fere ao que está inserido na Lei 7.716/89, art. 1º, além do que, tal postura, revela o preconceito exacerbado diante do direito inalienável do voto.
    A escolha de candidatos, é um ato livre, democrático, pessoal, e isto, não implica em torná-lo um arma contra o próprio cidadão. Ao que parece, este modelo, concentrado em ideologias racistas, que julgam sub-raça nordestinos, além de perseguir, judeus, homossexuais, deve ser combatido tenazmente pelas instituições que regem a firme defesa dos direitos humanos.
    Considero lamentável o fato de que, em pleno século XXI, existam pessoas que tenham uma mente retrógrada, avessa a liberdade e ao respeito. Espero que a Justiça exerça o seu papel, punindo exemplarmente esta estudante de Direito, que ao que me parece, não leu a Constituição, nem sequer, fez dela a sua fonte de inspiração. Gostaria de lembrar que o Presidente Lula é nordestino, e que o nordeste tem nomes de valor na literatura, na música, na política, enfim, algo que transcende aos insultos bestiais de quem não tem o bom senso e o equilibrio psíquico.
    A alusão a doutrina nazista, que remete a práticas de extermínio, devem ser abominadas, além do que, banidas e combatidas afim de que tenhamos exemplarmente exercidas o amplo direito de cidadania que é causa basilar de nossa Carta Magna. É estranho que no país, ainda existam pessoas cuja mentalidade diverge dos príncipios de respeito ao próximo.
    Quero que saiba, que sou nordestino, tenho orgulho, do meu Estado, do meu país, mas tenho vergonha de sua postura medíocre e tacanha que incentiva a perseguição e o extermínio de nordestinos, excitando práticas de violência.
    Felizmente, a lei é o anti-vírus que você terá que encarar como recompensa por suas afirmações fúteis e irresponsáveis.

  98. Isso nao existe, é lamentavel. Como pode uma pessoa dessas dizer isso? Os eleitores do PT sao ignorantes? ok, eles que sabem, nao respeitam a democracia, o povo elegeu ela, eu votei nela, e dai? Eu sei que ela vai lembrar do Nordeste. Pq votar na direita se eles sempre se esqueceram da gente? Todos ja devem ter percebido que as ultimas 3 eleiçoes, os vices sao paulistas, isso é um acordo partidario com o estado, eles so querem que governe apenas pra eles, o Nordeste que se foda. Não digo todos claro, boa parte.
    Quem quiser se divertir: Quem Será a Primeira Dama?
    http://planetatimes.blogspot.com/
    Jornalismo Mentira/Humorismo Verdade

  99. R. Oliveira disse:

    Não só essa racista deveria pegar pelas suas ofensas,mas todos esses ignorantes que a aponham.
    Ela deve ter faltado as aulas de historia onde dizia que o Brasil começou a se desenvolver no nordeste e que foi um
    alagoano que proclamou a república.São pessoas como essas que fazem a desiqualdade no País.São piores que hitler.

  100. Cida Borges disse:

    Lamentável e desastrosa as palavras da Mayara, que além de preconceituosa, incita a violência contra os nordestinos. Pobre garota… faz direito? onde? desconhece as leis? ignora que “racismo” é crime inafiançável?

    Sou nordestina, com muito orgulho!Porque ao contrário do que se pensa, o povo nordestino é culturalmente evoluído, politicamente consciente e luta por um Brasil de todos!!!!

    Espero que esta atitude tão escabrosa por parte desta estudante, possa ser judicialmente punida, e que sirva de exemplo para que evite-se usar a internet para fins tão insanos e irresponsáveis.

    Parabéns Edhy Ghellen, pela abordagem do fato, e por permitir que não só os nordestinos, mas, todos os brasileiros possam expressar aqui sua indignação!!!

    Em tempo: Mayara, pede ao Serra para pagar seus advogados. Você vai precisar dêles!!!!

  101. Aparecida disse:

    POVO DO MEU BRASIL… O PRESIDENTE DO NOSSO PAÍS POR 2 MANDATOS É PERNAMBUCANO, E NUNCA TIVEMOS UM GOVERNO TÃO POSITIVO QUANTO O DO PRESIDENTE LULA. AGORA FAÇAMOS UMA COISITA VAMOS ORAR POR TODAS ESSAS CRIATURAS POBRES DE ESPÍRITO PARA QUE AS MESMAS PAREM DE SENTIR TANTA INVEJA DAQUELES QUE SEM DÚVIDA FAZEM A DIFERENÇA,E QUERENDO OU NÃO NÓS NORDESTINOS FAZEMOS. MUITA PAZ PARA TODOS….E VIVA LULA!!!

  102. tania nascimento disse:

    Agora ela vai aprender a respeitar as pessoas, quem ela pensa que é ? deve ser estudante burra de direito, garanto que na prova de OAB ela não passa nunca.
    Ela queria ter um pouquinho da inteligência que muitos nordestinos tem.
    Agora esse verme vai ficar na rua da amargura, quem sabe ela queira uma bolsa esmola 171.

  103. Já fui vítima de preconceitos. Sou homossexual e sei como é ruim sentir-se coagido, intimidade e, muitas vezes, ridicularizado e até intimidado. Não sou hipócrita, nem preconceituso. Não sinto raiva dessa menina; apenas desejo que ela pague pelo terrível erro que cometou e mude de ideia. Enxergue que somos todos iguais perante a lei e que o direito de voto tem o mesmo peso. Seja você uma minoria, ou não. Agora, se ela acha que as pessoas votaram errado e isso prejudicou o país, vai a luta! Levanta e vá espalhar um pouco de educação e conhecimento a quem quer que seja. No nordeste, por exemplo, estão precisando de muita coisa, sabia? Lá eles passam fome. FOME. já passou fome alguma vez na vida? Deve ser péssimo, deve doer muito…Bom, era isso. Espero sinceramente que isso tenha sido apenas um caso isolado. Afinal, somos compatriotas. Pertencemos a mesma terra, a mesma nação, ao mesmo país…Os probelmas que aflingem o centro-oeste são também problemas do sul e sudeste.

    • Markennedy Jorge disse:

      Ei! Que história é essa de: “lá eles passam fome”? Tu tb tá muito mal informado meu rapaz! Também, com esse sobrenome que lembra o da fulana lá. A FOME que vc fala é um mal de todas as regiões do nosso país. Logicamente que no norte/nordeste esse mal é mais acentuado. Não quero polemizar, mas tome cuidado com a forma que vc se expressa, pois da forma que vc colocou fica parecendo que todos os nordestinos passam fome. Eu heim!

  104. Questionador disse:

    Ah.. nao gostaram?

    Vejam então isto que estao fazendo

    http://www.manifesto.rg3.net

  105. João Paulo disse:

    achei até bem banal esse tipo de comentáio idiota, nota-se que se trata de uma filhinha do papai que não conhece nada da vida e acha que o nordeste é um lugar feito apenas por gente sem estudo, bandidos, desdentados e prostitutas baratas. e parecido com a visão que os outros Paises tem de nós. para eles a sagrada e perfeita terra dela é uma selva cheia de bandido e macacos, resumindo.. essa “Jumenta” é só mais uma sem nem uma informação que acha que sabe de tudo e fia defecando essas coisas boçais. Politica é assim mesmo, cada um vota nos seus interesses e o nosso com certeza é que continuem olando para a gente depois de tantos ans no esquecimento.

  106. Val e Mary disse:

    Estudante de direito!!!!!! RSRSRS com certeza essa deve ganhar notas as custas de gupos porque não conseguiu aprender os conceitos basicos.
    Não esta fazendo o curso de direito !?
    Lindinha saiba que o povo nodestino são pessoas integras amigos solidarias vc precisa aprender um conceito basico..alteridade e relativismo …
    Haaaa !!! não sabe oq é ver no dicionario então
    ass V .M nodestidas estudantes de serviço social

  107. ANTONIO MARCOS TEIXEIRA disse:

    SOU NORDESTINO E TENHO ORGULHO DAS MINHA ORIGENS E ESSA PESSOA QUE É RACISTA TEM QUE SER PONIDA ………..

  108. a verdade é que ela esta errada…(mayara),mas a forma como voces estao reagiando é pior ainda…espondo ela a comentarios,insultos etodo tipo e ate a violencia…
    as pessoas adoram falar e nordestino e etc..mas poucosiveram a “coragem” dela de dizer pubicamente..nao estou defendendo ela,mas muito estao descendo a lenha na atitude “pessima” dela,mas fazem muito pior …e NAO publicamente….

  109. Mayara Petruso no Twitter : Ministério Público Federal investiga denúncia de racismo: http://t.co/ePEz52N

  110. Fábio disse:

    Nordestino é Brasileiro com muito ORGULHO, sou PAULISTA e defendo eles sim, aliais não é do tipo do seu povo de japonês que fugiu das guerras e invadiu o BRASIL sua JAPA vagabunda.Volta pra sua terra de japonês do inferno.

    • Wagner disse:

      Nossa cara, fala mal dela mas seus comentários são no mesmo nível…

    • Markennedy Jorge disse:

      O cara quer se colocar contra o preconceito e acaba emendando outro. Infelizmente, o preconceito está arraigado no subconsciente de alguns. Uma pena!

  111. Paulo disse:

    É Agora veremos se a justiça será realmente feita….

    Declarações no mesmo ” tom ” feitas por uma outra garota…
    Veremos se será Dois pesos, duas medidas

    http://twitter.com/naaaatis/status/29477838330

    • Obrigado pelo comentário, Paulo…

      Recomendo que você passe esse link para o pessoal do site http://xenofobianao.tumblr.com/

      Eles estão organizando nesse site todos os links que possuam algum tipo de preconceito.
      O pessoal da OAB – PE já sabe da existência desse site e que ali estão concetradas várias denúnicas.

      Abraços

    • Fábio disse:

      estamos defendendo os nordestinos e tem uma nordestina aqui falando mal dos paulistas, mais uma ignorante

  112. vc concidera essa CADELA como estudante isso e um VAGABUNDA de primeria por favor aguém aranga o figado dessa vaga por me o O CADELA vai se f……..sua puta

  113. Isaac disse:

    Brasileiro é hipócrita mesmo: o maioria da população tem preconceito com as práticas religiosas africanas; as igrejas dizem que os gays são filhos do diabo e que vão tudo pro inferno; os negros chamam os brancos de parmalate; os brancos chamam os negros de macacos….
    Agora, só porque a menina se expressou em rede nacional, aparece um bando de hipócrita dizendo que a menina é um monstro.
    Sou nordestino, sofri preconceito em SP, no nordeste, aqui no Rio e em todo lugar. Felizmente, mostrei ter opinião, caráter e impus respeito em todo lugar que visitei. Todo brasileiro é preconceituoso e hipócrita, inclusive eu. E, enquanto pararmos para procurar defeitos nas pessoas sem corrigir os nossos, a sociedade vai continuar assim.
    Vamos parar de apontar monstros na casa do vizinho e começar matar o monstro que temos em nossas casas.

  114. Renata Melo disse:

    Quanta ignorancia.. ela (Mayara Petruso) deve ter comprado a ficha 19.. Manda ela vim aqui pro Nordeste: a gente tem uma surpresinha pra ela. Totalmente sem escrúpulos, sem noção, infantil e idiota. Sou nordestina com muito orgulho e tenho a certeza que jamais teria uma atitude tão baixa quanto à essa “Estudante de Direito” praticamente formada.. Que a justiça seja feita.

    Vê se aprende, menina bobinha.. oxe!

  115. Sr(a), Mayara Petruso, Sou Nordestino, Nunca votei em candidatos do PT, entendo sua indiguinação, infelizmente e assim em todas as regioes, existem pessõas boas mas e as que não vale a boia que come, nos precisamos ter a preocupação com nossas palavras, sei que no nordeste existem pessoas que são miseraveis em todos os sentidos, nos precisamos orar por estas pessoas, para que vejam, não se vendam ou à todos nós, e só falar para eles que não existe festa de graça, alguém paga a conta, desejo felicidades para voce, e cuidado com as palavras, as vezes nos enviamos flechas para endereços aos quais não merecem.
    Fique com Deus.

    • Fagner disse:

      Bom, pelo visto você concorda com ela em partes, já que caracteriza a sua região de forma degradante mas alega que “algumas” pessoas se salvam, nesse caso você se inclui. Concluo que você não somente concorda com o ato perpetrado pela moça como deve ter muitos outros tipos de preconceito. Você se rebaixou e se mostrou um traidor do seu povo. Meus parabéns!

  116. Marceilla Lee disse:

    Taí, uma boa oportunidade para fazermos valer a lei.
    Esse caso tem que ser tratado com os rigores da lei para que sirva de exemplo. As raízes desse comportamento pode ser a forma como governos passados sempre trataram a região nordeste.

  117. Marina Gentile disse:

    O preconceito está enraizado em uma parte da sociedade, inadimissível. Aliás, eu fiz meu protesto no site do Recanto das Letras. Retiraram o tópico. (? ! )

    • Ola Marina,

      Parece que retiraram sim o post de lá. Aqui não consta mais ele como linkado ao meu texto…

      Abraços

  118. Carlos disse:

    Sou nordestino com muito orgulho, mas gente vamos deixar de hipocrisia. Esse tipo de pensamento no sudeste (talvez com exceção de Minas) e no sul não é uma minoria. Já morei lá e vi que maioria tem preconceito contra nordestino nessas regiões (obviamente não extremada aponto de mandar afogar um nordestino).
    muitas vezes pode ocorrer sem maldade, simplismente porque as pessoas nessas regiões são condiconadas pela sociedade a pensar dessa forma que nordestino é inferior e é parte ruim do Brasil.
    Em são Paulo nordestino é Baiano. No Rio é Paraíba. Já vi emails de orgão governamental federal se referindo a feira de são cristovão como feira dos “Paraíbas”. Observa-se que não há respeito nenhum pela geografia da nossa região. Quem mora lá vive na pele o preconceito latente diário. A primeira coisa que um nordestino fala nessas regiões é que já saiu do nordeste a muito tempo porque o clima absolutamente hostil contra nordestinos. Essa é a verdade. Temos que reconhecer para tentar melhorar a situação.
    Quem se interessa em entender melhor a questão das mazelas nordestina pode ler os textos de Jacques Ribenboim. Especialmente o artigo “Colonialismo Interno: Uma Nova Teoria da Exploração” que pode ser baixado na internet.
    Como disse Jacques Ribenboim nesse texto, a situação nordestina deveria ser seriamente discutida no Brasil sem o ranço de preconceito que permeia a questão.

  119. Alexis disse:

    Um lembrete: Ao divulgar a foto da menina, a senhora está cometendo diversas transgressões.
    Entre eles o de incitar a violência contra a Mayara. Com a sua atitude, está ajudando a inflamar as mentes de milhares de desajustados, num país onde cometer crimes violentos é tão comum quanto o sensacionalismo que aqui tenta provocar. pense nisso antes de postar matérias de forma tão ingênua, impulsiva e passional.

    • Markennedy Jorge disse:

      Ô Alexis, a foto da menina está nos principais sites de notícias da internet. A matéria já está na boca do povo. Quem incitou a violência, de verdade, foi a própria Mayara Petruso ao tecer seus comentários infelizes. E acho que Edhy Ghellen é do sexo masculino, ou estou enganado?

      • Olá Markennedy…

        Não quis falar nada a respeito da foto, pq como vc disse está noticiado em todo o lugar.
        E você tem razão… Sou homem… heheh

        Abraços

  120. Shaka disse:

    Mayara, o povo paulista está com você!

    Somos a cidade mais rica da América Latina, 10º mais rica do mundo. Somos responsáveis por 40% do PIB brasileiro. Chega de sustentar vagabundo. Chega de perseguição aos paulistas que dão a sua opinião. Nunca vi uma mobilização dessas por causa de um nordestino falando mal de um paulista……

    Adoram ser os coitadinhos. Adoram receber tudo de mão beijada aqui na minha terra. Não são bem vindos e agora com essa perseguição, só irão aumentar a nossa ira.

    CHEGA!

    • Wagner disse:

      Somos? O que você fez para que São Paulo fosse uma cidade tão rica assim? Já os nordestinos fizeram e ainda fazem muito!!!

      Que riqueza você trás a São Paulo com um pensamento retrógrado destes???

      • Wagner disse:

        Pelo menos 20% de meus clientes são empresas paulistas com sede na capital. E mais legal disso tudo, é que nem preciso estar neste sufoco para contribuir com a cidade!!!
        Deixa de ser mané e vem curtir um pouquinho as delícias do norte/nordeste deste país.

    • Markennedy Jorge disse:

      IMBECIL!!!

      Não vejo nenhum comentário de nordestino contra paulistas. Mas se tiver, está errado também. Tenho amigos paulistas e cariocas e não discrimino ou faço piadas de nenhum deles. Na verdade, sou contra pensamentos como o seu e o da Mayara, seja ele qual for. Por conta desse tipo de pensamento, Hitler exterminou 6 milhoes de judeus.

      Imbecil FDP!!!

  121. Wagner Miranda disse:

    Ela tem que trabalhar mesmo aí em SP, senão morre de fome, pois só os nordestinos tem a chance de viver a vida com maior intensidade, pois como eu que, apesar de ser paulistano, vim curtir as coisas boas que só o nordeste tem: Trabalhar de 9h às 17h com 3h de intervalo pro almoço, piscina todo fim de semana, praias como Itacaré, Maraú, Itaparica todo mês, churrasco em plena semana, cachoeiras pra todo lado, um clima tropical de fazer inveja a qualquer um do país, paz e tranquilidade e condições suficientes para bancar estes luxos sem ser rico e sem precisar ficar me matando em buzu apertado, metrô embolado, trânsito caótico… Vem pra cá garota, pra ver o que é viver e, sem precisar de um centavo do governo! Nordestino realmente não é gente, é melhor que isso!!!
    E se matar os nordestinos como tu propôs, São Paulo para, pois quem sustenta esta grande metropole são justamente os nordestinos, já que paulista gosta mesmo é de vida boa!!!

  122. “O Nordestino é a alma dessa nação. O coração do nosso BRASIL.”

    Nem te ligo Mayara Petruso. É Muito triste saber que infelizmente pessoas como você existem.
    Onde estão os conceitos aprendidos na faculdade de Direito. nem parece que você ouviu falar na dignidade da pessoa humama…

    abre a cabeça menina!

    Que a paz do Senhor Jesus prevaleça no seu coração!

  123. Mayara Mattos disse:

    Parabenizando pela matéria !
    Justiça será feita !

    • Obrigado Mayara Mattos.

      Justiça será feita mesmo.

      Vou aproveitar esse espaço para alertar todos que agora que a OAB de Pernambuco decidiu entrar com uma ação contra a Mayara Petruso, já avisou que estão monitorando a rede e outras pessoas poderão ter que responder a justiça também..

      Mais uma vez obrigado..
      Abraços

  124. Nana disse:

    Essa Preconceituosa!!!
    Vai sofrer como os nordestino, vai trabalhar duro pra pagar o que vc come!!!
    Ela fala isso pq quando ela chaga em casa tem comida na mesa, tem roupa lavada, dormi tranquila e só s precisa s preocupar com a roupa e a maquiagem no dia seguinte.
    Manda ela olhar pra o q acontece e com q aconteceu com os nordestino, pois o povo nordestino são guerreiros q com tanto problema q passa sabe a noite olha pro céu e agradecer a Deus apenas pela sua existência.
    È por causa de gente como ela que o Brasil ñ vai a frente e ñ pelos nordestino

  125. Aline Vívian disse:

    É, infelizmente ainda exista gente como essa jovem… Pena mesmo, mais esta ai a justiça pra fazer valer a pena e dizer que Nordestino presta sim… Pague pelo seu erro garota, se a justiça da terra não dê jeito a Divina não falha… Somos seres humanos como vc.Não melhor, não pior, aos olhos de Deus somos todos iguais… Sem descrição de raça, cor de pele, posição social, etc… Somos filhos de um mesmo Deus… O qual também olha pelos nordestino. EU TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINA.

  126. Hugo Moreira Pinheiro disse:

    A respeito dessa imbecidade de estudante, o que tenho a dizer contra o que ela diz na internet, quando lançou insultos aos nordestinos, cometendo um grande preconceito.
    O nordestino tem o seu valor. Se não fosse o nordesino com sua coragem, bravura e trabalho,
    São Paulo que é considerado o coração do Brasil, não teria sido impulsionado no seu progresso industria, pecuário e agrícola.
    Sou nordestino, aqui do Ceará, e reprovo com
    indignidade o que essa estudante de direito,
    disse com os nordestino. Essa vagabunda não conhece nada. Será uma péssima advogada, desrespeitadora das Leis que regem o Preconceito e talvez à raça humana.

  127. Hugo Moreira Pinheiro disse:

    A respeito desse assunto, na internet, feito por essa vagabunda, que está cometendo um grande erro,quando faz preconceito contra o nordestino, eu lamento
    a imbecilidade dela. São Paulo é o coração
    do Brasi, mas se não fosse a bravura, a coragem e o trabalho do nordestino, São Paulo, como qualquer outra região sulista, não teria tanto progresso, impusionados por essa gente nordestina. Sou nordestino, nascido no Ceará,
    e reprovo essa atitude feia e desmoralizante dessa estudante de direito.

    • Shaka disse:

      Caro amigo cabeça chata. Esse argumento já tá batido…. São Paulo já era a cidade mais rica do Brasil antes de vcs ratos invadirem no fim dos anos 60. Quem construiu são Paulo foram os bandeirantes e os migrantes que vieram para somar como italianos, japoneses, alemães, portugueses etc…

      Vcs são mão e obra barata, nada mais que isso.

      Chega!

      • claudia disse:

        Oi Shaka! São Paulo foi construída por meio da escravidão indígena e da retirada de jóias do centro oeste e de Minas Gerais pelos bandeirantes “heróis”. Depois disso foi com a ajuda do império e da república do café com leite, que retirou a chance de outras regiões se desenvolverem para progredir São Paulo. Por anos vocês mamaram nas tetas do governo e têm uma dívida para com todo o Brasil. Vocês deveriam estudar a história do nosso país de maneira crítica e não bairrista. São Paulo é parte do Brasil assim como Santa Catarina, Goiás, Ceará ou Amazonas. somos todos brasileiros mesmo que você não queira.

      • Ieda disse:

        Não dá pra pegar o ID dessa coisa aí???

        Não temos que discutir. Processo neles!

  128. Tristeza: A República Morumbi-Leblon está de luto….

    E antes que venha algum preconceituoso aqui dizer asneiras, dê uma lidinha nessa notícia….

  129. Doutrinador disse:

    Não prego a morte de ninguém, mas que a maioria dos nordestinos é formada de analfabetos políticos, é inegável.

  130. Orion disse:

    mayara vai tomar no cu,tu e todos esses fdp preconceituoso, po mermao nem vale a pena falar mau de uma rapariga dessa…….tomar no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  131. luciana disse:

    porque voçe nao vai chupa uma rolaaaaaaaaaaaaaaa….

  132. Essa catraia quer receber um dilúvio de gala na boca, kkkkkk

  133. Olha aqui puta, minha rola está aqui dura, grande, grossa e veiuda pra entrar dentro da sua buceta com força, sua rapariga de cego!

  134. Se está cachorra está insatisfeita com a derrota do seu canditado José Serra, ela que vá abrir o tabaco pra ele!!!

  135. Há um antagonismo frenético grassando por dentro do âmago da humanidade contemporânea hoje em dia. Como coadunar a sede por igualdade sem ferir o direito à diversidade??

    Sabendo que boa parte da diversidade se choca com a ignorância inerente a ela…

  136. paula disse:

    A mayara petruso está precisando levar uma rolada do meu namorado nordestino, Mayara tá com falta de rola, eu era preconceituosa com nordestinos pois também sou paulistana, mas depois que levei uma rola bem grossa de um nordestino vi que é tudo frescura, os nordestinos são pessoas de qualidade principalmente os homens, são verdadeiros roludos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • minha filha, que comentário ridículo, esse seu. não chega aos pés dos comentários da Mayara, mas tá bem perto.

    • Doutrinador disse:

      Comentário digno de petralha. Depois que os chamam de burros, vocês reclamam.

  137. marcos disse:

    ATENCAO:
    As postagens dos internautas responsabilizando o Nordeste pela vitória petista, mostram seus desconhecimento dos números da eleição, já que se o Nordeste fosse excluído dos cálculos, Dilma ainda venceria Serra, com uma diferença de cerca de 1,3 milhão de votos.

  138. Sebastião Félix disse:

    Essa moça não sabe a importância que o Nordeste tem para o Brasil, principalmente na sua história.

    Gostaria que ela respondesse a essas perguntas:

    1º)Por que região descobriram o Brasil?

    2º)Onde foi a 1ª capital do Brasil?

    3º)Onde construíram a 1ª igreja no Brasil?

    4º)Onde funcionou a 1ª faculdade de Direito no Brasil?

    se ela não souber responder, por favor, digam-lhe: pra todas as perguntas, a resposta é N O R D E S T E…

    Isso sem falar que grandes nomes de nossa cultura está no Nordeste: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, João Cabral de Mello Neto, Ariano Suassuna, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, José de Alencar, Jorge Amado, José Lins do Rego etc, etc e etc…

  139. […] solo fértil no nosso bom e velho racismo latente. No Twitter, proliferava o discurso do ódio aos nordestinos, desinformado até mesmo do básico dado de que Dilma teria ganho eleiçãomesmo se o Brasil não […]

  140. […] encontrar solo fértil no nosso bom e velho racismo latente. No Twitter, proliferava o discurso do ódio aos nordestinos, desinformado até mesmo do básico dado de que Dilma teria ganho eleição mesmo se o Brasil não […]

  141. juzynha disse:

    a minha raiva é tão grande com uma cretina,vadia dessa que niguém imagina,ainda se diz que é estudante de DIREITO,será uma ótima profissional,talvez não saiba nem o q significa o nome da profissão,eu queria vc viesse falar na cara de qlq um nordestino,só fala por internet assim é fácil,nunca soube o q é trabalhar,tenho certeza q o pai e a mãe deram tudo uma vadia dessa,e inveta q vai p/ faculdade e vai fazer programa,vai estudar vagabunda,vai a um supermercado saber qnto custa um quilo de arroz,ser nordestino é melhor q ser uma vagabunda,tá achando pobre,analfabeto,negro,pessoas q passa fome é só aqui?vai na esquina da tua casa,vai a um abrigo,procura ser util,COLOCAR ESSA DESGRAÇADA NA CADEIA,DENUNCIAR ESSA MISERAVEL….Q Ñ PRECISAMOS DE UMA CADELA DESSA Ñ, MTO MENOS O RESTANTE DO MUNDO.

  142. Geisinha disse:

    Como tem tanta gente preconceituoso ! gente fala que os nordestinos não são Humanos ah que isso que mundo vivemos . Atér a onde isso vae chegar ..só vejo gente rasista é inguinorante ! onde já se vio isso .vem uma filha da puta e fala mal dos nordestinos . pow que falta de compreenção ao proximo ! eu acho que pessoas assim deveriam ser punidas por rasismo e preconceito ..eu sou uma nordestina e tenho orgulho de ser uma pelo menos não samos nóis que temos preconceito com povo l De sp. eu acho isso uma pura burrice dessa garota fala mal dos nordestinos! porque não fumos a gente que falamos mal deles é essim, eles Que falam mal da gente ae e que está o erro ! pelo menos não samos preconceituosos Nois Nordestinos Estámos de Parabéns por não chegamos A esse Tal Ponto !

  143. Pedro disse:

    O engraçado é que esses sulistas – especificamente os que se acham superiores, claro – Julgam-se cultos também, e ouvem Djavan (alagoano); Leem Graciliano Ramos (alagoano); pesquisam suas dúvidas de português no Aurélio (alagoano), e por aí vai… A lista é imensa!

  144. edivan salvador casinhas do vale disse:

    olhei o orkut e tive realmente a certeza de seu preconceito,ela tem mais de 300 pessoas adicionadas e adivinhem quantos negros eu achei?eh rapaz a sociedade caminha a passos largos para sua propria destruição…

  145. Sandra disse:

    Ainda fico chocada com a ignorância dessas pessoas. Uma mulherzinha como essa só merece a indiferença do nordestino, tenho certeza que nunca nem saiu de São Paulo. Acredito também que será uma péssima profissional, e só espero que se um for atrás de emprego que seja um nordestino a entrevistá-la. E bem feito pra ela que terá mais quatro anos com um tucano no poder…

  146. Victor disse:

    Ah eles sao muito é um bando de pau no cu o que voces tem de melhor do que nos nordestinos pra ficarem falando mal assim vao se fuder seus cuzao _|_

  147. Allan disse:

    A doente nem pra olhar que o serra perdeu mesmo sem o norte e o nordeste está incluido. Doente preconceituosa!

  148. Bruno Marcondes disse:

    Essa aí merece comer o cocô que o Serra pisou.

  149. Aberração social! É o mal a ser combatido e muitos “bem nascidos” incentivam o desencadeamento deste comportamento maléfico aqui. Muitas familias ricas no Sul se beneficiaram de ajuda humanitária do Governo do Brasil em outras épocas e agora propagam ideias para o combate dos filhos desta terra mais pobres. Isto pode desencadear coisas horríveis!

  150. LUIZ disse:

    O melhor de tudo isso é que foram esses que se dizem a elite econômica e intelectual do nosso País que vergonhosamente elegeram o então deuputado federal Palhaço Tiririca! #orgulhodesernordestino

  151. Thiago Freitas disse:

    Só pra contribuir com o debate> em se tratando de racismo, não há que se falar em raça branca, negra, amarela ou qualquer outra. Raça só há uma: a humana. Quando se diz que fulano cometeu crime de racismo se estabelece que a ofensa dirigida é tão vil que atinge a raça humana (como um todo) e não apenas determinado indivíduo ou um grupo deles.

  152. É vergonha!!!

  153. Aruan disse:

    Como já foi repetido algumas vezes aqui, a Mayara Petruso é realmente uma filha da putinha, que merece ser espancada de leve até morrer, porém, discordo do autor (ou autora, não sei) do texto quando ele menciona que apenas denunciando esses casos que o preconceito vai acabar.

    Isso sempre vai existir, independente do lugar. Não adianta querer extinguir, porque é um reflexo do país em que vivemos. Não adianta denunciar, pois vão vir novas Mayaras (por mais que seja bom, porque daí a vadiazinha toma no cu), pelo menos não se o propósito for erradicar o preconceito. Pra fazer isso, é preciso cobrar da nossa nova presidente um aumento na educação, para que as futuras gerações sejam poupadas de tamanha burrice.

  154. Line disse:

    Eu só tenho que rir disso… Estão dando a importância que esse assunto não tem. Se forem denunciar na justiça cada caso de homofobia, racismo ou xenofobia (o que é irônico porque é dentro do Brasil), creio que não vai ter advogado pra todo mundo e nem 24 horas que bastem.
    Fora que teve um nordestino dizendo “qualquer nordestino é mais trabalhador que um sulista.” Se isso não é preconceito, eu não sei o que é.
    Acho hipocrisia de muita gente, só isso.
    E eu não apoio o que ela disse, porque eu me dou bem com todos os nordestinos que eu conheço. São super gente boa. Inclusive eu me apaixonei uma vez por um cearense que ficou 2 anos conversando comigo.
    Mas vou ter que admitir que eu não gosto de algumas coisas relacionadas ao nordeste, como micareta e cia. Mas aí é gosto pessoal, não preconceito.
    Acho que a concepção de Nordeste que deveria ser mais explicitada. Eu tenho orgulho de ser gaúcha, e nem por isso sou preconceituosa.

  155. nordestino disse:

    Bom, isso ai com certeza eh FALTA DE RÔLA!! suco de piroca nessa cadelinha !!

  156. […] O preconceito ainda vive Muitos podem não conhecer quem é a pessoa da foto acima. Mas ela foi o ponto chave de uma discussão que rolou no […] […]

  157. Realmente, é inaceitável tal atitude. Ela deve ser punida, pois todos os Brasileiros merecem respeito. Não podemos compactuar com essas declarações preconceituosas e incabíveis.

    Parabéns pela atitude de denunciá-la. Farei o mesmo. Concordo com Marco devemos encaminhar ao Ministério Público.

    Valeu!

  158. Carlos disse:

    Maiara: Pode ser que no NE tenham pobres, passa fome, negros, magros, sobreviventes do bolsa esmola, mas não tenham dúvidas: DOS SÃO MAIS DECENTES QUE VOCÊ; Ou vc acha que puta é melhor que nordestino????

  159. […] de primeira em um dia de segunda. Segunda onde o Brasil já tem uma nova presidente. Segunda  onde o preconceito falou alto no Twitter, onde as pessoas ainda insistiam em defender suas idéias mesmo já tendo recebido a benção da […]

  160. […] Category: Crimes e Criminosos, Pouca Vergonha Do original em https://edhyghellen.wordpress.com/2010/11/01/o-preconceito-ainda-vive/ […]

  161. amigos, o que posso dizer sobre este fato vergonhoso é que este tipo de preconceito é simpesmente ridículo.

    Expressa o sentimento de ódio da classe dominante e eliticista brasileira e não pensem vocês que esta raiva toda é apenas com os nordestinos, sinto todo o ódio existente nestas pessoas aqui em minha cidade…

    Moro em Curitiba, sinto todo este preconceito simplesmsnte porque sou DILMA, vocês não imaginam o que tenho que ouvir quando digo que sou DILMA, muitas vezes fico quieto pra não ter que partir pra agressão, ou para evitar discussões inuteis, já que este tipo de gente sem argumentos lógicos, nunca vão tirar o cabresto…

    Sinto todo o preconceito quando ando pelas ruas de Curitiba (pois meu carro tem um adesivo enorme da DILMA, no vidro), vcs não sabem como são os olhares e manifestações destas pessoas, tentam constrangir e intimidar, mas “nuca ninguem vai calar a miha voz” nem minha forma de pensar!

    O ódio plnatado por estes que se dizem do bem, é uma coisa vergonhosa!

    aqueles que culpam os nordestinos pela eleição de Dilma, mando um dado aqui do meu estado! PARANÁ – Dilma venceu em 212 cidades por aqui. Serra, em 187. Portanto se não fosse a minha cidade (onde existe um alto percentual eliticista) DILMA VENCERIA NO PR!

    De qualquer forma lamento todo este ódio plantao pelos “do BEM”, conseguiram criar este clima de guerra idiota entre nosso país!!!

    Deixo uma grande frase que tinha colocado em meu blog, me referindo a nosso continente da América do Sul, mas que neste momento é bastante propício …

    “…que os irmãos sejam unidos, porque essa é a lei primeira… porque se entre eles brigam, devoram-nos os de fora”… “Martin fierro”

  162. Estou muito feliz com a repercussão disso. Ela achou que sairia impune após apagar o facebook e o twitter. No entanto, fomos mais espertos que ela. EU, como historiador que sou, tenho minhas artimanhas de detetive e consegui achar o Orkut dela facilmente. Após isso, vim aqui nesse blog divulgá-lo. Não deu outra: Petruso virou um tópico dos TTs. Virou matéria em vários outros blogs e até no G1.

    Muita gente, como o autor do blog e eu, a denunciaram. Provavelmente Mayara Petruso será punida de alguma forma e servirá de exemplo para as pessoas preconceituosas, racistas e xenofóbicas.

    Um abraço e obrigado pela atenção!

    • É isso aí, Leandro..

      Teria que ser assim sempre que víssemos coisas absurdas como essa…
      Valeu mesmo por sua colaboração nisso…

      Abraços

  163. neto disse:

    Lembremos também que o próprio ex-candidato Serra, em entrevista, já afirmou que o problema da educação em São Paulo eram os imigrantes (provavelmente fazendo referencia aos nordestinos).

    Isso vem de cima, é cultural. Cabe aos que estão no poder acabar com esse tipo de preconceito.

  164. Márcia disse:

    mayarapetruso@gmail.com

    ESSE É O E-MAIL DESSA VERME.

  165. Eu tenho orgulho de ser nordestina e vergonha de ser brasileira! Simples assim… Nordeste é uma nação, pobre, subdesenvolvida, sofrida, mas extremamente unida! Brasil é uma naçao, pobre subdesenvolvida, filha da puta e muito desunida!!!
    Nao adianta ter sentimento de uniao apenas na copa do mundo, tem que ser o tempo todo…. Se queremos fazer algo por essa patria filha da puta, vamos nos unir!
    Ah, desculpa os palavroes e radicalimos, mas é a forma mais facil de chamar atençao!

  166. Ademario disse:

    O povo não sabe que quem elege Dilma foi o sudeste… pois os votos do Nordeste não dão metade do que ela teve no sul, sudeste e centro-oeste. Isso é só pra garantir que não se deve colocar a culpa nos nordestinos, independente de quem use BF ou não.

    Sou baiano, professor, levanto às 6:00 da manhã e só retorno pra casa ás 18;00 pra me arrumar e ir pra faculdade. E me vem uma IMBECIL falar uma loucura dessas e por cima ainda tem pessoas que querem justificar suas atitudes pra lá de preconceituosas.

    O Brasil é um páis hipócrita e sim, cheio de preconceitos.

  167. Não sejamos hipócritas…

    Todo preconceito é detestável. Culpar uma determinada região pela vitória da Dilma é na melhor das hipóteses ingênuo.

    No entanto, precisamos lembrar que o PT de dilma é o partdo que criou a lei das cotas raciais nas universidades federais. Lei que, pura e simplesmente, discrimina pessoas pela cor da pele, a fim de conceder vantagem.

    A vitória desta pessoa não é culpa de nenhuma região. É o reflexo da ignorância que impera nos quatro cantos deste país.

  168. Vanessa disse:

    Essa menina com certeza além de BURRA,covarde, preconceituosa e analfabeta (escreveu “Frio” com u Friu) kkkk… com certeza deve ser muito lisa, porque não tem a menor idéia do que é o Nordeste, e o que ele representa para o País, não sabe ela de que com certeza é um dos lugares mais maravilhosos do Brasil com pessoas, cultura e belezas naturais sem igual no mundo, é bom lembrar que sem o Nordeste São Paulo não seria nem de longe o que é hoje, que nossa região é riquissima no Turismo, Petroleo, cana de açucar, arroz, etc…que a nossa economia cresce mais que a média Brasileira,e para ela se calar definitivamente aqui vai o nome de muitas cabeças pensantes do Brasil, todos nordestinos: Chico Sciense, Nação Zumbi,Caetano Veloso, Chico Anisio, Renato aragão, Maria Bethania, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Luiz da Câmara Cascudo, Gal Costa, Lula, Jorge Amado,José Wilker, Wagner Moura, Vladimir Brichta, Glauber Rocha, João Gilberto, José Agripino Maia (DEM),Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Claudia Leite, Nana Caymmi, Dominguinhos, Fagner, Falcão, João gilberto, Lenine, raul Seixas, Oswaldo Montenegro, Marco Nanini, Arlete Salles, Lázaro Ramos, Tadeu Mello, Fabiana Karla, Guel Arraes e muitos e muitos outros, e que fique sabendo ela que duvido muito que exista um Paulista que não tenha o sangue nordestino correndo nas veias, duvido mesmooooo….va estudar menina oca e burra, desprovida de neurônios!!!!

  169. AMANDA disse:

    FUCK YOU!!!!!!!!! parem de querer colocar a culpa no Serra e no PSDB e tentem começar a colocar a culpa na MEDIOCRIDADE e IGNORÂNCIA da mente humana.

  170. Luana disse:

    Sou nortista e com muita tristeza vejo que somos tão imbecis em nos diferenciar seja por cor, raça, credo…somos TODOS SERES HUMANOS!! Viva os animais dito IRRACIONAIS!!!

  171. Laila Andrade disse:

    Realmente, nós nordestinos, não temos que no sentir ofendidos pela ignorância alheia, quem tem preconceito que se cure, é uma doença.

    Porém, preconceito não é liberdade de expressão, é crime mesmo.
    devemos tomar as medidas judiciais cabíveis.
    Hoje em dia é fácil rastrear IP e a Internet não é mais uma “terra de ninguém”. Os crimes que são cometidos aqui estão passíveis de processo.

  172. rapariga safada despeitada.

  173. PTista Pilantra disse:

    Vão trabalhar bando de sangue-sugas… Estão aqui reclamando a vida por que são sustentados pela bolsa esmola.

    Façamos o seguinte: Damos a Amazônia a quem quiser ficar com o Nordeste. Será que a Venezuela aceita?!

    Chega de trabalharmos para sustentar um bando de vadios!!!

    • Cada um tem o direito de pensar como quiser.
      Mas vou te dar apenas uma dica: Faz uma pesquisa pelo histórico do Brasil. Mas faça uma pesquisa séria mesmo.
      Verá que o Brasil deve boa parte de seu crecimento muito mais ao nordeste e ao norte do que as outras regiões.

      Outra coisa que tenho que falar é que a liberdade de expressão é um direito previsto em nossa Constituição.
      Porém, vale lembrar que a Constituição diz que:

      Art 5º – IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

      Mayara Petruso errou muito ao se manifestar da maneira que fez. Mas ela não fez isso no anonimato.

      Já você está ferindo a Constituição Brasileira.

      Já deixo de sobre aviso. Qualquer outro comentário anônimo não será mais aceito.
      Grato pela compreensão de todos.

    • Enilson disse:

      O Nordeste é simplesmente a região mais importante do Brasil.
      Já pensou quem produz os alimentos que todos os dias vão a tua mesa?
      Pois pessoas que por não ter as mesmas oportunidades que vc tem em passar o dia vasculhando e demoralizando pessoas na internet, dão o maior duro para poder ter uma vida mais humanizada.
      Pessoas que fabricamos jeans que vc usa e jura serem vindos da Europa ou EUA.
      Pessoas que apesar do êxodo rural colocam a cidade de São Paulo para funcionar fazendo os serviços mais importantes e que nimguém julga ser. Como a função de Agente de Limpeza juntando as suas e as minhas sugeiras…

      Pessoas que só querem ter o direitoa vida e a dignidade assegurados…

      Pessoas que moram na região com o pior IDH do Brasil mais que sempre lutam para ajudar os outros e que por ignorâncias como a sua continuam tendo que aceitar esta triste situação…

      Pessoas que não precisam ser respeitadas e sim VALORIZADAS nas suas peculiaridades…

    • o nordeste é a maior arêa do país.
      as maiores jazidas de minerio ficam no nordeste.
      o sul e sudeste são deficitarios e hoje tem como principal fonte de renda a geraçao de combustiveis (alcool /petroleo)
      doar a amazonia é a prova da sua ignorancia.

  174. Rodrigo.TL disse:

    Parabens pelo post e pela busca das informações dispostas aqui!
    Mas sinceramente, eu, como nordestino, não acho q pessoas de opinião tão desprezível, deva merecer a atenção que se estar dando a ela… Claro que se deve punir coisas deste tipo para que não voltem a acontecer, mas acredito que neste caso ela só vai ter uns minutos de fama.
    Sabemos que isso não é uma opinião geral do povo paulista, pois já estive em SP diversas vezes e nunca passei nem perto de nenhuma situação que envolva preconceito.
    Quanto aos nordestinos que se revoltam com este tipo de atitude, acho que não precisamos ter este tipo de reação. Não temos pq nos sentir inferiores pois nós que aqui vivemos sabemos o valor que se tem morar nesta região, o povo, as crenças, a cultura, as paisagens…
    Nordeste ficou atrasado pelo sistema que aqui se instalou durante muito tempo… mas que nunca é tarde pra correr atrás quando se tem um povo de fé (e aqui não falo de religião), mas fé de que podemos chegar onde quisérmos com a força do seu trabalho.

    • Obrigado Rodrigo pelo comentário…

      Eu até pensei em deixar isso passar. Eu vi tudo logo no momento em que começou a acontecer e não fiz praticamente nada, a não ser repassar para meus seguidores no Twitter a minha indignação com o post da Mayara.
      porém, ao acordar hoje senti a necessidade de falar isso pro Brasil todo e por isso fiz o post.
      Eu sou uma pessoa que já tive que passar por vários tipos de preconceito, muito ainda fazem parte do meu dia-a-dia.
      Por isso, senti que seria um erro enorme eu deixar isso passar em branco.
      Faço isso pra ver se mais adiante, ninguém mais precise passar por preconceito nenhum…
      Pode não ser agora, mas acredito muito nisso… Um dia poderão dizer que o Brasil é de verdade um país sem preconceitos.

      Abraços

      • Rodrigo.TL disse:

        Apoio sua causa! Divisões são inúteis ao país… Classificação de negros, mulheres, nordestinos, gays, evangélicos, ateus nunca trouxe nenhuma vantagem ao país… o trabalho e a união de todos é que vai mostar o resultado e a capacidade de um povo… quer alguns queriam ou não, todos deverão ter os mesmos benefícios proporcionados pelo Brasil…

        Pessoas como esta menina deveriam arranjar um emprego pra poder viajar e conhecer o seu país! Pois pelo visto ela não consegue sair do ciclo de mentes medíocres em que vive!

  175. luiz disse:

    Cara pena mesmo gente desse tipo talvez nunca veio ao nordeste, e fala coisas sem a menor vivencia.

    Em um comentario acima o individuo (axo q sem querer) argumentou q “pq ela mora em uma regiao mais rica…” bem o q é riqueza p vc´s? moro em natal, conheco o brasil quase todo e juro, n saio daki por nada! riqueza é ter violencia ? ter poluição? ter concreto e mais concreto? stress? ter riqueza é uma regiao ter um cidadao q n sabe o q é o mar?

    me adimiro quando chego em SP e um chegadoou outro fala e a seca? e na sua cidade tem o chao rachado e etc.
    todo estado e regiao tem seus pros e contras!

    concordo com o q um outro amigo disse ” é questao de cultura” digo pq conheco gente q por mais ruim q esteja axa que mora no paraiso.

    finalizo esse breve comentario com um convite! aos amigos do brasil, venhao ao nordeste, mais cuidado é capaz d vc n querer voltar mais p casa! rsrs 😉 grande abraço a todos

    • Valeu pelo comentário Luiz…

      Sou gaúcho, moro em são paulo e amo as cidades nordestinas.
      Tanto pela riqueza de cultura quanto pela garra de todos que vivem aí…

      Muitos ainda não se deram conta da força que existe nas regiões norte e nordeste.
      Costumam olhar a história do Brasil apenas pela visão da região Sudeste e Sul.
      Esquecem que aí em cima se batalha tanto quanto aqui embaixo.
      Se olhassem por esse prisma, veriam que não somos apenas sul, sudeste, centro-oeste, norte ou nordeste. Somos Brasil: uma união de culturas, lutas e conquistas…

      Abraços

  176. Roberta disse:

    Temos, como sociedade que não tolera mais esse tipo de atitude, que cumprir o nosso papel de cidadãos e denunciar. Para que se faça justiça e sirva de exemplo para ela e quem queima índio, bate em empregadas domésticas, ataca gays ou outras tantas barbaridades que vemos todos os dias.

    Vc pode denunciar aqui:

    http://www.safernet.org.br/site/

    “Logo que foi criada, a SaferNet Brasil se consolidou como entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, e tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal.

    Por meio do diálogo permanente, a SaferNet Brasil conduz as ações em busca de soluções compartilhadas com os diversos atores da Sociedade Civil, da Indústria de Internet, do Governo Federal, do Ministério Público Federal, do Congresso Nacional e das Autoridades Policiais.”

  177. Cida Costa disse:

    Até quando teremos que conviver com essa mediocridade.
    Podiamos unirrno-nos e levar fatos como esse às barras da justiça para que eles paguem de alguma forma ,pois é a única coisa que os afeta: responder a um processo criminal.

    • Obrigado pelo comentário Cida…

      Ela com certeza terá que responder muito… Várias foram as pessoas que fizeram denúncias contra ela.
      Agora não podemos deixar que outros passem impunes.
      Sempre que vermos algo errado, devemos denunciar o que está acontecendo.

      Abraços

    • Sim, Cida.

      O problema é que, no Brasil, a única forma de discriminação que de fato dá cadeia (e isso é o correto) é o racial, para com negros, e olhe lá. Temos que entender de verdade o que diz o Código Penal:

      Os crimes de racismo estão previstos na lei 7.716/89, de 5 de janeiro de 1989, e define o seguinte:
      Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (nova redação dada pela Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997)

      Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

      A Injúria Qualificada: depreende do artigo 140 do Código Penal, e consiste em ofender e/ou insultar alguém. O bem jurídico tutelado é a honra subjetiva da vítima, uma vez que o referido insulto macula a própria estima da pessoa, ferindo-a no conceito que faz de si própria.

      Aí, temos também a qualificadora do § 3 – “Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem”.

  178. Isso mostra o tipo de gente que perdeu as eleições com Serra. Claro que não são todos, mas muitos eleitores de Serra são preconceituosos, intolerantes e autoritários.

  179. Olá.

    Concordo plenamente com o que foi postado aqui e peço divulgação do seguinte conteúdo:

    http://hermanosebrazucas.blogspot.com/2010/10/raca-x-nacionalidade-33.html

    Um abraço, e vamos lutar contra essa falácia de que aqui não existe racismo/xenofobia.

  180. Ótimo post, maravilhoso e sincero. Parabéns!

    Ps: Acho que a Ignorante da Mayara vai perder o sono durante um bom tempo…

    • Obrigado pelo comentário Claudio.

      Pode ter certeza que ela já está enfrentando dificuldades.
      Durante toda a madrugada foi enorme a quantidade de reclamações qcontra os comentários dela no twitter. Tanto que ela apagou o perfil.
      Hoje ela já pediu desculpas no Orkut.
      Mas creio que isso não será suficiente pra que as pessoas a perdoem.

      Abraços

  181. Shaiene disse:

    Olá, gostaria de compartilhar um email que recebi na sexta-feira, em resposta a outros respondidos à todos (conforme histórico). O interessante é que após a ironia deste último, ninguém mais deu replay… O que será que os desmotivou?
    Vergonha, provavelmente…

    E.T.1: Aviso aos ignorantes de plantão (que há aos montes), o email é uma ironia, ok! E por isso mesmo que o texto é tão bom e coerente (pra quem captar o sentido, é claro).

    E.T.2: Apaguei os endereços de emails ante de postar (mas eram vários)

    Segue:

    —– Original Message —–
    From: Histórias da Maloca
    To: …
    Cc: …
    Sent: Friday, October 29, 2010 8:22 PM
    Subject: Re: RES: MARINA SE POSICIONA (26/10…..até que enfim)

    Gente !!!!!!!!!!! Quem é esse homem que está a direita de Gengis Khan ????????

    Que meda !!!!!

    Falando sério… eu concordo com tudo que o Sr. disse. Também sou a favor da pena de morte… inclusive eu sou a favor da morte sem pena !! Sou a favor do fuzilamento, da cadeira elétrica, acho que deveriam voltar a decapitar as pessoas em praça pública. Imagine que beleza… pegar esse pessoalzinho arruaceiro e baderneiro do PT e decapitar todos !!! Aquelas cabecinhas todas rolando, rolando… que maravilha…

    Concordo totalmente com o Sr. Nitroglicerina.
    Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Cansei dessa demagogia.
    Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares.
    A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega…
    Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de dinheiro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada.
    Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.
    Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou “empreendedor” no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família.
    Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito… Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça. Acreditem, minha filha contratou uma cozinheira e ela estava fazendo direito em uma faculdade particular pelo PROUNI !!! Que absurdo! Ainda mais era negra. Essa gentinha não se enxerga mesmo.
    Os aviões agora vivem lotados com este pessoalzinho que não sabe se comportar pois estão voando pela primeira vez. Agora os aeroportos ficaram pequenos para tanto avião e tanta gente.
    Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula…
    Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim…
    Vou votar no Serra. Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseria politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco… Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça? Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.
    Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. “Quero minha felicidade de volta.”

    Abraços… PODE ESPERNIAR, PODE SE RASGAR, PODE SE ACABAR… DOMINGO É DILMAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!!!
    ———————————————

    Subject: RES: MARINA SE POSICIONA (26/10…..até que enfim)
    Date: Fri, 29 Oct 2010 11:00:27 -0200
    From: …
    To: …

    Sra. Solange

    Não a conheço!

    Peço, por favor, que não me encaminhar mais nenhum email, pois me considero o suficientemente esclarecido para o que esta acontecendo no Brasil e pretendo com o meu voto tentar fazer a diferença para combater o que esta acontecendo hoje.

    Posso não ganhar, posso me desiludir, mas vou sempre colocar a cabeça no travesseiro e dormir melhor do que você, a não ser que você seja do esquema deles, eu sou honesto!

    E melhor calar a boca sim, do que pedir uma atrocidade como esta.

    Não compactuo com a sua idéia ou de qualquer pessoa que apóia esta criminosa.

    O que acho ainda é que o Governo da Ditadura errou muito em não ter eliminado mais gente, que bom para o Brasil seria se tivesse acontecido isto!

    Espero que a Senhora possa refletir muito bem o que esta pedindo e se pergunte um dia se valeu a pena.

    Não queira ferir nossa inteligência, não estou a venda!

    Obrigado,

    Uchôa
    ——————————————–

    De: Solange Borelli [mailto:…]
    Enviada em: sexta-feira, 29 de outubro de 2010 10:00
    Para: …
    Assunto: RE: MARINA SE POSICIONA (26/10…..até que enfim)

    Preferimos não nos calar.

    Amigos, claro que sabemos que a maioria não quer se envolver. Sabemos que ninguém quer parecer bobo, e a moda agora é chamar de bobo quem acredita em política. Todos querem parecer espertos, morais, éticos, críticos e inteligentes.

    Sabemos que ninguém quer parecer ingênuo e iludido diante de tantos escândalos batendo – por meio da mídia – à nossa porta. Mesmo quando dentro dessas mesmas portas nossas vidas tenham mudado e melhorado.

    Queremos estar cheios de certezas e canalizar nossa vontade de mudança para alguma ação que se contraponha ao que não concordamos.

    E estamos aí, diante de uma eleição crucial para o futuro do nosso país e nossa ação concreta se traduzirá em votos e esses votos se traduzirão em ações de um governo eleito democraticamente.

    Estamos te convidando a pensar na seguinte questão: a democracia que se traduz nos votos não é reflexo de uma democracia que exista nas formas de fazer as campanhas e conquistar esses votos.

    Há duas campanhas em andamento. É possível que você acompanhe mais uma do que outra e é até mais provável que você queira ignorarar as duas. É um direito seu, mas é também uma forma de passividade.

    A questão é que essa passividade – às vezes revestida de nojo – também está sendo usada como uma forma de fazer política. Ser passivo nesse momento é ser útil a alguém que lucra com sua passividade.

    Há duas campanhas e dois projetos de Brasil em questão, sua passividade não vai trazer um outro Brasil para você viver. Será um ou o outro. No dia 31, mesmo que você vote nulo, um dos projetos sairá vencedor.

    Motivos para descrer da política, todos temos de sobra.

    Motivos para horrorizar-se diante da corrupção e do descaso com que é tratado o cidadão brasileiro, não nos faltam.

    Por outro lado:

    Motivos para acreditar que a passividade possa alterar essa realidade, é que não encontramos.

    Motivos para acreditar que há outra saída que não seja o embate político de idéias, é que não encontramos.

    Motivos para acreditar que a decisão individual do voto nulo vai excluir você das consequências coletivas do resultado das urnas, é que não encontramos.

    Sim, os resultados dos governos são sempre muito diferentes das promeças e esperanças anteriores às urnas.

    Por isso, ninguém quer se envolver, ninguém quer se comprometer e ser responsável por qualquer das escolhas.

    Ninguém quer ser responsável por nada. Mas com isso conseguimos de volta apenas o que entregamos: nada.

    Entregar alguma coisa, um pequeno esforço – pequeno que seja: votar, defender uma idéia implica responsabilizar-se e comprometer-se com o resultado coletivo de nossa entrega individual.

    Mas acontece que se os resultados não forem plenamente perfeitos seremos então os “bobos que acreditaram, que se entregaram, que se comprometeram, que votaram”. Ninguém quer ser bobo.

    Ser esperto é ser do contra, é não acreditar em nada, é seguir a onda das críticas que parecem mais contundentes ou de onde vier a gritaria mais forte. Assim, continuaremos passivos e ligeiramente vencedores, espertos e com razão.

    É sobre as críticas e a gritaria que viemos falar. Sobre seu teor, de onde elas vêm e como elas nos chegam.

    Claro que muitas falhas e descontentamentos foram produzidas pelas gestões do PT em muitos lugares e no âmbito Federal em muitas áreas. Qualquer um sabe disso. Todos nós sabemos.

    Mas gostariamos de convidar você a pensar de onde as críticas estão vindo, como são produzidas, como nos chegam e servindo a que propósito.

    As críticas chegam de todas as partes e são necessárias e importantes. Mas não seria necessário e importante que aqueles que desejam transformar essa crítica em proposição política de oposição com vistas nas urnas tivessem feito algo melhor quando tiveram a chance? Mesmo considerando todas as falhas e todos os escândalos sobre os quais você foi fartamente informado, você se lembra mesmo de ter vivido melhor? De ter o crédito que tem hoje? De ter visto o desemprego em índices tão baixos e o crédito para compra de moradias tão fácil? Você se lembra de algo parecido com isso?

    Claro que uma coisa não compensa a outra. Corrupção e escândalos não podem ser compensados por crescimento econômico, crédito, custeio de casas proprias e geração de empregos. Mas você acha mesmo que o candidato e o partido que se apresenta como oposição está isento de corrupção e escândalos e que pode garantir o que já foi conquistado? Quanto à corrupção e escândalos basta procurar um pouco, quanto às garantias das conquistas sociais basta lembrar que nehuma das gestões do candidato ou de seu partido em qualquer âmbito teve o Social ( diminição da miséria, emprego, crédito popular ) como como foco principal.

    As críticas são produzidas em muitas fontes o que é bom e democrático. Mas você não acha que quando a crítica vira negócio ela perde em qualidade e isenção. Quando um governador destina em 2009, ano pré-eleitoral 313 milhões para a verba de propaganda, quando faz sem licitação o maior contrato do Brasil de assinatura de revista e jornais, não está comprando a crítica para sair candidato depois? Ainda, a crítica que se vende barato ou que se venda e cega para os possíveis acertos do criticado ou até para os possíveis defeitos do seu comprador, merece mesmo sua credibilidade?

    Sabia que pensando nisso, pensando em você – que sabe que a mídia tradicional é venal – exatamente para você, foi criado na campanha de oposição um novo instrumento: uma equipe especializada em divulgar calúnias, piadinhas, achincalhes e etc para serem distribuídos por e-mail para todo o Brasil desde o início de 2009. A equipe especializada tem 1000 funcionários e pode disparar até 152 milhões de e-mails por dia, é capitaneada por Eduardo Graeff. Você já deve ter recebido muitos desses e-mails. Ali não há crítica, não há análise, não há nada, apenas achincalhe e tentativa de “horrorizar moralmente” a classe média, você.

    As críticas nos chegam por e-mail. E as análises onde estão? As reflexões sobre o Brasil que melhorou e no que pode continuar mudando, onde estão? Não estão em lugar nenhum, nem nos e-mails nem na mídia tradicional, só podem ser construídas por você e pela sua rede virtual – mesmo sabendo que em todos os sites de relacionamento há “trols” – funcionários treinados e pagos para canalizar o ódio dos mais sucetíveis contra quem tentar defender ou ponderar as ações do Governo atual. Você já recebeu esses e-mails, são tantos e tão profissionalmente bem feitos que não saíram de pessoas comuns que dicutem e se colocam politicamente. São profissionais treinados para o ataque, sem nenhum fundamento crítico ou respeito à verdade.

    As críticas servem a um único propósito: devolver a Presidência do Brasil ao PSDB-DEM, mas isso não é apenas um “gosto” político ou desejo de uma “estética diferente” para o poder. O propósito é outro, muito maior e perigoso: aprofundar a terceirização do Estado como o que já acontece em São Paulo na Saúde ( Lei 14.132/2006, proposta por Serra ). Essa Lei repassa às Organizações Sociais Privadas ( OS ) os deveres do Estado. Além de muito bom negócio para as empresas privadas que recebem MUITO do Governo para oferecer nada à população, nós – os contribuintes – perdemos qualquer possibilidade de enfrentar a situação. Nós não votamos para presidentes de Organizações Sociais Privadas, votamos? Não, nós votaremos para Presidente do Brasil. Você vai votar.

    A idéia de Serra é terceirizar a Saúde, a Educação, a Cultura, a Ação Social, o Esporte e o Meio-Ambiente ( isso já está em andamento em São Paulo! ). Ficaríamos na mãos das empresas e sem nenhum instrumento de defesa como é o caso da telefonia. A quem você pode recorrer das suas contas absurdas, dos erros cometidos, das falhas, das cobranças indevidas, dos preços elevados? A ninguém. Resta a você apenas ficar pendurado horas escutando musiquinha e digitando números após comandos eletrônicos destinados a fazer você desistir de reclamar. Você pode imaginar isso na Saúde, na Educação, na Cultura, na Ação Social? Isso não te procupa?

    Em São Paulo já está instaurado o apartheid da Saúde ( duas filas: SUS e Particular ) é preciso te informar qual é a maior e a pior atendida? Sim claro, nunca foi boa a Saùde Pública no Brasil e temos que ir para cima do poder público para que esse estado de coisas mude, mas se deixarmos que se terceirize Saúde, Educação, Cultura, Ação Social, Esporte e Meio-Ambiente, não teremos mais Estado para “ir para cima”, não teremos como “votar para mudar”, nenhum de nós terá como discutir as ações da Secretaria da Cultura/Saúde/Meio Ambiente/Esporte/Ação Social – porque elas deixarão de existir e uma Organização Social Privada particular tomará seu lugar. A quem vamos reclamar? Como poderemos nos contrapor? Como poderemos interferir? Como poderemos votar esperando, mesmo que ingenuamente, mudanças?

    Sim, sabemos que o voto pode pouco e muito precisa ser feito para continuar construindo o país depois das eleições. Mas precisamos garantir que haja Estado para que possamos cobrar dele as ações que desejamos. Se deixarmos que o Estado seja destruído, terceirizado nas suas obrigações mais básicas – Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Ação Social – não teremos a quem reclamar quando chegarem à mãos dos estudantes cartilhas contendo mapas com “dois Paraguais e nenhum Equador”, informando que Colombo chegou à América em 1942 e não 1492 e etc – esses exemplos foram retirados das “cartilhas terceirizadas” da educação em São Paulo. Quando os professores forem terceirizados, ninguém mais vai reclamar ou sequer ficar sabendo, os professores se calarão por medo de perder o emprego na empresa particular que irá gerir a Educação “Pública”. O mesmo acontecerá na Saúde, na Ação Social, no Meio Ambiente, na Cultura e no Esporte – para começar a terceirização do Estado.

    Não fique passivo diante disso. Vote contra isso. Conquiste votos contra isso. Ou apenas permaneça passivo e impotente como cidadão, como já fica quando reclama ou desiste de reclamar de sua conta de celular, telefone ou banda larga. Mas fique passivo e sabendo que será a Educação, a Saúde, o Meio Ambiente, a Ação Social e a Cultura que estarão em do outro lado da musiquinha.

    Nós prefirimos nos manifestar e pedir o seu voto em Dilma Rousseff para Presidente do Brasil no dia 31 de outubro.

    Quem somos nós?

    Aqueles que ainda querem ter um Estado Brasileiro para continuar construindo.

    Solange Borelli

    msn: …
    ——————————————–

    Date: Thu, 28 Oct 2010 15:41:42 -0200
    Subject: Fwd: Fw: MARINA SE POSICIONA (26/10…..até que enfim)
    From: …
    To: …

    ———- Forwarded message ———-
    From: JOSÉ PARZIALE
    Date: 2010/10/28
    Subject: Fw: MARINA SE POSICIONA (26/10…..até que enfim)
    To: ALESSANDRA PARZIALE

    repassem urgente

    —– Original Message —–

    From: …

    To: …

    Sent: Thursday, October 28, 2010 2:12 PM

    Subject: Fwd: MARINA SE POSICIONA (26/10…..até que enfim)

    MARINA SE POSICIONA..

    REPASSAR URGENTE PARA TODOS OS SEUS CONTATOS…

    ATÉ QUE ENFIM !!!!!

    DIVULGUEM!!!

    Marina se posiciona: Brasil não pode ser entregue a quem não conhece
    26/10/2010

    por voudeserra45

    Via Estadão

    Marina ataca biografia de Dilma e diz Brasil não pode ser entregue a ‘quem não conhece’
    Em campanha no Sul do País, a candidata Marina Silva, do PV, fez críticas em relação ao desconhecimento geral sobre a biografia da candidata do PT, Dilma Rousseff. Em café da manhã em Curitiba nesta quinta-feira, 26, com lideranças do PV paranaense, Marina pediu ao povo brasileiro que “pense duas vezes” antes de fazer suas escolhas.
    “Que o povo brasileiro pense duas vezes antes de entregar o futuro do Brasil para quem não conhecemos direito”, disse ela.
    Marina fez uma comparação entre algumas figuras da política nacional para questionar a experiência de Dilma.”Nós conhecemos o presidente Lula, a gente conhecia o Fernando Henrique Cardoso, a gente conhece o Serra – eu discordo dele, mas conheço. O povo pode até discordar de mim, mas me conhece. Eu estou aí há 16 anos na política nacional”, afirmou Marina.
    E em seguida concluiu: “Mas, com todo respeito à ministra Dilma, nós não conhecemos ela nesse lugar de eleita. Conhecemos como ministra de Minas e Energia, da Casa Civil e até respeitamos o trabalho dela, mas daí a ser presidente da República?”.
    Ainda na mesma linha, a candidata do PV ironizou, sem citar nomes, a indicação que Lula vem fazendo em favor de Dilma. “Quem aqui que se casa só por que chega alguém e diz: ‘casa com esse moço, é uma maravilha de moço’? Não, a gente quer conhecer a pessoa primeiro, não é isso?”

  182. […] dias mais lindos da história da democracia brasileira. Mais lindos da minha vida.  Que vergonha Mayara Petruso, que vergonha São Paulo, que vergonha vocês aí do Sul, que vergonha Brasil. Que […]

  183. neto disse:

    É lamentável o que esta pessoa e outras falaram sobre os nordestinos. Isso apenas mostra como ainda há pessoas ignorantes no mundo. Isso me lembro o nazismo de Hitler. O que essas pessoas propagam não é nada diferente do que ele propagava. Isso tem que acabar! Espero que ela se dê conta da besteira que ela falou e que responda por seus atos.

    Às vezes acho que isso tudo é culpa dos próprios políticos que propagam essa imagem do Sul ser mais rico. Tenho absoluta certeza que o Sul/Sudeste não seria rico como é se não fosse pelo Norte/Nordeste e lembremos, como disse nosso amigo em um comentário lá em cima, que isso é fruto do descaso com nosso região do Nordeste, assim como o do Norte, durante os governos anteriores. Há estudos que comprovam que essas duas regiões foram esquecidas pelo FHC, por exemplo. Viva ao Lula por trazer mais igualdade ao nosso Brasil. Esperemos que Dilma dê continuidade nesse processo.

    • Valew pelo comentário Neto…

      Muitos só lembram de criticar a região norte e nordeste, mas esquecem que essa é uma cultura de longa data.
      Não veem que essas duas regiões só tem melhorado com o governo atual.
      Esquecem de que temos acesso às informações.
      Basta puxar a ficha dos dois últimos presidentes e fazer uma comparação de como governaram o Brasil nesses anos e qual a atenção que deram à essa duas áreas…

      Abraços

  184. Elias Freitas disse:

    Esse povo mais parece a juventude nazista na época do holocausto, puro ódio e preconceito, além da inveja.

    Eu só queria encontrar um paulista que tivesse coragem de me chamar de vagabundo na minha cara. Aliás, queria ver o sulista que é mais trabalhador que qualquer nordestino.

    Acima desse preconceito que você gritam escondidinhos atrás do pc, está a nossa vitória e o sentimento de que na verdade, isso tudo é pura inveja.

    • Sulista disse:

      Eu não só diria pra você como apontaria a pistola no meio da sua testa e apertaria o gatilho !

  185. Antes de ter sido um comentário xenófobo, trata-se de concepção de vida baseada neste triste aspecto. Não importa se seja com negros (meu caso), indígenas, nordestinos, caucasianos, whatever, todos somos iguais, independentemente da etnia, da classe social ou da função na sociedade civil. Lembremos que o antissemitismo nazista começou de maneira análoga, mas semelhante. Como disse Marley, “enquanto o homem vir, ao invés do brilho dos olhos, a cor da pele, sempre haverá guerra”.

    • Obrigado pelo comentário Mau júnior..

      Com certeza, muitos não lembram que essas pequenas atitudes é que deram início a grandes matanças que poluíram a história do mundo.
      Ainda há a necessidade de que as pessoas entendam que por mínima que pode ser uma atitude, ela pode influenciar positiva ou negativamente na humanidade.

      Abraços

  186. Nayara disse:

    Eu fico impressionada como o Brasil pode se dividir dessa forma depois de uma eleição. O que mais me deixa triste é ver essas declarações de pessoas que pensam ser donos da verdade só porque tem condições mais favoráveis ou até mesmo fingem fazer parte da elite. Tenho que concordar com uma declaração acima: ”São Paulo não é o sudeste inteiro. Muito menos o Brasil inteiro.” Eu moro no Sudeste e sinto orgulho em dizer que fiz parte da massa que elegeu Dilma presidente. Não votaria em Serra de forma alguma pois não quero ver o Brasil retroceder. Lula fez em 8 anos o que presidentes anteriores não conseguiram fazer em tempo maior. E quanto a esta Mayara Petruso, que não saia impune destas declarações.

  187. rafael disse:

    Não sou a favor de matarmos todos os nordestinos, mas na minha humilde opinião, foda-se a região norte e foda-se a região nordeste. LIXOS e ATRASOS !

    • Caro Rafael,

      Se essas regiões estão tão atrasadas como você diz é porque até então, ninguém havia olhado para o lado delas…
      Apenas o nossos atual presidente decidiu ter uma campanha séria de apoio a essas regiões. Enquanto os outros decidiram ignorá-las.

      Nos útlimos 8 anos, essas regiões cresceram tanto quanto as outras… Em alguns setores, chegaram a crescer mais do que São Paulo, que é a cidade mais rica do Brasil.
      Isso não teria acontecido caso o nosso presidente tivesse agido como os anteriores.

      Todas as regiões são importantes para o desenvolvimento de nosso país. A partir do momento que ignoramos uma delas, estamos fazendo com que todas as outras acabem decaindo.

    • Denise disse:

      Os preconceituosos são tão fechados em sua burrice que sequer conseguem notar que a partir do momento em que houver melhores condições de vida para a população do Norte e Nordeste este povo, brasileiro como qualquer um de nós, não terá mais a necessidade de tentar sobreviver em outro Estado ou região do País!
      Ser humano deveria bastar para sermos irmãos.

      • Agradeço o comentário Denise.

        Pessoas que falam coidas do tipo que a Mayara falou esquecem que todos temos a mesma origem.
        Todos lutamos pelas mesmas condições.
        Se parassem para lembrar disso, provavelmente não falariam esse tipo de coisas…

        Abraços…

  188. Ana Carolina Castro disse:

    Paulistas que concordam com essa guriazinha devem se lembrar que a mao de obra que construiu Sao Paulo veio, praticamente, do Nordeste. Além disso, estao querendo condenar os nordestinos por votarem na sucessora do único presidente, em séculos, que olhou praquela regiao com um pouco mais de atencao.
    Nao bastasse, Dilma venceu no RJ e em MG também. E também no RS. Ou seja, só em Sao Paulo, “capital do Brasil wannabe” que nao. Sao Paulo nao é o sudeste inteiro. Muito menos o Brasil inteiro.
    E o mínimo que deveria acontecer com essa menina é ela ser presa, ou nao ter o direito de prestar prova da AOB ou algo assim.
    O pior ignorante é aquele que teve condicoes de sair da ignorância mas preferiu permanecer nela.

    • Concordo com você Ana…

      Uma pessoa que teve condições de ter uma escolaridade como a dela, não deveria ter um pensamento tão baixo e vil…

      Abraços…

  189. Vanessa disse:

    Adorei o que escreveu e eu também me inconformei com tudo o que li nesses últimos dias. Queria saber o pq a classe média acredita que tem mais informação sendo que as bases são a Globo e a Veja… eu tive que ler no meu fb que os votos deveriam ter peso de acordo com a renda… uma pessoa dessa deveria apanhar por achar que por ter mais dinheiro tem mais direito que o outro. Quem mais precisa do governo não são os que têm dinheiro e sim quem não tem. As pessoas não conhecem o programa Bolsa Família e criticam com as opiniões pré-formadas e pré-estabelecidas pela massa e vai passando adiante sem procurar base de informação. Obrigada por compartilhar e nos deixar juntamente inconformado com os comentários medíocres e preconceituosos. Compartilho de tudo que você falou…

    • Obrigado pelo apoio Vanessa…

      Infelizmente temos que ouvir coisas que nos fazem perceber que o preconceito aind existe.
      E o pior é que parecia que isso não era algo tão grande assim… Mas infelizmente eu e muitas pessoas nos enganamos…

      O preconceito existe sim… E numa escala enorme..

      Mas se não deixarmos passar em branco sempre que presenciarmos uma atitude dessas, quem sabe um dia podemos erradicar isso de vez…

      Abraços

  190. rei de souza disse:

    algumas pessoas usam do anonimato pra disseminar suas intolerâncias e revelar quão estreitas são! fico com pena! ainda mais quando o ídolo de pessoas como essas,os danilos gentilli da vida, acham engraçado e descolados tais piadas, aumentando o número de adeptos dessas pre conceitos! como o colega num comentário aqui falou, é uma cultura isso! uma cultura cultivada por quem acha que tem noção e está evoluido pra dizer o que todos pensam mas ninguém tem coragem! e é uma pena… uma pena!

    • Avançamos muito hoje com o fato de mostrarmos que o preconceito não é mais válido.

      Infelizmente temos cidadãos, como os de alguns comentários postados aqui no blog, que não percebem que o preconceito existe em vários níveis.
      POdemos perceber que essas pessoas vivem com uma sub-educãção. Tem escolaridade, mas não tem o conhecimento necessário. O que é uma pena..
      Mas a democracia é assim.. Cada um pode expressar sua opinião.

      Abraços..

  191. […] um post neste blog, que captou as mensagens do usuário deixadas em várias redes sociais, pode-se constatar o […]

  192. Jonny disse:

    Poxa! ela não esta completamente errada…não deveria jogar no ventilador que nordestino eh isso e aquilo, mas que a grande parcela do povo que elegeu a Dilma, realmente eh deprimente, eh. Estão com fome e precisam do bolsa familia? Emprego voces nunca cobraram do governo ne? Eh facil fazer filho e ser bancado pelo governo sem trabalhar..compra de votos e ninguem ta nem ai.
    Muitos nordestinos são muito bons, trabalhadores, muito legais, mas a parcela que elegeu a Dilma, desculpe a sinceridade, mas eh uma cambada de vagabundo que quer ser bancando pelas outras regiões do Brasil.
    Boa Dilma, estrategia perfeita, de um pouco de dinheiro e uma cesta basica e ganhe votos.
    VAGABUNDOS!

    Que fiquei claro que não sou contra nordestinos e sim contra vagabundos que não querem trabalhar e fazem filho so pra ser bancado pelo pt.

    • Everton disse:

      concordo com você cara.

    • Jonny agradeço o fato de ter postado seu comentário.

      Mas tenho umas correções a fazer:

      1º O Bolsa-família não atende apenas a região nordeste e sim todo o Brasil. Eu sou do Rio Grande do Sul (um dos estados mais ricos do país), mas atualmente vivo em Piracicaba-SP e enquanto vivi lá no sul conheci muitas famílias que recebiam o benefício. Muitas das quais depois pararam de receber o mesmo pq conseguiram um emprego, após o bolsa-família ter as ajudado em momentos difíceis.

      2º Não conheço um nordestino pobre que não esteja em busca de emprego. O que se passa é que muitos não conseguem devido justamente a esse preconceito.

      3º Generalizar as pessoas que se beneficiam do bolsa-família chamando-as de vagabundos é tão preconceituoso quanto a atitude da Mayara Petruso.

      4º O Serra prometeu aumentar o bolsa-família pra mais 15 milhões de brasileiros. Caso fizesse isso iria beneficiar inclusive pessoas que estão na classe média, possuem um emprego e um bom nível de escolaridade. As promessas dele em relação ao benefício foram maiores do que as da Dilma.

      Pensa um pouco a respeito, ok?
      Abraços

      • Jonny disse:

        Cara, não tenho nada contra nordestinos, ja falei, mas tenho sim contra petistas.
        Petistas são burros, petistas são vagabundos, generalizei? Puxa, que pena, mas eh a verdade!
        Desculpe, mas voces que votaram na Dilma apertaram o botão foda-se brasil na urna.
        Quando comecarem a serem criadas as clinicas especializadas em aborto, pode ter certeza, voces serão os responsaveis. Anote a taxa de abortos hoje e comparem daqui 4 anos, ok?
        Outra coisa, caridade EU FACO se EU quiser, ou seja, tirar o meu dinheiro pra usar num programa de compra de votos eu realmente não aceito.

        Ate mais,
        Jonny

    • Não sou cego disse:

      Johny, Everton e amigos.
      Vamos só fazer uma conta: Se todo pobre votasse na Dilma e todo rico votasse no Serra, nesse brasilzão de meu deus, teria dado 90% x 10% pra Dilma. isso é matemática.

      Dilma ganhou no Rio, em Minas. Estados ricos. Mas a culpa é do nordeste?

      E só pra completar, vejam outra matemática. Se o tão odiado nordeste NÃO EXISTISSE, a Dilma tinha ganho tb. mais apertado, mas ganharia. Então transfiram o odiozinho de vocês pro candidato que não fez a frente necessária pra ganhar, ou aos amigos paulistas/paulistanos que preferiram ir tomar uisque com energetico em ubatuba em vez votar.

      Segue um textinho pra ler, se vocês gostarem de ler.

      http://blogs.diariodonordeste.com.br/roberto/dilma-seria-eleita-mesmo-sem-os-votos-do-nordeste/

      • Jonny disse:

        Oras, parabens pra voces então!
        Daqui 4 anos vejamos os resultados, todo imbecil nunca muda de opinião, se ela fizer um bom trabalho eu mudo a minha, desde que o imposto que eu pago não sirva pra sustentar vagabundo.

        Ah, os nordestinos que ajudaram a construir são paulo e outras grandes cidades são trabalhadores, não dependem de bolsa esmola.

        Sem mais, ate daqui 4 anos.

        Jonny

      • Carlos disse:

        Muitos eleitores paulistas da dilma são descendentes de nordestinos…

    • Camila disse:

      Olha…Vc se igualou a essa Mayara Petruso! Eu estou concluindo o curso de Medicina em uma universidade federal, não me considero uma VAGABUNDA e VOTEI SIM NA DILMA!
      Sou da parcela que elegeu a Dilma e não em enquadro nesse perfil que você pintou aí e nem concordo que esse seja o perfil dos eleitores da presidente eleita!
      Isso não é um problema de cada candidato! Eleitores desinformados e que vendem seus votos são uma marca da pobreza do nosso país, que vem sendo combatida e amenizada ao longo do governo atual.

      Enfim…Não vamos dar cabimento a esse tipo de situação, gente! Mesmo com opiniões contrárias, não vamos nos achar superiores a ninguém!!

      Vamos levantar discussões sobre respeito! É muito melhor!

      🙂

  193. Parabéns pelo texto, pela pesquisa e por postar o artigo com descrição e explicação. Parabéns também por não fazer parte desta corja que discrimina o nordestino por ter um pensamento diferente, ou simplesmente por votar.
    Olha, não sabia que em pleno século XXI um ser humano discriminaria outro simplesmente por morar num local diferente. O que mais me entristece é saber que essa fulana faz parte de centenas e centenas que cometeram a mesma atrocidade na noite de ontem.

    Fique com Deus e continue postando!

    • Valew pelo apoio Carla.

      Infelizmente o que ela falou chegou a ser retwitado por várias outras pessoas que pensam como ela.
      Quando eu soube o que ela havia feito e fui verificar já haviam repassado o teet dela 43 vezes.

      Mas nós estamos aqui pra mostrar que atitudes desse tipo não tem mais vez em nosso país…

      Abração..

  194. Christian de Sousa disse:

    Precisamos abrir um processo contra ela. Ela precisa ser presa. Estudantes de direito de plantão, como se faz para abrir um processo contra ela. Expliquem aí…

    • Obrigado pelo comentário Christian…

      Várias pessoas (eu estou nessa também) já denunciaram o que ela fez.

    • Mário Farias disse:

      Teria como abri um processo com assinaturas via internet,
      assim como aconteceu com o Ficha Limpa?

      • Olá Mário…

        O que muitos tem feito no caso da Mayara é denunciar nesse link: http://www.safernet.org.br/site/denunciar

        O SaferNet é uma associação onde você pode fazer denúncias de crimes cometidos pela internet…

        Acredito que seja possível sim fazer um abaixo-assinado. Mas não sei quais são os caminhos para isso e nem para quem encaminhar. Caso descubra, por favor, me avise que farei questão de divulgar isso aqui no blog..

        Abraços

  195. É realmente chocante as declaraçoes q ela fez
    Eu sou decendente de nordestino com muito orgulho e fico orgulhosa tbm por esse tipo de campanha q mobiliza o twitter
    Hj de manha li alguns tweets q diziam nao ao preconceito.
    o povo ta perdendo o medo e se organizando cada vez mais contra esse tipo de discriminaçao, isso é maravilhoso!

    Chega de repressao, muito boa materia, vamos trabalhar pra q cada vez menos esse tipo de estupidez [como a desse infeliz ser humano , Mayara Petruso] saia impune!

    #orgulhodesernordestino :]
    Parabéns pela materia

    • Obrigado Ray…

      Essa campanha contra o preconceito veio pra provar que nossa sociedade evoluiu muito.
      Não aceitamos mais que disseminem o ódio. Principalmente quando esse ódio é baseado em coisas tão futeis como o local onde alguém vive.

      Tenho orgulho de ser gaúcho, tenho orgulho de morar em São Paulo, tenho orgulho de visitar todo o Nordeste e conhecer as diferenças que existem em cada região do país.
      E acima de tudo tenho orgulho de ser brasileiro e saber que em mim há um pouquinho de cada pessoa do país todo..

      Vamos continuar levantando bandeira contra o preconceito e mostrar que não importa de onde viemos ou estamos todos merecemos respeito.

      Abraços…

  196. Anderson @nascimentoan disse:

    Acho exagerada a forma que falam dos nordestinos, existem pobres e analfabetos em todo país, é isso que os políticos querem, um povo burro é mais fácil de se manipular, sem educação, sem saúde, pagando juros e impostos absurdos.
    Existe gente que recebe bolsa familia no país todo, brasileiro se vende a troco de banana, é assim desde 1500.
    O jeito é fazer o voto uma opção, se você realmente se interessa pelo assunto, sabe o que esta fazendo , quer mudar essa p0**@ você vai votar em quem vale a pena, não em quem aparece do nada e te oferece R$50,00 por mês ao invés de um emprego .

    • Obrigado pelo comentário, Anderson.

      O mais triste realmente é que quem falou deveria ter esclarecimento maior.
      O que nós sempre esperamos é que com a educação tudo melhore.

      Infelizmente não é o caso da Mayara.
      Uma pessoa que estuda (estudou) direito fazer esses tipos de comentários com certeza não está preparada para viver em sociedade.

  197. O que me deixa mais chocada em tudo isso é que as pessoas não percebem que foi assim que o facismo e nazismo se instalaram. Que já temos milhões de guetos instalados e tantos outros milhões de rótulos, sendo que carregamos o mais pesado deles, que é o de sermos seres humanos.

    E outra coisa, ela falando tanto que Nordestino vai pra Sampa e tal, mas porque é que Sampa elegeu com mais de 1 milhão de votos um palhaço e Nordestino então??? Com certeza esse mais de um milhão de pessoas não são só nordestinos né?

    Lastimável tudo isso, pra dizer o mínimo!

    Abraços
    Patrícia

    • Obrigado Paty pelas palavras.
      O importante mesmo é sabermos que existe gente como nós que se indigna e não quer isso para o país…

      Se toda vez que virmos uma atitude preconceituosa, como a que Mayara Petruso tomou, denunciarmos será mais fácil combatermos esse tipo de crime.

      Abraços

    • Carlos disse:

      Muitos eleitores paulistas do tiririca são descendentes de nordestinos…

  198. Marco disse:

    Sou paulista e paulistano e estou enojado com essa criatura!! Esse dados que vc tem devem ser encaminhados ao Ministério Público de São Paulo. Isso é crime de racismo e é inafiaçável! Pode ser feito a denuncia anonimamente.

    • Todos esses casos de preconceito, não importa de onde se originem, são sempre muito negativos.
      A denúncia por minha parte já está feita. Fiz ainda durante a madrugada.

      Agora temos que fazer o mesmo com os casos semlhantes que vemos espalhados pela rede.

      Obrigado pelo comentário…

  199. Leandro Francisco de Paula disse:

    Achei o Orkut dela: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5297527789811807540

    temos que espalhar! Muito boa a matéria, parabéns!

    • Obrigado Leandro,
      Com certeza ela tem que ser denunciada.

      Não podemos permitir que pessoas assim fiquem impunes.

    • Fabio Morais disse:

      Tão anta que nem sabe escrever um pedido de desculpas decente. E há quem diz que essa topeira estuda Direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: