Úteis e Fúteis…


Mayara Petruso que ficou conhecida na internet por um post infeliz no twitter (leia mais em O Preconceito Ainda Vive) pediu desculpas por seus comentários no orkut dela.

Ela diz que a intenção não era de ódio. Que acabou atingindo um outro foco.

A verdade é que não importa qual o foco que queria atingir esse tipo de comentário gerou uma campanha anti preconceito na internet, o que mostra que o país não atura mais essas atitudes.

Obs: Eu mesmo cheguei a sofrer preconceito por ter declarado meu voto em Dilma Rousseff… Explico mais sobre o acontecido no post Preconceito e Vingança e também no post Reparação e Repúdio.

Obs²: Mayara Petruso irá responder na justiça por crime de racismo e por incitação pública de crime. Leia mais aqui: Mayara Petruso vai à Justiça

Anúncios

Comentários em: "Mayara Petruso pede desculpas" (102)

  1. gabriela disse:

    essa menina é ridícula, ela e o seu comentário. é péssimo ver o país com a população dividida, eu sou de são paulo e meus avós vieram do nordeste e tenho muito orgulho de tudo o que eles batalharam na vida para terem melhores condições. Agora vem essa patricinha metida a aroogante falando besteira? Mal sabe ela que antes do sudeste o nordeste que era o centro econômico do brasil, enquanto são paulo era apenas uma vila… o fato é que não existe isso de região mais importante, povo superior, me poupe. racismo é a coisa mais absurda do mundo, e vem logo de uma brasileira!!! antes de estudar direito, vai estudar um pouco da história do seu país!!!

  2. Tem uns caras aqui que postam cada besteira…imaginem um sao paulo so de paulistas.sera que o riquissimo estado de sp tem capital para pagar todos os imoveis que pertencem a nordestinos para que eles fossem embora,,NAO TEM.se os nordestinos tivessem que sair ,deveria sair tb todos os estrangeiros e descendentes deles,e serem indenizados tb.todo capital estrangeiro deveria ser recusado tb.sao paulo cresceu devido a estrangeiros diversos,pois quem sabe da historia de sp sabe que isso era tudo mato e gracas aos imigrantes estrangeiros isso tudo mudou.talvez paulistas legitimos sao somente os indigenas que foram roubados…sp nem governador que preste tem,essa lesma do serra perdeu de uma mulher que nem tradicao politica tem,nunca governou nada,fernando collor foi governador de alagoas depois presidente da republica,o serra foi governador de sp,e e odiado pelos funcionarios publicos de sp,pq ele e um merda ,incompetente e burro,paga todo mundo mal e tem uma policia sucateada e uma seguranca publica nas maos dos bandidos.e essa mayarae mais uma universitaria de porta de butiquim,o futuro da nacao,um futuro previsivel,futuros especialistas fajutos e vigarios.pessoas como ela causariam um novo holocausto ,….se nordestino fosse trouxa….,pois estao mais para guerrilheiros, e guerra ganha na certa…

  3. ESTRANHO ISSO TUDO. MATÉRIA DO BLOG BACALHAU, EM PRIMEIRA MÃO, NOTICIA QUE A MÃE DELA É DA BAHIA.

  4. Gladston Ramos disse:

    O que esse ser abominante postou na internet,nao diz a realidade do povo do sudeste, ela deve esta falando por ela e boa parte classe burguesa paulista que é o cancer da região sudeste.
    Amo meus irmãos nordestino, e o que seria do Brasil se não fosse essa brava gente,principalmente de São Paulo.
    Só espero que isso não fique impune, ta na hora desses cerebro de shoping center entrar na nossa realidade, e entender que em nosso pais não cabe pessoas como eles.

  5. Belo disse:

    Esta garota tem que ser interdiatada de acordo com o artigo 1.767 do código civil : “Os destituídos do necessário discernimento para a prática de atos da vida civil, assim como os que não podem exprimir sua vontade, são absolutamente incapazes (art. 3º). A incapacidade dos demais pode ser absoluta ou relativa, conforme o decreto de interdição (art. 9º, III). O artigo 1.772 do Código Civil prescreve: “Pronunciada a interdição das pessoas a que se referem os incisos III e IV do art. 1.767, o juiz assinará, segundo o estado ou o desenvolvimento mental do interdito, os limites da curatela, que poderão circunscrever-se às restrições constantes do art. 1.782”

    Logo em seguida deveria ser internada em uma instituição para doentes mentais pelo resto de sua vida.

  6. Carlos Alberto disse:

    Caros Amigos,

    Infelizmente no nosso país, vivemos ao redor de um ninho, Uma especie de “ditarura Politica” que ainda hipnotiza as ideias de muitos brasileiros. Muitos são seguidos por interesses financeiros, outros em troca de Midia pessoal e influencia social, e alguns mesmos que se deixam levar por aquela velha e tradição familiar dos anos dourados, que, como uma torcida de futebol, agarra-se no peito daquele time (o partido), e ama-te a aqueles jogadores (os politicos) do nascer até a morte.

    Sabemos bem que politica não funciona Assim. Criam Milicias politicas, grupos de Protesto, Alianças partidarias extremistas, como se fossem gang’s, grupos de torcida – assim com no futebol, batem e rebatem, xingam, humilham, matam – que doam o sangue por aquele seu “clube” de coração.

    Pois bem, Observamos que a Jovem em questão apenas não possui experiencia, ou mesmo ideias suficientes de perceber que devemos tratar politica como uma questão democratica, Apenas uma aliança Social, Moral e Ética que decidira o futuro da nossa nação, e por mais que aquele nosso “time” perca, devemos respeitar e levar em frente nossas propostas e disseminar as nossas opiniões para todos, e assim discutiremos em uma união que nos fará repensar as nossas expressões, e quem sabe mudará tambem o pensamento daquele Politico Eleito.

    A base do nosso crescimento, esta no respeito, na educação e Acima de tudo, na aceitação da derrota, e no respeito a vitória.

    Vamos la caros colegas, o Brasil esta mudando, acredito que para melhor, so depende de nós, e não de apenas um. Abraços.

  7. Guimas Méier disse:

    Ela é arrogante até para pedir desculpas por um erro tão absurdo e, de forma velada (se é que se possa chamar tal frase (“ESSA GENTE”) de valada), demonstra seu preconceito. Vejam que, depois das nojentas declarações dessa menina, nas quais ela desanca com os nordestinos, ela deveria redigir (ou melhor, pedir para alguém inteligente fazer isso pra ela, já que a mesma não possui capacidade cognitiva para isso, basta lermos seus posts em seu blog) um real e extenso pedido de desculpas. “Essa gente”, cara pálida! Essa gente é tão brasileira quanto você! Essa gente construiu a cidade que você tanto ama. Essa gente em nada deve se envergonhar. É você a vergonha1 Você, que se acha melhor que os outros por ser paulista, mas, que, no entanto, é quem está na boca do povo como alguém que denota uma postura despresivel!

  8. JUNIOR ALVES disse:

    SO TENHO UMA COISA A DIZER ,,GOSTARIA SIM QUE SÃO PAULO SE SEPARA-SE DO RESTANTE DO BRASIL ,,ASSIM IRIAMOS NOS LIVRA DESSE POVO MESQUINHO E ARROGANTE QUE SE ACHAM O DONO DO BRASIL ASSIM ELES MESMOS SE MATARIAM SOZINHO ELES PROPRIOS SÃO PROCONCEITUOSOS ENTRE SIM QUEM TEM MAS DINHEIRO SOU DIZEM ELES JA PENSOU UM LUGAR SO DE PAULISTA SEM PESSOAS DE OUTROS ESTADOS E ELES IRIAM PROCURAR BRIGAR ENTRE ELES MESMO,SE ACHAM IGUAL OU PARECIDO COM PAISES EUROPEUS,,,AI ESTA SE UM PAULISTA OU SULAMERICANO QUE FOREM DAR UM PASSEIO EM PAISES EUROPEUS OS MESMOS SE SOUBEREM JA DESCRIMINAM NO ATO ,,PRINCIPALMENT E PAULISTA –MAS A DE LEMBRA QUE ESSE POVO AI SÃO UMA MINORIA UNS 6 PERRAPADOS QUE ACABAM GANHANDO MIDIA ,,PORQUE O ASSUNTO E COMPLEXO E SERIO ,,,SÃO PAULO NÃO IRIA SOBREVIVER SOZINHA SEM OS POVOS DAS OUTRAS REGIOES ISSO NUNCA,QUERO PAGAR PRA VER,E OS QUE SÃO TRABALHADORES SÃO NA SUA MAIORIA FILHOS DE PESSOAS DE OUTROS ESTADOS OU NACIONALIDADES, MOTIVO ,,PAULISTA NA SUA MAIORIA SÃO PREGUIÇOSOS ,,EU ERA RESPONSAVEL POR UMA EMPRESA AI EM SÃO PAULO MINHA FUNÇÃO ERA AVALIA OS CANDIDATOS A CARGOS NA EMPRESA E OS PAULISTAS ERAM OS MAS FRACOS,VERDADE SEJA DITA VCS TEM QUE PARA COM ESSE BESTEIRA ,,,AFINAL DE CONTAS SÃO PAULO SEM BRASIL NÃO E NADA ,,,SÃO PAULO NÃO SERIA A POTENCIA QUE E HJ GRAÇAS AS PESSOAS QUE VEEM DE FORA PORQUE PAULISTA MESMO AMIGO EU CONHEÇO MUTO BEM,,AVALIEI EM 10 ANOS DE TRABALHO AI EM SP MAS DE 18 MIL PESSOAS APENAS 13% DOS PAULISTA FICAVAM ,,OS OUTROS 87% ERAM DE OUTROS ESTADOS ,,NUNCA TIVERAM CONPETENCIA E FICAM QUERENDO JOGAR A CULPA DE SEU PROPRIO FRACA-SO NAS COSTAS DE QUEM FEZ ESSE ESTADO CRESCER,MAS SINCERAMENTE CRIEM UM PAIS CHAMADO PAULISTA EUROPEU ASSIM VCS VÃO SE ACHAR MUITO MAS PARECIDOS OU IGUAL AO SONHO DE VC DE QUERER SER SEMPRE IGUAL A EUROPEUS ESTADO SENSACIONALISTA DE PLANTÃO A NÃO ESQUEÇAM QUE UM DIA TODOS NOS IREMOS MORRE E ESSA MERDA TODA VAI FICAR DO MESMO JEITO QUE ESTA E NUNCA VAI MUDAR,,E LA NO CEU TODOS NOS VAMOS ANDAR DE MÃOZINHA DADAS QUE BLZ ,,ABRAÇOS

  9. ariadne disse:

    O que mais me intriga é. Vamos parar com a hipocrisia? Vamos? O preconceito está inerente ao homem, já provocou guerra, já determinou mortes. Ele está longe do fim e cabe a nós mesmos, reprimi-lo. Quem nunca sentiu, que atire a primeira pedra. Isso deriva de uma infinidade de diferenças que o ser humano não consegue olhar, entender e respeitar. É de loira, de mendigo, de gordo, de nordestino, de mulher bonita, mulher feia, gente mal vestida ou arrumada de mais, é de pouca roupa, é de falta de cabelo, é de falar errado, é de guaguejar, é de quem vai na igreja tal, é de quem é de outra cor, ou de quem gosta de outra música, ou do homem que ama outro homem, ou de quem tem pouco dinheiro, é do cabeleireiro, da que só usa preto, ou mesmo daquele que tem o mesmo defeito que o nosso defeito, mas que fazemos questão de esconder….Não estou aqui pra defender, mas quem sou eu a dizer que eu ou mesmo você também não tem um preconceito???

  10. Paulistano disse:

    Mayara errou?
    Mas é claro que errou e muito.
    Mas, o que vejo são milhares de MAYARAS que se manifestam em caixas de comentários e em blogs, desta vez destilando os seus preconceitos xenofóbicos contra o POVO PAULISTA como se fosse nossa a opinião de MAYARA.
    Pelas palavras de muitos aqui, somo INÚTEIS PARASITAS que não fizeram outra coisa a não ser ficar olhando os NORDESTINOS trabalharem enquanto a nós cabioa o ócio.
    Toda essa indignação contra MAYARA e PRINCIPALMENTE contra o POVO PAULISTA perde a legitimidade a partir do momento em que se esteriotipa um povo e se generaliza a opinião de um como se fosse a de todos.
    Menos pessoal.
    Apoio incondicionalmente o vosso sentimento de ultraje, desde que eu e meus conterrâneos não sejam ultrajados da maneira que estamos sendo.
    Tratados como se fossemos cães sarnentos prontos para atacar e morder o primeiro nordestino que vemos pela frente.
    Volto a repetir: AS OPINIÕES DE MAYARA NÃO REPRESENTAM A OPINIÃO DA MAIORIA DO POVO PAULISTA, haja visto que, se fosse assim, não estariamos hoje casados com nordestinos e tendo filhos desta união.
    NÃO SE COMBATE XENOFOBIA COM XENOFOBIA

  11. eugenio barros pereira disse:

    A todo o Brasil: ” Seu dotô uma ismola, a um home que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão. ou então. ” Delmiro deu a ideia, Apolonio aproveitô, Getulio fez o decreto e Dutra realizou, o presidente Café, a usina inaugurou, E graças a este feito, de homens que valor,Meu Paulo Afonso foi sonho que se concretizou. Pasme senhora MAYARA PETRUSO, sabe que cantou em rposas e versos estas dua letras, madando o homem trabalhar para não viver de esmolas como alguns Paulista e ainda fez o meu nordeste ser uma região independente? Foi o Rei da Baião Luiz Gonzaga e ele não era Paulista, sabe o que ele era? Um pernambucano da região nordeste, um cabra macho. Agora me dá um Paulista, ja que teu estado foiconstruido pelos nordestinos. Voce sabia? Até acho que pelo seu nome Petruso, que não dá qualidade de brasileiro, mesmo assim acho que voce deve ter um pouco do sangue nordestino, porque nodestino em São Paulo mata a pau com as mulheres.

  12. Severina disse:

    Ho Mayara!!!!!! venha aqui no Nordeste, melhor ainda no Ceará, só para eu te mostra como é que uma mulher nordestina faz com patizinhas metidas como você…seguramos nos cabelos e arastamos esse seu rostinho bonito no asfalto e depois damos uma surra para você ficar uns dias de cama, há! e arancamos a lingua para apender a não falar mais besteiras…

  13. Hermano disse:

    Se eu fosse o pai dessa menina ia pra mídia pedir desculpa formalmente por má educado e criado esse monstrinho.

  14. Laiani disse:

    Eu fico indiginada,como pessoas baixas,burras,ignorantes,preconceituosas,infelizes,etc.Ainda se deixam ser alienado por preconceitos sem fundamentos,se ela deveria saber q o NORDESTE,ja foi a região de concentração de polo industrial,infelizmente pela ma administração hoje ñ é mais,como vc como estudante de direito ser uma pessoa tão baixa,tão preconceituosa,isso servi para vermos q os piores bandidos não são aqueles q estão na cadeis,mas aqueles q estão livres e se escondem,em fardas,diplomas e em status sociais,vc Mayara é uma vergonha para o nosso país.Tenho pena da sua vida,da sua limitação,da sua intolerância,nos moramos onde vcs vem passar as ferias,tenho orgulho de onde sou.
    Viva a sua vida medíocre !

  15. Nordestinando disse:

    Maiara, uma frase pra você acalmar esse seu coração amargurado:
    VAI TOMAR NO SEU CÚUUUUUUUUUUUUUUU.

  16. Leo.Nardo disse:

    Bendito sejam os que se dizem inteligentes, educados e fino e continuam a eleger o Sr. Maluf que já possui São Paulo como seu reduto.

  17. Rodrigo disse:

    Vagabunda!!! Dá o CÚ e a BUCETA!!!!

  18. Nordestino disse:

    Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
    Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
    Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

    Só porque nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro, Josué Montello, José de Alencar, Patativa do Assaré e Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
    Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

    E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes, Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano. Ah! E ainda Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

    Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura… Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…dentre tantos outros…E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

    Ah! Nordestinos…

    Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

    Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar. Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key.
    Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê! Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!! Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!

    Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

    Minha mensagem então é essa: – “Calem a boca, nordestinos!”

    [s]Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.[/s]
    Adaptado de José Barbosa Junior

    • Paulo H. disse:

      pena, pow garota vc ainda estuda! ( tem certeza? no lugar de teus pais investigaria se vc realmente está indo pras aulas.. . )

  19. bruninho santa rita-pb disse:

    ssssss

    • Felipe Borges disse:

      Acho que todas as pessoas com pobreza de espírito, como ela, são mesquinhas por natureza, tem dó da migalha do “bolsa família” e se esquecem da folha de pagamento dos políticos, dos grandes contratos (de mão beijada) com empresas estrangeiras. É, ir pelos mais fácil é mesmo mais fácil, coisa de Serra & Cia. Pobre menina.

  20. bruninho santa rita-pb disse:

    deixem a menina queta vcs tao se rebaixando como ela >>>>>…..patricinha mimada vc e tao linda mas tao burra minha irmam va estuda

  21. Velber xavier nascimento disse:

    Esse comentário desta burguesinha preconceituosa, reforça a importância da eleição da Dilma. Esse pensamento é o mesmo, mostrado entrelinhas, do Paulista Serra. Nosso nordeste sofreu durante todos esses anos de esquecimento, mas para os paulistanos é difíicl encara que o mairo presidente do Brasil é nordestina e ama seu povo de verdade. O senhor do atraso FHC, com suas muitas intiulações, deixou o pais do atraso, com economia fraca e sempre governou para os ricos. Agora o Grande estadista Lula, sem nenhuma diploma, mostrou como se governa seu povo, dando oportunidade para todos.
    Quem critica o bolsa família é porque nunca passou fome, nunca sentiu essa dor imnesurável que é não ter nada para comer. O bolsa família é um programa emergencial para dá comida a quem tem fome e não pode esperar.

    Paulistas vcs vão ter que nos engoli…

  22. José Augusto Esmeraldo Carneiro disse:

    Me apieda esta moça.
    deve ser duro para ela saber que o maior estadista que este pais já teve é nordestino.
    A Geyse do vestidinho cor de rosa virou celebridade e hoje fatura os bonos de seu acidente de percurso.
    Esta Mayara amargará os ônus de suas palavras e passará cabisbaixa diante de um nordestino por toda a sua vida.
    Coitada.

  23. Aline disse:

    Coitada dessa pobre alma, bastarda, filha da outra, sem cultura. Porque se ao menos tivesse lido a literatura brasileira para o vestibular, teria visto que a maioria dos autores da literatura brasileira são nordestinos. E o que seria do sudeste se não fosse o povo nordestino?
    É uma pessoa muito sem sabedoria. Se também tivesse observado o resultado das eleições teria visto que apenas as regiões sudeste, centro-oeste e sul seriam suficientes para eleger Dilma. É uma moça complexada, pobre coitada, abandonada. Nesse momento nem a família deve estar apoiando. E a mãe que pariu esse troço, o que deve estar fazendo a esta hora? Tenho dó e compaixão dessa gente.

    • Bahia disse:

      rsrsrsrsr, a mãe quem sabe, será que tem? será que veio de um ventre humano? um pensamento desse cara.

  24. Ismar Ernani de Oliveira disse:

    Infelismente ainda existem muitas pessoas preconceituosas em nosso país, tenho repulsa de pessoas que em pleno século 21 ainda destilam seu veneno contra o povo nordestino, fico indignado por estas atitudes descabidas, desumanas e extremamente preconceituosas.
    Espero que esta estudante possa ser punida exemplarmente pela justiça brasileira, me coloco no lugar do povo nordestino, povo este que eu tanto admiro e sempre defendi, tenho orgulho de ser brasileiro, muito mais orgulho de conhecer tantos nordestinos que caminham este mundão de meu Deus, dando exemplo de luta, dignidade e perseverança.
    Espero que a justiça possa se fazer presente em todas situações de preconceitos e discriminação contra quem quer que seja, não podemos ser coniventes com estas atitudes irresponsáveis e repletas de ódio e xenofobia.
    Que isto sirva de lição para muitos cidadãos deste nosso maravilhoso e auspicioso país que tem o mesmo conceito desta infeliz estudante -Mayara Petruso, nosso país tem uma divida enorme com o povo nordestino, com os afro-descendentes e outros .
    Um dia a Escola da vida vai mostrar a esta estudante que não se forma um caráter só na sala de uma universidade, dentro de uma mansão de um bairro chique, no ceio da família da burguesia que se interessa pelo lucro famigerado em detrimento do suor do trabalhador que é utilizado apenas como massa de manobra.
    Este mesmo preconceito que esta infeliz estudante destilou, foi semelhante ao que o Sr. José Serra, também destilou contra a apresentadora XUXA, quando se referiu a ela de forma discriminatória e preconceituosa, somente por ela ter concebido uma filha de acordo com seus conceitos humanos e consciente do ato que praticou, pois somente a mesma sabe do amor que depositou nesta concepção e o indelével sentimento que o nosso Criador lhe atribuiu.
    Deixo aqui minha indignação e minha repulsa por termos que conviver em pleno século 21 de opiniões degradantes, vexatórias e de extrema repugnância contra qualquer ser humano.
    Não da pra ficarmos indiferentes a estes fatos absurdos a sociedade brasileira precisa se fazer ouvir e a Justiça do nosso país tem que tomar as atitudes cabíveis o mais urgente possível.

  25. CANGACEIRO DO CEARA disse:

    Sra Hildete , UMA PESSOA QUE PENSA ASSIM NÃO MUDA E ELA NÃO SE ARRENPEDEU , ELA PODE ESTAR COM MUITO MEDO PELO QUE DISSE MAS ARREPENDIDA NÃO , SE ELA NÃO GOSTA DO NORDESTE DEVERIA SE MUDAR PARA ARGENTINA PORQUE LÁ TEM MUITA GENTE QUE PENSA COMO ELA , SABE COMO ALGUNS DELES CHAMAM OS BRASILEIROS , DE “MACAQUITO” E VOCÊ ACHA QUE ELES VÃO MUDAR?

  26. CANGACEIRO DO CEARA disse:

    EU QUERO QUE ELA PAGUE PELO QUE FEZ , EU TAMBÉM QUERIA ENCONTRAR COM UM DESSES “CABEÇA RASPADA” QUE ONDEIAM OS NORDESTINO E SAIR COM ELE NO BRAÇO , MANO A MANO PRA ELES SABEREM QUEM O NORDESTINO , PUTA QUE PARIU SE TEM UMA COISA QUE EU NÃO ADMITO É ESSE TIPO DE COISA , TENHO UMA SOBRINHA DE 4 ANOS E QUANDO EU VI ESSE COMENTÁRIO PENSEI NELA E PENSEI NA MINHA FAMILIA , SE UM DIA EU OUVISSE UM COMENTARIO DESSES PERTO DE MEUS FAMILIARES EU DARIA UMA SURRA NESSE INFELIZ SEJA HOMEM OU MULHER.

    QUE UM EXEMPLO DE NORDESTINO VOU CITAR APENAS 1 , ANTONIO RODRIGO “MINOTAURO” NOGUEIRA , O CARA NO QUAL EU ME ESPELHO .

  27. Dayane, Mayara,Aline disse:

    sua vadia quem é vc para falar dos nordestinos nos somos nordetisnos com muito orgulho…… vc e uma patricinha muito metida va estudar geografia falar da região nordeste sua burra,jumenta besta quadrada e desnaturada sp seria melhor se vc não existisse……burra ,perua e favelada va procurar a que fazer …….
    afinal quanto vc ganha para defender o serra 1real ou 05 centavos?

  28. Daniella disse:

    Essa guria é uma coitada,vagabunda!!!!NÃO HÁ DESCULPA QUE ELA PEÇA QUE MEREÇA PERDÃO!!!!Tenho até pena do destino dessa PUTINHA,VAQUINHA!!!ESSA CHUPADORA DE PAU!!!!Sou do RIO GRANDE DO SUL,mas digo:Não tem brasileiro mais humano,alegre,incrível,receptivo,do que o povo do nordeste….Tem que vir da PERIFERIA de São Paulo mesmo,né???VAGABUNDA!!!!Te cuida porque teus fulhos,senhorita,podem carsar-se com um nordestino…Teus netos nascerem com aqule sangue guerreiro que SÓ O POVO DO NORDESTE TEM,SUA PUTINHA,VAGABUNDA!!!!

    Saudações gauchas!

    • Hildete disse:

      CALMA

      SABEMOS QUE HOUVE UM ERRO.MAS UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO.PRA QUE XINGAR TANTO ASSIM?PRECISA BAIXAR O NIVEL?
      PENSO QUE ELA SE ARREPENDEU DE FAZER COMENTÁRIOS PRECONCEITUOSOS.ESPERO QUE ELA FAÇA UMA REFLEXÃO E APRENDA A LIÇÃO.QUE DEUS A TRANSFORME.

  29. “Essas pessoas” não foi bem o que eu esperava ter lido.

    Enfim,estou com pena dessa menina,entretanto,não acho que esse caso mereca ser deixado de lado,pelo contrario,deve-se dar o exemplo para milhares de outros jovens não fazerem o mesmo.
    Pensam que porque estão numa rede onde circula todo tipo de bobagem,podem se camuflar em fakes e denigrir a imagens de outros.Lamentável.

  30. Lauro disse:

    Como estudante de direito, ela deve saber que não esta acima da LEI

  31. Felipe disse:

    Agora vc quer pedir desculpa né sua vagabunda? dá vontade de esfregar sua cara no asfalto.

  32. aguiar disse:

    Mayara, vc e uma menina muito mimada, venha aqui pro nordeste pra sentir a pegada do nordestino…

    • vadia safada vai tomar no cù branca cadela . Torce tanto pro serra porq deve ta chupando o cacte dele vadia!!!!!!!!!!!!! (sou nordestina com muito orgulho).

  33. CANGACEIRO DO CEARA disse:

    MATAR NORDESTINO AFOGADO NÉ , EU QUERIA QUE O ROSTO DESSA MULHER FOSSE MAIS DIVULGADO E ELA VENHA DA UM PASSEIO AQUI NO CEARA PARA VER O QUE ACONTECE , OU ENTÃO VÁ LA NA PARAÍBA , EM PERNAMBUCO , BAHIA , PIAUI , MARANHÃO , RIO GRANDE DO NORTE , E DIGA UM COMENTÁRIO DESSE NA FRENTE DE UM CABRA DA PESTE PARA VER O QUE ACONTECE COM ESSA VAGABUNDA , SOU CEARENSE COM MUITO ORGULHO E QUANTO MAIS SURGIR RACISMO CONTRA NORDESTINO , MAIS EU VOU TER ORGULHO DE SER CEARENSE , TEREI MAIS ORGULHO DE MEUS IRMÃO BAIANO , MEUS IRMÃOS PERNAMBUCANOS , PARAIBANOS E ORGULHO DO MEU NORDESTE E DO BRASIL.
    O NORDESTE EXIGE DESCULPAS E QUE ESSA MAYARA PETRUSO SEJA PUNIDA .

    • filho de lampa disse:

      sou filho de nordestino, nasci em são paulo e já pedi minha cidadania Pernambucana, essa fela da puta não menina coisa nenhuma, queria que essa e um monte desses merdas falasse isso na minha cara, nunca encostei a mão numa mulher mas essa teria o maior gosto de enfiar uma porrada dekla e quem mais falar uma coisa dessa, até esses merdas de new nasista que ficam nessa de embalo americano, queria que me descem a oportunidade de encontrar um deses aqui no CTN, covidaria essa rapariga já que é corajosa falar isso aqui no CTN, e amigo cearence essa puta não merece conhecer o nordeste,

  34. TEM SULISTA BURRO DEMAIS. AINDA BEM QUE É MINORIA. SE ESSE GRUPO TEVESSE CONHECIMENTO PROFUNDO SABERIA QUE A REGIÃO AMAZÔNICA , QUE ESSE GENTA VIVE A DISCRINAR, VALE TRILÕES DE DÓLARES. ESTUDOS SÉRIOS E DE INDISCUTÍVEL CONFIANÇA, MOSTRAM QUE A AMAZÔNIA PODE DAR UM LUCRO DE QUASE DOIS TRILÕES POR ANO AO NOSSO PAÍS. REVISTA VEJA:

    Água, vida e muitos tesouros: com os devidos cuidados, a Amazônia aumentará as riquezas do país

    Se for mantido o ritmo de devastação da última década, a Floresta Amazônica estará liquidada em apenas mais cinqüenta anos. Esse é um bom motivo para desligar já as motosserras e parar com as queimadas. O fogo e o desmatamento desmedido pulverizam uma área superior à do Estado de Alagoas anualmente. Mas o aproveitamento econômico da região também exige que se pare com a destruição. Só o tamanho da Amazônia brasileira, que toma todo o norte do país, dá indicações ululantes de que ali há muitos tesouros a explorar. Arrancados aleatoriamente, esses benefícios são mal aproveitados, acabam custando caro e tendem a se esgotar junto com a própria floresta. Foi assim com todas as grandes iniciativas exploratórias já realizadas, da borracha, no começo do século passado, à construção da Transamazônica, há trinta anos. Mas deixar a riqueza guardada para sempre é uma quimera diante dos interesses econômicos do mundo e um luxo inconcebível para um país pobre. Cabe, por isso, procurar a melhor maneira de usufruir esses bens ferindo na menor medida possível o ambiente natural.

    Hoje é possível ter avaliações científicas para estimar quanto a Amazônia pode render, num futuro visível, se for feito o chamado aproveitamento racional, que busca tirar riquezas preservando o ecossistema. Trata-se de uma montanha de dinheiro, mas não se pode ir simplesmente à mata para colhê-la. É preciso investir também uma enorme quantia de recursos, desenvolver os meios de transporte e de comunicação, aprimorar tecnologias para recuperação das áreas exploradas e, sobretudo, dar cada passo só depois de testado o modelo de aproveitamento daquela riqueza. Respeitadas todas essas premissas, calcula-se que, num prazo também de cinqüenta anos, o Brasil poderá estar tirando da Amazônia recursos no valor de 1,28 trilhão de dólares por ano, mais de duas vezes o atual produto interno bruto brasileiro (PIB). Esse é o total a que se chega somando todo o potencial de produção de madeira, minérios, turismo, medicamentos e cosméticos armazenados na floresta. A melhor notícia é que o aproveitamento de parte dos recursos disponíveis pode ser iniciado imediatamente. Melhor ainda: a possibilidade mais simples para começar essa exploração engloba aquilo que pode render mais a curto prazo – os minérios em geral e o petróleo em particular.

    Uma operação matemática, multiplicando o valor de cada minério pelos estoques já medidos no subsolo da Amazônia, excluído o petróleo, resulta na impressionante quantia de 7,2 trilhões de dólares. Repita-se: esse é o estoque já conhecido e, segundo os especialistas, há muito mais minérios sob a floresta do que as reservas já registradas. “O volume real de minérios da Amazônia ainda é virtualmente desconhecido”, diz o presidente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Umberto Raimundo Costa. Com o início da operação dos aviões do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que serão capazes de sondar parte da camada de solo logo abaixo das raízes das plantas, os números podem aumentar até duas vezes. O minério só dá bom lucro se for retirado e vendido ao longo de muitos anos, dosando-se a oferta no mercado mundial. O segredo da mineração é manter a extração sempre abaixo da demanda, para que não aconteça o aviltamento do preço. Feita a restrição, a reserva conhecida da região amazônica pode render pelo menos 50 bilhões de dólares por ano. Quanto ao petróleo, o caso é parecido. As reservas são avaliadas em 157 bilhões de barris, equivalentes a seis vezes a atual produção mundial por ano. Podem aumentar e representam um valor bruto estimado em 3,6 trilhões de dólares.

    Marcio Rodrigues/Fotocom
    Claudio Rossi

    Área em que a Petrobras explora gás a 600 quilômetros de Manaus A lavra de minério de ferro em Carajás: a cobertura original do solo fica guardada para tapar a cratera no futuro

    Uma coisa é medir e avaliar as reservas. Outra é arrancá-las do solo num ecossistema que se equilibra precariamente. Há muito se sabe que a Floresta Amazônica se alimenta de sol, de água e de si mesma, num solo pobre. Por isso as áreas desmatadas apresentam mais risco de se tornar desertos que possibilidade de se recompor. Há aí um desafio que vem sendo vencido com um trabalho cuidadoso. “Já temos ótimos exemplos de mineração com altíssimos índices de preservação da natureza”, garante o secretário de Minas e Metalurgia do Ministério das Minas e Energia, Luciano de Freitas Borges. O melhor exemplo a se examinar é o da província mineral de Carajás, explorada pela Companhia Vale do Rio Doce. Em mais de vinte anos de operação, a empresa já reconstituiu 20.000 hectares de floresta depois de cavoucar por baixo dela em profundidades de até 300 metros. Toda a terra superficial da área desmatada em Carajás é guardada para, no futuro, ser recolocada sobre os buracos deixados pela mineração. Amostras da vegetação existente são mantidas em viveiros de plantas. Depois, repõem-se de vinte a cinqüenta espécies diferentes em cada hectare. Em dez anos, há um bosque onde antes existia a cratera da mineração. Em vinte, a vegetação retoma o porte original. Esse processo custa 2.500 reais por hectare. A companhia ainda preserva o entorno da área de mineração e banca cursos de exploração racional da floresta para os índios xikrin, naturais da região. Cada metro cúbico da madeira que eles produzem, depois de três anos de aprendizado, é vendido por valores 50% mais altos que os cobrados pelas demais madeireiras da Amazônia. Essa madeira leva o marketing de ter sido extraída por índios, e isso vale muito no mercado internacional.

    Na exploração de petróleo na Amazônia, o risco de impacto ambiental não se restringe a uma cratera. O que dá calafrios nos ambientalistas são o medo dos vazamentos e a história de tragédias ecológicas que a Petrobras já produziu em mares, rios e condomínios fechados. Na superfície da floresta, os danos da atividade são cada vez menores. Há dez anos, desmatavam-se 10 hectares para abrir um único poço de prospecção. Hoje se desmata um terço disso e, quando um poço encerra seu ciclo, semeia-se uma vegetação novinha em folha no local. A Petrobras tem sessenta poços operando na região e, preventivamente, exibe certificados que nenhuma outra empresa do ramo pode mostrar quando se trata de aplicar tecnologias limpas em sua atividade: ISO 9001, ISO 14000 e BS 8800, este atribuído pela entidade inglesa Bureau Veritas Quality International, especializada em certificações de qualidade e ambientais. Cada duto utilizado no escoamento dos 50.000 barris de petróleo e dos 6 milhões de metros cúbicos de gás produzidos por dia pelos poços da Amazônia é vigiado por câmaras interligadas a uma válvula. Se houver vazamento, o fluxo é interrompido automaticamente. Espera-se que essas válvulas contrariem o histórico ecológico da Petrobras.

    José Caldas/Petrobras
    Divulgação

    Torre de petróleo espetada na mata: controle automático de vazamentos Análise química em laboratório da Natura: lucros da biodiversidade

    Numa escala que combina o valor de cada recurso natural com a facilidade para explorá-lo, depois dos minérios vem, obviamente, a madeira. Pelos métodos predatórios usados atualmente, cortam-se 28 milhões de metros cúbicos de toras por ano para aproveitar pouco mais de um terço disso nas serrarias. Continuando nesse sistema, dá para tirar da Amazônia algo como 1,7 trilhão de dólares em madeira de lei, deixando para trás um deserto. Isso, em valores de hoje. Com o excesso de oferta, o preço cairia muito e o deserto seria feito a troco de bem menos dinheiro. Com métodos adequados, torna-se lenda a tese de que a exploração de madeira pode destruir a floresta. Com apenas 6% da área total da Amazônia, dá para atender à atual demanda mundial faturando perto de 3 bilhões de dólares por ano.

    Outra lenda diz que toda a madeira amazônica está virando móveis no exterior, exportada por empresas inescrupulosas. Na verdade, é no Brasil que se consomem 90% da madeira colhida na região amazônica – a maior parte dela ilegalmente. Mas o cenário está mudando. Foi criado no ano passado o grupo Compradores de Madeira Certificada, que reúne empresas como a Tramontina e a Tok&Stok, que dão preferência à produção legalizada e até 2005 vão alcançar a marca de 50% de madeira certificada em suas fábricas. O processo de coleta inteligente é simples. Cada área é dividida em 25 lotes e cada lote é explorado durante um ano. Quando os cortadores completam o circuito, encontram uma floresta nova, e muita madeira, no mesmo local onde estiveram 25 anos antes.

    Quando corta indiscriminadamente, o proprietário mutila seu patrimônio. Ao terminar, queima o que sobrou e vende a área como pasto. Polui e perde dinheiro. Até água se ganha com o método correto. Cada trecho de floresta cortado significa menos chuvas na mata e até sobre o Sul e o Sudeste do Brasil. Perto de 40% das chuvas que caem em São Paulo resultam de evaporação trazida pelo vento que passa pela Amazônia. Lá, a água também garante o transporte e a troca de nutrientes entre as regiões da floresta. Diminuindo as inundações, o solo se torna ainda mais pobre. O ecologista americano Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, calculou o valor da água nesse ecossistema. Ela vale 17 bilhões de reais por ano. Esse preço representa quanto se pode perder com a redução do ciclo de chuvas por obra do desmatamento.

    Janduari Simões

    O hotel Ariaú, uma atração com muito conforto bem no coração da floresta

    Muita gente defende que a substituição da floresta por agricultura não teria efeitos danosos, já que se mantém algum tipo de vegetação, preservando o regime das chuvas. Acredita-se que o aproveitamento agrícola de 20% da Amazônia Legal tenha potencial para gerar 50 bilhões de dólares por ano na região. Só que, para isso, seria preciso abandonar as áreas hoje cultivadas, as piores, e trocar a cultura de grãos, insustentável, pela de espécies nativas, como cupuaçu, castanha-do-pará e seringueira. Não há muitos voluntários para um trabalhão desses.

    Mais fácil, e mais lógico, parece ser o aproveitamento do potencial turístico da região. A conta foi feita pelo Ministério do Meio Ambiente: o turismo na Floresta Amazônica pode render 13 bilhões de dólares por ano. Na cidade paraense de Jacareacanga, o fazendeiro Francisco Carlos Muñoz Aroyo trocou a criação de 10.000 cabeças de gado pela construção de um hotel em suas terras à margem do Rio São Benedito do Sul, disposto a atrair pescadores de tucunaré. Isso foi há cinco anos, quando os bois lhe davam um faturamento de 500.000 reais por ano. “Hoje ganho oito vezes mais, emprego dez vezes mais gente, parei de matar animais que atacavam o gado e minha fazenda se tornou um dos melhores pontos da Amazônia para a observação de onças”, conta Aroyo, que cobra 2.500 reais pelo pacote de uma semana em sua propriedade. Os pescadores integram uma categoria turística que faz girar 38 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos.

    Mas a Amazônia, pela paisagem e pelos mistérios, fascina também outros tipos de turista. Os ecologistas plenos estão cada vez mais atendidos pelos hotéis politicamente corretos, como o que a organização não-governamental Fundo Mundial para a Natureza construiu em Silves, a 300 quilômetros de Manaus. Esse hotel, chamado Aldeia dos Lagos, tem equipamentos movidos a energia solar, horta para abastecer sua cozinha, mirante, loja de artesanato e, conforto máximo na área, ventilador nos quartos. Os pacotes custam 483 dólares e permitem que 25 famílias locais empregadas no projeto tenham renda diária de 25 reais, cinco vezes superior à que tinham antes. No outro extremo, a turma que não abre mão de nenhuma mordomia também tem espaço assegurado em plena selva. A 80 quilômetros de Manaus, o Ariaú Amazon Tower é um colosso com 210 apartamentos fincados em palafitas sobre um rio de águas escuras. O Ariaú tem piscinas, auditório para convenções, ar-condicionado nos quartos, TV, frigobar, uma suíte plantada no alto de uma árvore e bichos condicionados a entreter os hóspedes. Um pacote custa 1.000 dólares.

    Qualquer atividade econômica na Amazônia fica pequena quando comparada à potencialidade da floresta na área da biotecnologia. Uma única molécula pode render ao dono da patente 10 milhões de dólares por ano. Quem comercializar o produto poderá ganhar até 25 vezes esse valor. O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia, Antônio Paes de Carvalho, calcula que serão patenteadas nas próximas décadas pelo menos 10.000 substâncias com valor para as indústrias farmacêutica e química encontradas na Amazônia. “Mesmo que o Brasil apenas licencie a produção de 100 patentes, pode ganhar 1 bilhão de dólares por ano”, afirma Carvalho. O pacote de todas as riquezas da biodiversidade amazônica representa um potencial 500 vezes maior. Pequenas inciativas já mostram o que a mata oferece nessa área. Na fábrica de cosméticos da Natura, que fatura 1,4 bilhão de reais por ano, em torno de 10% disso já resulta da venda de produtos extraídos da selva brasileira. Não falta quem aposte que, como as duas últimas décadas foram dominadas pela informática, as próximas serão revolucionadas pelas propriedades das substâncias encontradas nas plantas e até nos insetos. Os piratas já perceberam isso. Mais de 3.000 animais são descobertos por ano escondidos na bagagem de viajantes que se preparam para embarcar em aeroportos da região.

    Nos anos 60, quando os brasileiros descobriram a Amazônia, ela fascinava pelos índios e pela água. Depois, foram a imensidão do território e a necessidade de integrá-lo ao país, “para evitar a cobiça internacional”, que preocuparam muita gente. Chegou a hora de olhar para as jazidas minerais e as outras riquezas camufladas na floresta. Paradoxalmente, a área que guarda quase intacto um retrato do Brasil anterior ao Descobrimento pode guardar também a chave de seu futuro.

    Pequeno exemplo de valor imenso

    Giuseppe Puorto

    Aranha-armadeira: rico veneno

    A aranha-armadeira tem apenas 5 centímetros de comprimento e produz um poderoso veneno capaz de fazer um homem sentir dor intensa na área atingida por uma picada e de matar animais menores. Esse veneno, segundo as pesquisas conduzidas pelo departamento de farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais, dá origem a um eficiente analgésico e poderá valer
    4 000 dólares o grama quando se tornar um medicamento. O mercado para esse remédio é avaliado em 200 milhões de dólares por ano.

    Esse não é o menor exemplo disponível da riqueza da floresta. Cada folha verde, sabe-se agora, também tem um valor. Estima-se que cada um dos 256 milhões de hectares da Amazônia pode absorver até 160 toneladas de carbono. Imagina-se que, numa bolsa mundial em que países poluidores pagassem para os despoluidores, isso poderia valer 19 bilhões de dólares por ano. E aí vai outra razão para acabar já com as queimadas: elas ainda jogam na atmosfera cinco vezes mais carbono que o emitido por toda a geração de energia no país.

    Veja também
    Dos arquivos de VEJA
    Até onde a Amazônia pode resistir?
    Reportagem publicada em 22/11/2000 mostra que a ação do homem pode degradar até 95% da floresta em vinte anos

    voltar

    NOTÍCIAS DIÁRIAS

  35. Raimundo Launé disse:

    Caros amigos,

    Há muito vivemos em um país que não tem unidade. E não quer construí-la.

    Durante algum tempo, vivíamos a política do café-com-leite. Uma parte do poís se beneficiou por alguns anos. As indústrias e o progresso só nestas bandas se aportavam. Daí tornou-se normal que as pessoas precisassem sair de seus torrões em busca do progresso, uma vez que esse progresso não se fazia coletivo.

    Toda vez que uma determinada região, em qualquer parte do mundo, se desenvolve e em detrimento das demais, há um deslocamento humano e um descontentamento regionalistico: de um lado os descontentes que pensam que somente pra si foram criadas as benesses de outro os descontentes que foram menosprezados.

    Na escola não estudamos História por acaso. A forma como o progresso foi construído por este ou aquele país merece atenção. Perguntarmos se se deve trilhar os mesmos desastres e provocar acirrados descontentamentos regionalisticos? ou optar pelos bons exemplos em que todos saíram ganhando e assim construíndo unidade?

    Desnecessário é dizer que o Brasil é um país muito grande. E que, dada a forma que se optou para o seu desenvolvimento, sempre muitos foram esquecidos. Se qualquer região ou estado da federação obteve o desenvolvimento a que chegou, foi às custas dos demais. Portanto não podem os habitantes privilegiados reclamarem somente para si os bons resultados.

    Triste é ver que voltamos hoje a estaca-zero em que em uma eleição presidencial se coloca acima da unidade nacional um regionalismo destruidor como foi no passado.

    Penso que o fruto de tudo isso seja a função social que a escola deixou de ter. Hoje, nas escolas brasileiras, não há conteúdos que cumpram o papel educador. Os alunos não conhecem o civismo, não ouvem falar na unidade nacional, desconhecem como somos heterogêneos. Os alunos precisam conhecer desde cedo que o BRASIL possui um hino que é NACIONAL e não regional. Mais ainda, precisa saber cantar e se emocionar quando de sua execução. Devem nas primeiras séries priorizarem o coletivismo, a nação, o sentimento de patriota.

    A raiz de toda essa celeuma é a desinformação e a falta da formação de um sentimento patriótico nos brasileiros. Um Ensino Fundamental que não começa a construir junto com os alunos conceitos que expliquem melhor porque, nós BRASILEIROS, vivemos nestas e não naquelas condições. Um Ensino Médio que não relaciona painéis situacionais em que os alunos BRASILEIROS possam melhor enquadrar o BRASIL. Por fim, um Ensino Superior, ema uma faculdade no lugar de uma Universidadre, que não apresenta de forma bem clara a RAZÃO dos nossos PROBLEMAS e que não problematiza seu conteúdo. Que não apresenta as divergências das escolas do conhecimento mundial para que o futuro HOMEM-PESSOA-HUMANO-BRASILEIRO possa escolher entre a escola que mais o convém e esteja certo de suas atitude.

    Quanto a este probleminha a que estivemos expostos, ma pessoa que chega, como essa moça chegou, a um curso dito de nível superior e tropeça nas palavras e pede desculpas porque não sabia que atigiriam a extensão a que chegou, certamente é porque nem sabe que profissional será quando se formar.

    Penso que o nosso problema é estrutural e dessa forma deve ser encarado. Esses probleminhas sempre surgirão enquanto as pessoas não se sentirem responsáveis diretas pelos problemas e que o erro está em quem nasceu no Sudeste, ou Nordeste, ou Sul, ou Norte, ou qualquer outro ponto cardeal.

    Ah! ia me esquecendo de dizer, sou BRASILEIRO e nasci em São Luís – MA.

  36. É triste saber que ainda existe pessoas que pensam dessa forma… Teoricamente ela como estudante, e muito inteligente, deveria saber o que esse comentário poderia gerar. Só que acho que no primeiro turno ela não deve ter observado que o Estado dela elegeu personalidades como as que irão assumir na proxima posse… E olha que foi um comentário de uma “garota muito inteligente” que vive numa cidade que só tem “espertos”

  37. Laiane Tainara disse:

    Não me importa,quem ganhou a eleição ou não,sou pernambucana…nordestina e tenho direito de votar em quem eu quizer,agora quem não tem direito de falar do meu povo e das nossas escolhas é essa moça ai! Sou nordestina e com muito orgulho,se esta moça tem este pensamento a respeito de nós, queria dizer que o que falta nela é educação,pois é,como uma moça estudante de direito tem um comportamento deste tipo? acredito que ela não conhece a vida como ela mesmo é ,você tem que entender querida que existem classes sociais e estas precisam ser respeitadas…Falo por todo o povo de pobre ao rico, me orgulho do meu país,me orgulho do meu estado,me orgulho da minha região mesmo que ainda precise melhorar em algumas coisas!
    So lamento,é verdade lamento muito por ela se achar essa pessoa tão culta e ao mesmo tempo tão baixa,uma boa parte do nosso povo é sim Mayara,um povo sofrido,mais também é um povo trabalhador que se esforça muito para da um sustento digno aos seus filhos!
    Querida aprenda a ter respeito,educação,ética,moral e acima de tudo amor,lembre-se Deus disse amai o próximo como a ti mesmo…
    Brasileira sim,com orgulho!
    Pernanbucana sim com orgulho!
    NORDESTINA sim com orgulho!

  38. Mércia Santos BA disse:

    Só espero que essa atitude racista não fique em puni… Afinal, somos seres humanos como qualquer outro… O voto foi instituidos para todos… É livre arbitrio!!! Dilma ganhou… e acabou… Quem não gostou que mude do país… Foi uma escolha da maioria!! Ou será que só o nordeste votou nela… Manda essa desumana para cadeia…

  39. maria mary disse:

    ela não é nem doida de vir para o nordeste´,pois ela vai ser escurraçada,prisão perpétua pra essa cachorra.

    • Claudia disse:

      Ou você é contra a violência ou é a favor. Se o que ela fez está errado, e está, a justiça tem que punir e não as pessoas ameaçar a menina, ou se tornarão iguais a ela.

      • filho de lampa disse:

        justiça, estou cansado de ver essas coisas aqui em sp, e no maximoe pagar cestas basicas, claudia eu não sei se vc é nordestina, preta ou amarela, mas se um dia vc for discriminada por nascer da cor que não agrada uma sociedade, vc vai saber o que é sentir issso, tem copisas que merecem ser punidas e com rigor, e desculpa se uma mulher como essa tem dissernimento pra falar isso, é porque sabe da impunidade, se a justiça não eu queria fazer dando uma boa surra nessa sujeita, nela e quem mais apoia-la, essas pessoas como ela são descendentes de italiano, ajudaram a construir sp, assim como os nordestinos, mas infelizmente ninguem reconhece isso, se vc espera justiça pra essa moça, lembre-se, suzane perdeu o julgamento por 4 a 3 portanto quase se livra , o caso da isabella os pais so foram presos por pressão da midia, a mercia os dois estão soltos, e vc acha que essa vadia terá punição? então eu aviso se ver essa mayara vou apontar a todos quem é e o que fez , se for linchada serve como exemplo, pra ninguem mais fazer o mesmo.

  40. Fumaça disse:

    Que bonitinha! A Danadinha deve tá com medinho da bela cagada que deu e se melou toda, que peninha, mas minina tu precisa ver com quantos paus se faz uma canoa, agora que a merda tá fedendo, tu tem que comer arroiado, nem a besta fubana vai te salvar dessa enrrascada, ajoelhou bichinha tem de se lascar.

  41. Roberto Alves disse:

    Eu fico imaginando os sulistas que votaram em Dilma,serão afogados também? A campanha do Serra já nasceu morta.O maior erro dele foi dizer que iria aumentar o salário,o setor
    financeiro não tinha interesse.

    Roberto Alves,Radialista Itapetinga-Ba
    Cel:(77)9199-5211

  42. izyo disse:

    o presidente da republica senhor luiz inacio lula da silva se sentiu ofendido e ele proprio entrara com pedido de prisão à anti-nordestinos mayara petruso afim de tentar acabar com esse preconceito. ela se deu muito mal.

  43. Vejam uma resposta elaborada com calma e de alto nível a mayara petruso aqui:
    http://jornaldeartes.blogspot.com/

    Obrigada!

  44. laris disse:

    Isso ai sabe o que é?
    Frustração por não conseguir passar em um concurso e ver que nós nordestinos apesar de sermos “mortos de fome” como ela disse, somos muito mais inteligentes do que os riquinhos do sul e sudeste e conseguimos passar em qualquer concurso em qualquer lugar do país e do mundo sem ao menos se matar de estudar.
    Diferentemente dessa pobre coitada que deve ser uma desesperada e frustrada.

  45. josehp disse:

    Estou orgulhoso com a força de um povo que luta pelos seus direitos..essa merda de gente tentou impor suas idéias pensando que teria um monte de seguidores e não teria ninguém para se opor a ela,agora o nome dela esta em tudo que é lugar ligado a racismo ,esta mulher tem que aprender …. ela não é nenhum ser especial pra ficar difamando os outros sem pensar nas conseqüências

  46. Questionador disse:

    Paulistas apóiam Mayara Petruso: migre.me/1WuJy

  47. bruno disse:

    nova campanha; afoguem, no rio tietê, todos esses preconceituosos filhos da puta.

  48. Vitor disse:

    Como o Bruno Ribeiro falou, “desculpa o caralho” !!! Essa mulher tem que sofrer as consequencia de seus atos baseados nas leis que (imagino eu) ela estuda ou tenha estudado na faculdade de direito.
    É mt fácil pedir desculpas quando se vê que existe uma força muito maior contrária ao preconceito que ela tentou plantar.. Se fudeeeeeeeeeeeuu !!
    Processo neeeeelaaaaaaaaaa, maluca, doente do caralho!

  49. Tenho visto não somente este comentário desta pessoa, mas de muitos outros, no mesmo caminho… muito triste mesmo.
    Eleições, campeonato, qquer coisa pessoal, tem alguém que ganha e alguém que perde… só não podemos perder as estribeiras como essa galerinha racista que usa qualquer coisa como motivo de agredir e ofender os Brasileiros.
    Sou do estado de S.Paulo e tenho vergonha de ver que alguns falam em nome de todos nós, com este tipo de comentário desta garota. Por favor, acreditem, nem todo paulista é besta assim e tem todo este ódio no coração

  50. jonny disse:

    vagabunda bestralhada ´so nordestino com muito orgulhor agora tu so serve pra ser advogada de burros jumentos igual tu e olher la ser eles vão quereeeeeeeeeeeeeeefuleraaaaaaaaaaaaakkkkkkk

  51. Gilberto Lima disse:

    Mayara Pétrouxa que frase infeliz, quem não possui equilíbrio e maturidade para expressar idéias é melhor ficar calado! Faz pena pensar no volume de recursos que os pais investiram para tenta melhorar a mente dessa garota. Mas não desista! Existem outras profissões que voce pode se dá bem!.. Na minha fazenda lá no nordeste, tem um jumento chamado “advogado” vá fazer um longo estágio remunerado, você vai sair amaciada e preparada para o mercado de trabalho que se enquadra e merece!..

  52. toolplace.wordpress.com disse:

    Wow its awesome.

  53. William disse:

    Depois vem dizer que não existe ódio, preconceito e mentira nesta oposição ultrapassada. Comparam Lula e Dilma a Hitler. Evocam os preceitos religiosos em nome de uma falsa moralidade.
    E o pior, um dia ela será uma advogada; quem sabe uma promotora, defensora, juíza.
    Além de responder pelos crimes que cometeu, deveria, também, ser proibida de concluir sua graduação como operadora do direito e de participar de qualquer concurso público já que parece ser especialista em deserviço ao Brasil.

  54. Marcos disse:

    Os Paulistas, na sua grande maioria, são muito folgados! só comem o que Nordestino dá, e ainda reclamam de ‘bucho cheio!

    Vão trabalhar, bando de vagabundos!…Lembrem-se que o Bolsa-família é só um complemento na renda familiar, e que um dia ela será definitivamente expurgada dos programas do governo…

    Deixa só eu ganhar na Próxima eleição, que cortarei todas as bolsas, e inclusive as bolsas escrotais paulistanas, assim farei um controle básico de natalidade de bandidos!

    • Amigo não se paga mau com mau, ela errou e será punida com toda certesa, mas voce agora falando dos Paulista, qual é a diferença sua e dela que errou? Cuidado voce esta sendo preconceituoso também.

  55. Suely disse:

    O problema é todo esse… preconceito contra nordestino no Sudeste já virou cultural. Pra ela não foi de ódío, afinal vive em um local onde qualquer merda é “coisa de baiano”.

    • milton disse:

      parabens voce foi perfeita na sua analise essa frase antiga e maldosa deveria ser punida com processo mesmo dita por quem nao sabe o significado do preconceito

  56. Já dizia minha vò “Quem fala de mais dá bom dia cavalo”
    É um absusdo em pleno seculo XXI, uma estudante de direito fazer um infeliz comentario desses. Essa atitude de pessoas como voce é “VERGONHOSA” digina de dó .
    Quer um conselho? vá para fora do Brasil, mude seu nome, seu endereço.
    Mas antes conheça o nordeste e veja como aquele povo é um povo extremamente “BRASILEIRO”

  57. Aline disse:

    Eu queria saber se essa garota nunca foi a uma praia no Nordeste!?!
    Queria saber se nunca comeu um acarajé, moqueca, cocada!?!
    Queria saber se nunca deitou e balançou numa rede!?!
    Queria saber se nunca dançou ao ritmo do axé, forró!?!
    Querias saber se nunca foi a uma micareta!?!
    Graças a Deus existem os nordestinos, os nortistas, os do sul, do sudestes, os do centro-oeste!!!

    Só pra terminar…será que essa garota não tem NENHUM amigo nordestino!?!

  58. regis disse:

    Estou assustado como pessoas tão medíocres podem criar situações tão intolerantes de incentivo ao ódio. O que será que há na cabeça desta moça: Titica de galinha ??? Será que ela realmete cursa Direito ou Errado ??? Será que ela achou que ninguém veria seus Posts ??? E o pior é que há pessoas que aplaudem e sistematizam este tipo de Xenofobia e Sociopatia…

  59. Márcia disse:

    Esse VERME chamado Mayara Petruso (“estudante?” de Direito em São Paulo) é uma analfabeta em vários níveis. MORTE a essa praga…
    Gostei da sugestão dela ser afogada no Tietê, que foi governado pelo candidato a presidente que contrubuiu para fazer de São Paulo um estado tão problemático.

  60. Albert disse:

    Lula quer saber sua cor…

    Dilma fala de nordestinos como não sendo brasileiros…

    e vcs perdem tempo falando de uma civil..:S

  61. woops disse:

    Tem que responder na justiça.

  62. Fico a pensar que outro tipo de sentimento/intenção esse gênero de frase poderia despertar além do ódio.

    Também penso que as pessoas ainda não sabem distinguir liberdade de expressão e ódio explícito. É claro que você pode soltar pela boca e pelas ventas toda a sua ignorância o quanto quiser, mas há conseqüências para isso e eu espero, sinceramente, que elas aconteçam.

    Espero, também, ansiosamente, pelo dia em que a racionalidade dará as mãos a essas pessoas de coração vazio e as guiará por uma via mais humana e sábia.

  63. A Jamile Ferreira desejou que a Mayara fosse jogada no rio Tietê. Por favor, não deseje isso para o nosso rio,ele ficará mais poluído! Vamos prendê-la e deixar que ela se afogue com as próprias lágrimas!!!Deus perdoa qualquer pecado,mas,Ele diz que estamos sujeitos às leis humanas.Em outras palavras Ele diz,aqui se faz,aqui se paga!É a lei do plantou,colheu!!

  64. LUIZ VALENTE disse:

    ESSA CABRA TEM QUE TROCAR DE NOME PQ O QUE ELA FEZ É PRECISO NÃO TER MEDO DE PERDER A VIDA. ELA DEVE REFLETIR ANTES DE ESCREVER CERTAS COISAS, POIS O EFEITO PODE SER AO CONTRARIO E ELA AMANHECER COM A BOCA CHEIA DE FORMIGA. PUTA DOS INFERNOS.

    • isso que voce fez foi uma ameça de morte , não seja idota de cair nas armadilhas do odio cego

  65. João disse:

    Tem cara de puta!

  66. Laila Andrade disse:

    Não entendo pessoas como ela, na hora de xingar, mostram-se tão convictas, valentes. Na hora de assumir as consequências dos seus atos, cadê a “personalidade”?

  67. “Com essas pessoas”… “Errar é humano”.

    Ficou ambígüo. Quem ela acha que errou, os nordestinos ou ela mesma?

    E mais: “essas pessoas”???

    Esse tipo de comentário me faz sentir vergonha de pertencer à classe média intelectualizada da cidade de São Paulo! Se isso é ser intelectualizada, deixem-me ser burra!

    Preconceitos não são justificáveis. Sob NENHUMA circunstância!

  68. Vanessa disse:

    Essa menina com certeza além de BURRA, preconceituosa e analfabeta com certeza deve ser muito lisa, porque não tem a menor idéia do que é o Nordeste, e o que ele representa para o País, não sabe ela de que com certeza é um dos lugares mais maravilhosos do Brasil com pessoas, cultura e belezas naturais sem igual no mundo, é bom lembrar que sem o Nordeste São Paulo não seria nem de longe o que é hoje, que nossa região é riquissima no Turismo, Petroleo, cana de açucar, arroz, etc…que a nossa economia cresce mais que a média Brasileira,e para ela se calar definitivamente aqui vai o nome de muitas cabeças pensantes do Brasil, todos nordestinos: Chico Sciense, Nação Zumbi,Caetano Veloso, Chico Anisio, Renato aragão, Maria Bethania, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Luiz da Câmara Cascudo, Gal Costa, Lula, Jorge Amado,José Wilker, Wagner Moura, Vladimir Brichta, Glauber Rocha, João Gilberto, José Agripino Maia (DEM),Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Claudia Leite, Nana Caymmi, Dominguinhos, Fagner, Falcão, João gilberto, Lenine, raul Seixas, Oswaldo Montenegro, Marco Nanini, Arlete Salles, Lázaro Ramos, Tadeu Mello, Fabiana Karla, Guel Arraes e muitos e muitos outros, e que fique sabendo ela que duvido muito que exista um Paulista que não tenha o sangue nordestino correndo nas veias, duvido mesmooooo….va estudar menina oca e burra, desprovida de neurônios!!!!

  69. Alguém citou que ela é “a minoria intectualizada” … Meu Deus, e desde quando um intelectual de verdade teria o descabimento e insensatez de dizer tais coisas? Ela faz parte de uma maioria preconceituosa e de mente minúscula isso sim. E se queremos que o Brasil, de fato, mude e cresça… esse crescimento e mudança têm de começar a partir de nós mesmos. De dentro de cada um.

    Sou nordestina de Fortaleza e me orgulho MUITO disso.

    ABAIXO O PRECONCEITO!

    Abçs

  70. Ela é uma sociopata. Um problema para a sociedade.
    Ela não consegue justificar nem a própria existência. Uma xenófoba que acarreta mais problemas do que resolve, não consegue justificar a própria existência. Por que nós deveríamos usar a máquina da sociedade para o propósito de manter gente como ela ‘protegidinha’, viva, dentro do apartamentozinho climatizado dela? Nenhuma razão racional, a não ser razões de pura empatia e esperança de que um dia ela saiba, com a emoção e também com o pensamento racional, de que todos nós somos interconectados socialmente e economicamente. Ela arrasta o barco social para a baixo com essa incitação ao ódio, então por nós usamos o propósito da sociedade para te beneficiá-la se ela não nos beneficia? Fazemo isso porque somos humanos, porque acreditamos no aprendizado e na empatia.

  71. Alguém me avisa quando é que ela vai ser presa!

  72. Jurdy disse:

    Sim, senhores! Mayara Petruso cometeu crime de xenofobia e ódio e deve ser denunciada. http://www.mundotecno.info/destaque/o-dia-em-que-o-preconceito-tomou-conta-do-twitter

  73. CaarlaMichele disse:

    Não foi um comentário infeliz, foram várias afirmações de preconceito! Xenofobia e ódio.Ela é um estudante de direito e sabe que a internet é um grande meio de comunicação.A intenção dela provavelmente foi a de propangar o Preconceito, e incentivando pessoas á matar! Xingando e menosprezando os Nordestinos.

  74. Comentário INFELIZ? Infeliz não, CRIMINOSO, ora!

    Qual intenção do comentário seria então?!

    Tá, não era ódio, era só preconceito mesmo, é isso?!

    Alguém avisa a essa criatura, que teoricamente faz parte a pequena parcela intelectualizada deste país que isso é crime. E que é de pessoas como ela que o país tem vergonha. E que não adianta “mimimi” de desculpas no orkut.
    O país tá cansado de preconceito. Ficaremos felizes se ela pagar exatamente na forma previstas em lei.

    • Valeu pelo comentário Larissa..

      O pior de tudo é que ela cursa (ou cursou) direito.
      Então ela sabe as consequências do que ela postou.

      Abraços

  75. Mal pude acreditar no que vi. Como alguém pode dizer isso? E pior, que sua intenção não foi ruim?
    Parabéns pelo post, também acredito que o preconceito ainda pode acabar, mas isso parece estar muito distante de nós!

  76. “Ela diz que a intenção não era de ódio”.
    E era de que?? De amor???
    Alegro-me em ver que ela representa uma minoria.

  77. luan souza disse:

    essa aii é uma vagabundazinha preconceituosa , deve ser burra tbm pra variar !

    • jamile ferreira disse:

      Mas Luan, se ela não pensa[esse tipo de comentario não é de gente com senso] logo ela É BURRA…essa anta que devia se jogar no tietê e engolir bastante agua, aposto que a agua do rio é mais “pura” que a mente dessa vaca.

      • Tatiana Muniz disse:

        Galera… ela foi extremamente infeliz no post.
        Gerou um movimento preconceituoso e outro anti preconceituoso, e o pior de tudo: Separa ainda mais as regiões e as pessoas de um ÚNICO POVO. Mas tratá-la assim, so demonstra q somos iguais. Devemos ser superiores a essas atitudes e defender os nossos direitos, no entanto, sem ofender aos outros. Como sempre digo: Respeito vai, respeito volta.
        Bjs

  78. Nunca é tarde para se desculpar, se isso fosse realmente verdade, que outro foco era o que ela queria atingir? N tem outro foco, ela não atingiu nordestinos, ela atingiu brasileiros, todos nós, chegou a hora de acabar com esse tipo de atitude, sejam contra nordestinos, negros, amarelos, azuis, gordos, esqueleticos, pobres ou ricos, chegou a hora de tentarmos usar a cabeça para o bem. Garota vc foi infeliz no seu comentário.

    • neto disse:

      E, claro, ela só se desculpou, assim como tirou seu twitter e facebook, por conta da repercussão que seu comentário infeliz e preconceituoso teve.

  79. Eduardo Medeiros disse:

    Mayara, você é um ser despresível e vergonhoso para a humanidade, você não merece a morte, merece ser excluida da sociedade. Alienada, sem escrúpulos, irresponsável, maluca. vc merece o isolmente em ala psiquiátrica. se eu te vr na rua passo o carro por cima!

  80. Desculpas o caralho. Processo nessa vaca.

  81. pois é!
    agora já é tarde, vai ter que começar o estágio de advogada se defendendo contra milhões de brasileiros…

  82. E ela ainda se diz estudante de direito. Uma estudante de Direito com atitudes dessas? Seria cômico, se não fosse trágico.

  83. Dois Espressos disse:

    Too little… too late…

  84. Silas disse:

    Desculpas esfarrapadas, isso me parece medo de ser presa.

  85. Wyliam disse:

    É muito triste ver como as pessoas ainda se acham superiores a outras simplesmente pela condição financeira.

    • Obrigado pelo comentário Wyliam.

      Infelizmente isso ainda parece estar longe do fim.
      Mas se cada um de nós denunciarmos esse tipo de atitude talvez possamos combatê-las de vez um dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: